Luísa Santos
Luísa Santos
30 Mar, 2019 - 03:20
Huawei P30 e P30 Pro: os smartphones que vieram 'redefinir as regras'

Huawei P30 e P30 Pro: os smartphones que vieram ‘redefinir as regras’

Luísa Santos

Acabam de ser anunciados os novos flagship da gigante empresa chinesa: o Huawei P30 e o P30 Pro. Fique a conhecer melhor o futuro da tecnologia.

O artigo continua após o anúncio

Num evento oficial da marca, a Huawei confirmou aquilo que já vinha a prometer há algumas semanas, isto é, novos smartphones – reinventados e prontos para surpreender até os mais céticos. Um ano após o modelo P20, a marca chinesa lança agora para o mercado o Huawei P30 e o P30 Pro.

Review Huawei P30: redefina as regras da fotografia e não só

A luta está renhida: as grandes empresas do ramo da tecnologia parecem lançar smartphones a cada novo dia. A Huawei não poderia ser exceção ao confirmar, uma vez mais, que está no mercado para desenvolver produtos concorrencialmente difíceis de igualar.

Um ano após lançar o telemóvel que os faria marcar uma posição no mercado (o Huawei P20), bem próximo de gigantes como a Apple e a Samsung, e depois de inovar também na série Mate 20, a empresa volta a confirmar o seu estatuto inovador e lança o Huawei P30 e o P30 Pro.

Richard Yu, CEO da Huawei Consumer BG, salienta que a série “Huawei P30 vai definir o ritmo para a próxima geração de smartphones, capacitando as pessoas para capturar a verdadeira beleza do mundo ao seu redor através de um dispositivo que cabe na palma das suas mãos”. Conheçamos a fundo o novo P30.

Design e construção

A marca caracteriza a nova série P30 como “um poema de cores no céu”. Com novas cores e uma construção arrojada, a empresa volta a expressar a sua vontade de criar dispositivos bonitos, confortáveis no uso e distintos de todos os outros. Há novas cores: Breathing CrystalAmber SunriseAuroraPearl White e Black.

O vidro do ecrã tem agora margens muito reduzidas, permitindo uma melhor visualização. O notch frontal foi reduzido substancialmente, dando agora espaço apenas à câmara frontal e a nada mais. O Huawei P30 pesa 165g (incluindo a bateria) e foi pensado para se ajustar ao dia-a-dia do utilizador.

Aquilo que também mudou foi o botão home, que agora não existe na série P30. Por isso, o desbloqueio tátil é feito diretamente a partir do ecrã, que inclui um sensor embutido em si mesmo.

Display

Esta é uma das grandes vantagens e diferenças relativamente ao anterior modelo. O ecrã do P30 tem agora os canto arredondados, apresentando-se num display quase infinito de 6.1” com margens muito reduzidas. Com uma resolução FHD+ de 2340 x 1080 píxeis, este ecrã OLED foi melhorado para apresentar cores mais contrastantes.

O artigo continua após o anúncio

Agora, o Huawei P30 é capaz de apresentar, aproximadamente, 16,7 milhões de cores vivas e que muito se aproximam da realidade. A tecnologia Dewdrop vem comprovar isso mesmo, disponibilizando imagens vivas e apresentando um novo lado da fotografia.

p30

Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Processamento e gráficos

A marca chinesa continua a apostar numa ótima capacidade de armazenamento, incluindo agora um processador octa-core Kirin 980, o primeiro processador móvel do mundo de 7nm. Este componente permite, para além de uma eficiência e rapidez impressionantes, a capacidade de potenciar a manutenção do consumo de energia.

Ao nível da GPU, foi incluído um Mali-G76 que oferece a capacidade gráfica (mais do que) suficiente a este smartphone. O desempenho gráfico dos telemóveis Huawei já era bom, mas está agora mais sustentado com esta placa gráfica.

O lançamento do Android Q está para breve, mas o P30 ainda vem equipado com o EMUI 9.1, baseado no Android 9 Pie.

Memória

Esta é uma das grandes novidades do novo Huawei P30, que está agora disponível em diversas versões ao nível da memória interna (ROM): 3, para sermos precisos. Agora, encontra este modelo na versão de 64GB, 128GB e 256GB, um enorme avanço da marca face ao espaço de armazenamento disponível – que, nos anteriores modelos, só contempla 128GB.

Assim sendo, a conjugação destas versões com a memória RAM merece também a devida referência, uma vez que esta está também disponível em duas versões: 6GB ou 8GB. Contas feitas, confirme quais são as versões que poderá encontrar disponíveis:

  • 8GB RAM + 64GB ROM;
  • 6GB RAM + 128GB ROM;
  • 8GB RAM + 128GB ROM;
  • 8GB RAM + 256GB ROM.
p30

Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

O artigo continua após o anúncio

Câmara

A câmara é a grande aposta da Huawei em todos os lançamentos feitos até agora. Desde cedo que a empresa se juntou à Leica para desenvolver as melhores câmaras do mercado no que diz respeitos a smartphones. A série P30 não é exceção e volta a redefinir as regras da fotografia ao apresentar três câmaras traseiras absolutamente impressionantes.

O Huawei P30 inclui uma super câmara que, aliando altas resoluções a tecnologias inovadoras, capta momentos de um detalhe espetacular. A triple camera Leica inclui, então, uma Super Sensing Camera de 40MP, uma objetiva ultra grande angular de 16MP e, por fim, uma teleobjetiva de 8MP.

Até aqui, nada de novo em relação ao P20. Mas é também aqui que a perspetiva muda: a captação de luz foi redefinida com a captação de cores a mudar de RGB para RYB (por outras palavras, as fotografias passam a ter mais luz).

Foi também incluído um sensor SuperSpectrum que, em conjunto com outros componentes, contribui para um aumento de luminosidade até 40% (incluindo nas fotografias tiradas à noite). A fotografia noturna foi também redefinida com incluir um ISO de até 204,800, o que significa que até os momentos mais escuros serão os mais luminosos.

A câmara frontal, por sua vez, conta agora com 32MP de resolução, algo nunca visto até agora nas câmaras de selfies dos smartphones. A tecnologia desenvolvida permite ainda um reconhecimento facial rápido e inteligente, com especial enfoque no rosto que, devidamente contornado, apresentado agora níveis de detalhe muito superiores.

Bateria

A bateria do Huawei P30 tem 3650mAh e está equipada com a tecnologia SuperCharge (com certificado de segurança da TÜV), especialmente desenvolvida pela marca para que carregue totalmente, e rapidamente, este smartphone.

Pré-compra

Já está disponível a pré-compra do Huawei P30 e, caso não esteja (ainda) convencido, pode também dirigir-se às principais lojas de tecnologia para experimentar o novo smartphone do momento. Até 4 de abril de 2019, na pré-compra do P30 ou do P30 Pro, a marca oferece o Watch GT Activeo novo smartwatch que o vai conquistar (campanha limitada ao stock existente).

Huawei P30 vs. P30 Pro: o que muda?

Com o Huawei P30, também a sua versão Pro foi lançada, à semelhança do que tem vindo a acontecer com os modelos topo de gama da marca. Há mudanças consideráveis entre ambos os smartphones, o que justifica a diferença de preço. Confira na tabela seguinte as principais características que diferem de um telemóvel para outro.

O artigo continua após o anúncio
 Especificações técnicas Huawei P30 Huawei P30 Pro
 Ecrã 6.1” FHD+ (2340 x 1080 píxeis) Dewdrop Display OLED; 16,7 milhões de cores, DCI-P3 wide color gamut 6.47” FHD+ (2340 x 1080 píxeis) Dewdrop Display
Curved OLED; 16,7 milhões de cores, DCI-P3 wide color gamut
 Processador Kirin 980 octa-core; 2x Cortex-A76 Based 2.6GHz + 2x Cortex-A76; Based 1.92GHz + 4x Cortex-A55 1.8GHz Kirin 980 octa-core; 2x Cortex-A76 Based 2.6GHz + 2x Cortex-A76; Based 1.92GHz + 4x Cortex-A55 1.8GHz
 Memória RAM e ROM 8GB RAM + 64GB ROM;
6GB RAM + 128GB ROM;
8GB RAM + 128GB ROM;
8GB RAM + 256GB ROM
 8GB RAM + 128GB ROM;
8GB RAM + 256GB ROM;
8GB RAM + 512GB ROM;
6GB RAM + 128GB ROM
 Bateria 3650mAh (HUAWEI SuperCharge) 4200mAh (HUAWEI SuperCharge [Max 40W]; HUAWEI Wireless Quick Charge [15W])
 Câmara Traseira (Principal) Triple Camera Leica: 40MP (Wide Angle Lens, f/1.8) + 16MP (Ultra Wide Angle Lens, f/2.2) + 8MP (Telephoto, f/2.4, OIS)

AF (Laser AF/PDAF/CDAF)
HUAWEI AIS

 Quad Camera Leica: 40MP (Wide Angle Lens, f/1.6, OIS) + 20MP (Ultra Wide Angle Lens, f/2.2) + 8MP (Telephoto, f/3.4, OIS) + HUAWEI Time-of-Flight (TOF) Camera
AF (PDAF/CDAF)
HUAWEI AIS
 Câmara Frontal (Secundária) 32MP, f/2.0 32MP, f/2.0
 Preço A partir de 699,90€ A partir de 999,90€

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp