Luísa Santos
Luísa Santos
28 Fev, 2019 - 09:43
Huawei Mate X: que comece a revolução

Huawei Mate X: que comece a revolução

Luísa Santos

O mercado dos smartphones está a mudar. Dê as boas-vindas aos telemóveis que dobram e ao novo Huawei Mate X.

O artigo continua após o anúncio

A revolução no mercado dos smartphones ainda agora começou e já vai muito bem encaminhada. O Huawei Mate X é o novo telemóvel dobrável da marca chinesa, que lhe dá a conhecer um novo mundo: o dos telemóveis do futuro.

Review Huawei Mate X: o smartphone 5G mais rápido de sempre

É o que diz a marca, e nós não temos razões para duvidar. O novo “menino bonito” da Huawei é impressionante, não só em termos estéticos, mas também funcionais. É óbvia a sua flexibilidade, bem como as suas características. Parece que, a cada novo produto, a gigante tecnológica chinesa só pretende inovar e agitar o mercado.

O Huawei Mate X é exemplo disso mesmo e levanta o pano daquilo que poderá ser visto no próximo lançamento da marca, que acontecerá março de 2019, em Paris. Esperam-se aparelhos cada vez mais inovadores e que oferecem uma utilização nunca antes experimentada.

É difícil ter em consideração tanto a parte de design e construção como o desempenho propriamente dito, mas a Huawei fê-lo e não descurou nenhum pormenor. O Huawei Mate X apresenta uma nova geração de telemóveis, na qual um dos principais destaques vai para o facto de suportar rede 5G – mais rápida do que nunca.

Dobre e desdobre este telemóvel que é, realmente, “de outro mundo” e utilize-o da forma que melhor convier à tarefa que tem em mãos. Faça-se ajudar do ecrã desta aparelho, que passa de 6.6” (fechado) para 8” quando aberto. Terá, nesse momento, um pequeno tablet que pode controlar como quiser.

huawei mate x

Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Tendo em mente esta característica principal de um telemóvel tão flexível, tenha em consideração que terá dois ecrãs que pode utilizar quando o smartphone está fechado. Há um ecrã frontal com resolução de 2480 x 1148 px e um traseiro com 2480 x 892 px. Aberto, o Huawei Mate X apresenta um display com resolução de 2480 x 2200 px.

É de salientar a principal vantagem que este tipo de ecrã apresenta: o facto de poder fazer tarefas diferentes em simultâneo. Assim, enquanto está a ler o e-mail que acabou de receber do lado esquerdo, está a ver as fotografias que vai enviar em anexo na resposta.

O artigo continua após o anúncio

De forma a maximizar o tamanho do display, não está incluído o botão home, como já aconteceu com os telemóveis da série Mate20. Contudo, em vez de incluir o TouchID por baixo do ecrã, ele pode ser agora encontrado na lateral direita, aliando-se também ao desbloqueio por intermédio de reconhecimento facial.

Uma das novidades a destacar, principalmente quando comparada com anteriores produtos da marca, é a inclusão de dois processadores que tiram partido das melhores características deste gadget inovador. Ora, para além de um HUAWEI Kirin 980, está também incluído Balong 5000, que auxilia, principalmente, no suporte das redes 2G, 3G, 4G e 5G.

huawei mate x

Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Rapidez então garantida, num smartphone que apresenta a eficiência mais rápida do mercado. Equipado com o Android 9 Pie, o Mate X parece não se esquecer de nenhum detalhe, tirando partido de todos os componentes disponíveis para oferecer a melhor performance de sempre – não fosse o software otimizado através do EMUI 9.1.1, interface desenvolvida pela marca chinesa para melhorar a experiência do utilizador.

Para bom desempenho, uma ótima RAM, como é o caso dos 8GB que vão potenciar a rapidez de todo o desempenho. Em termos de memória, conte ainda com 512GB de armazenamento interno para que nunca lhe falte espaço para nada.

Tal como tem vindo a acontecer com os restantes produtos Huawei, também neste telemóvel dobrável não poderia faltar uma câmara Leica (ou três, melhor dizendo). A marca chinesa volta a aliar-se a uma das empresas mais conceituadas no ramo da fotografia para oferecer uma das melhores câmaras do mercado.

Assim sendo, conte com uma tripla câmara traseira de 40MP (Wide Angle) + 16MP (Ultra Wide Angle) + 8MP (Telephoto). O nível de detalhe captado é impressionante graças a três lentes que, mesmo que de forma distinta, conseguem captar fotografias verdadeiramente profissionais.

Contrariando aquilo que tem vindo a ser regra nos últimos smartphones lançados pela Huawei, o Mate X inclui, agora, as três câmaras na dobradiça que une todos os ecrãs. Veja-a como se fosse a lombada de um livro, que lhe permite abrir e fechar o mesmo.

O artigo continua após o anúncio
huawei mate x

Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Ora, ao contrário do Samsung Galaxy Fold, a aposta concorrente no campo dos telemóveis dobráveis, o Huawei Mate X não tem câmara frontal, deixando todo o espaço livre para o ecrã, que, nestes termos, é quase infinito (com margens muito reduzidas).

Equipada com uma tecnologia 55W HUAWEI SuperCharge, a bateria deste smartphone apresenta a maior capacidade incluída, até agora, nos dispositivos da marca. São 4500 mAh que tem à disposição para que não lhe falte bateria. Em 30 minutos, o telemóvel já terá atingindo os 85%.

Este Dual SIM inclui a tecnologia NFC, tal como os mais recentes telemóveis da marca. Entre outras funcionalidades, o NFC permite fazer pagamentos wireless, sendo que basta encostar o smartphone a um terminal multibanco (também wireless) para fazer uma compra.

O Huawei Mate X só está disponível numa cor, Interstellar Blue, que faz lembrar um azul cósmico muito original e que, de resto, nos faz imaginar o futuro de onde este telemóvel vem. Chegará em meados de 2019 com o preço inicial de 2299€, abrindo, assim, as portas ao mercado de luxo.

 Especificações técnicas
EcrãFechado frontal: OLED 6.6” (2480 x 1148 px)

Fechado traseiro: OLED 6.38” (2480 x 892 px)

Aberto: OLED 8” (2480 x 2200 px)

Processador HUAWEI Kirin 980 (2 x Cortex-A76 Based 2.6 GHz + 2 x Cortex-A76 Based 1.92 GHz + 4 x Cortex-A55 1.8 GHz) + Balong 5000
Memória RAM 8GB
Bateria 4500 mAh
Câmara Traseira (Principal) Leica 40MP (Wide Angle Lens) + 16MP (Ultra Wide Angle Lens) + 8MP (Telephoto)
Câmara Frontal (Secundária) Não existe
Preço A partir de 2299€

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp