Ekonomista
Ekonomista
11 Jan, 2023 - 14:38

Ronda: estrela da Andaluzia pousada num precipício

Ekonomista

Na província de Málaga, no sul de Espanha, irá encontrar Ronda, um óasis poisado num cenário de paisagens calcárias. Não perca.

Vista de Ronda na Andaluzia

Aninhada no coração da Serranía de Ronda, a cerca de 100 quilómetros de distância de Málaga, Ronda é um destino que, facilmente, faz suster a respiração. Declarada cidade por Júlio César no século I, afirmou-se, ao longo do tempo, como uma das mais resistentes localidades andaluzas, em parte pela sua localização geográfica.

Hoje, casa de muralhas e portas imponentes que, herdadas de outros tempos, lhe conferem um carácter algo misterioso, é uma das localidades mais visitadas na Andaluzia e uma das mais autênticas.

A sua paisagem, de uma beleza natural estonteante, distingue-se pelo imponente El Tajo, um desfiladeiro calcário onde corre o rio Guadalevín, e que divide a cidade em duas partes – parte velha e parte nova. Aqui, deixamos-lhe 6 sugestões de sítios a visitar em Ronda, emblemático pueblo blanco, para que tenha uma experiência andaluza inesquecível.

5 pontos a visitar quando em Ronda, cidade andaluza

Vista aérea de Ronda
1

Ponte Nova

A ligar as duas partes de Ronda, com uma fantástica vista sobre o desfiladeiro, a Ponte Nova levou mais de quarenta anos a ser construída, tendo sido terminada em 1793. Com 98 metros de altura, é, ainda hoje, o maior e mais popular monumento da cidade, funcionando como um postal da região.

2

Palácio de Mondragón

Construído no século XIV pelo rei Abomelik, o Palácio de Mondragón, com belíssimos pátios, é considerado hoje o monumento civil mais importante de toda a cidade. Não é de estranhar, por isso, que é nele que se encontra o Museu de Ronda, onde é retratada a História da cidade. Aproveite também para passear por entre os jardins do Palácio, de uma beleza excepcional, onde a palavra de ordem é tranquilidade.

3

Jardins de Cuenca

Os chamados Jardines de Cuenca encontram-se junto ao desfiladeiro, quase parecendo estarem suspensos no ar. Dispostos de uma forma engenhosa em pequenas varandas que preenchem a encosta, crescem neles verdejantes palmeiras e suculentas, aptas a sobreviver ao calor intenso do Verão no sul de Espanha.

Paisagem natural de Ronda
4

Miradouro de Aldehuela

Baptizado em honra do arquitecto José Martin de Aldehuela, este é um dos miradouros mais populares da cidade com uma vista magnífica. Deste ponto que pode parecer tocar o céu, vê-se o desfiladeiro, a Ponte Nova e todo o cenário mágico envolvente, pelo que é o sítio ideal para absorver a beleza de Ronda como um todo.

5

Cueva del Gato

Para uma experiência de contacto com a natureza, faça-se à Cueva del Gato, um dos mais enigmáticos locais da região que fica a cerca de 13 quilómetros de Ronda e a dois da vila de Benaoján.

Trata-se de uma caverna muito popular entre espeleologistas em que, à entrada, existe uma praia onde confluem os rios Guadares e Guadiaro. De águas azuis turquesa, é o sítio perfeito para refrescar ideias nos dias de maior calor.

Convencido a fazer as malas e rumar ao sul de Espanha? Se tiver a oportunidade de passar mais dias em Ronda, para além de passear por entre as muralhas e edifícios pitorescos, aproveite também para visitar a famosa Praça de Touros, construída em 1785 por José Martin de Aldehuela, as ruínas romanas de Acipino, a cerca de 20 quilómetros da cidade e a Cueva del Gato, um dos mais enigmáticos locais da região.

Veja também