Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Jul, 2019 - 09:48
10 ideias para reutilizar garrafas de plástico

10 ideias para reutilizar garrafas de plástico

Helena Peixoto

Estas ideias para reutilizar garrafas de plástico vão criar valor lá em casa, ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente e não lhe assaltam a carteira.

O artigo continua após o anúncio

Hoje trazemos-lhe uma tripla proposta: proteger o ambiente, conseguir excelentes ideias de decoração para sua casa e poupar. Já está a gostar da ideia? Então, nada como espreitar as sugestões que preparamos para si sobre como reutilizar garrafas de plástico.

Acredite: ficamos todos a ganhar se aproveitarmos estas ideias. Afinal, as garrafas de plástico não são biodegradáveis, o que significa que serão necessários muitos, muitos anos para se decomporem, quer nos aterros quer na natureza. No mar, por exemplo, as garrafas de plástico estão entre as fontes mais comuns de detritos marinhos e podem ser confundidas com alimentos por aves e peixes, sendo prejudicial para a fauna e flora.

Por isso, para o nosso bem e o do ambiente, poupe dinheiro, divirta-se e crie algo diferente ao aproveitar estas ideias para reutilizar garrafas de plástico de forma útil, criativa e didática.

Reutilizar garrafas de plástico: 10 ideias para implementar já

1. Jardim ou horta vertical

Aqui está uma ideia bem gira e útil. Se tem um espaço livre, pode criar um jardim ou horta, por exemplo, de ervas aromáticas, reutilizando garrafas plásticas. Escolha plantas aromáticas que normalmente utiliza nos seus cozinhados e tenha apenas atenção ao local onde coloca a horta, para que tenha uma boa exposição solar.

Esta é uma atividade que funciona muito bem também quando realizada com as crianças, que poderão ajudar não só na criação de um jardim ou horta vertical, mas também na sua manutenção. Para além disso, está igualmente, a promover desde cedo uma maior consciência ecológica.

2. Decoração suspensa

Esta tendência vai certamente acrescentar valor à decoração lá de casa! Reutilizar garrafas de plástico para fazer decoração suspensa é uma forma fácil e simples de tornar o seu cantinho diferente dos demais.

Para tal, basta recortar as garrafas na horizontal ficando com a parte fechada, fazer dois furos nas bordas e com a ajuda de corda prender ao teto. O que colocar lá dentro? Só depende da sua imaginação!

3. Candeeiros

São várias as possibilidades de construir candeeiros e candelabros originais, como pode ver em inúmeras fotografias espalhadas pelos sites e blogs de decoração na internet. Faça uma pesquisa e veja a imensidão de possibilidades originais para reutilizar garrafas de plástico.

O artigo continua após o anúncio

4. Aproveitar as tampas de forma original

 

Como se fossem peças de legos, as tampas de garrafas de várias cores permitem criar padrões para decorar e forrar muros do jardim ou quintal ou paredes de casas. Dê asas à sua veia artística e crie, por exemplo, quadros, jogos, passadeiras e tapetes, entre outros.

Desta forma, vai reutilizar também as tampinhas!

5. Tampas com cariz solidário

Não adorou a ideia anterior? Pois esta vai adorar de certeza. O que é “lixo” para muitos pode valer ouro para outros. Sempre que usar uma garrafa de plástico lembre-se disto: a tampa que está a colocar no lixo ou na reciclagem pode ser os 2 gramas de tampas que faltam a alguém para conseguir uma cadeira de rodas.

Guarde todas as tampinhas e doe-as a uma instituição que conheça e que faça a recolha.

6. Vasos decorativos

 

Uma vez mais, uma atividade bem lúdica para desenvolver com crianças: transformar garrafas de plástico em vasos. Isto implica, por exemplo, desenhar um animal favorito, recortar, pintar, decorar e semear ou plantar, usando apenas estes materiais.

Depois, é só colar o animal desenhado na lateral da garrafa já cortada, encher com terra e flores.

7. Comedouro para pássaros

Ora aqui está uma ideia amiga dos animais. Faça buracos na lateral da garrafa, coloque dentro de cada um taças ou pratos da mesma medida e encha uns com água e outros com sementes. Depois é só esperar pelos passarinhos!

8. Fonte de luz

 

Sabia que esta estratégia é utilizada em alguns países para iluminar casas de populações mais desfavorecidas? Simplesmente recorrendo a garrafas de água de um litro, um pouco de lixívia (para manter a água limpa) e água, é possível produzir uma fonte de luz.

O artigo continua após o anúncio

Como fazer? Basta abrir um buraco no teto da casa, fixar a garrafa nesse buraco e já está! Ao fazê-lo está criar uma fonte de iluminação que pode durar até cinco anos. Se fizer uma pesquisa, encontra vários projetos solidários que utilizam esta estratégia.

9. Peças únicas de design

Com o fundo de garrafas de plástico, construa as mais diversificadas peças de decoração com designs diferentes: candeeiros, cortinas, colares, tampos de mesas, entre muitas outras. Na verdade, as possibilidades são infinitas!

Pesquise em sites como o Pinterest ou blogs de decoração e surpreenda-se com as verdadeiras “peças de autor” que conseguirá fazer ao reutilizar as garrafas.

10. Objetos práticos

 

Finalmente, uma dica bem prática para o seu dia a dia lá em casa. Sabia que é possível transformar uma garrafa de plástico de detergente num apanhador? Verdade! Na internet encontra tutoriais que explicam este processo em detalhe. Mas, essencialmente, só tem de recortar a parte da pega em forma ovalada e já está!

Como pode atestar, o que não faltam são opções e ideias para reutilizar garrafas de plástico. Baratas, bonitas e tão simples!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp