Quantas vezes estacionou o carro e no regresso andou às voltas sem saber onde ele está? Que atire a primeira pedra quem ainda não foi ao centro comercial e deu por si a procurar o carro no piso errado! Todos nós já passamos por isso, mas há formas de contornar este esquecimento e saber onde estacionou o carro.
Como “lembrar-se de se lembrar” onde deixou o carro não é muito fiável, convém munir-se de alguns truques para que não perca tempo à procura do seu veículo. Se o parque de estacionamento do seu destino é mais avançado e tem máquinas onde pode recolher um ticket com a localização do seu carro, ótimo. Caso contrário, pode usar a tecnologia ou outras dicas simples. Tome nota.
Como saber onde estacionou o carro

1. Estacione sempre na mesma zona
Se conduz todos os dias para o trabalho ou, por exemplo, vai com frequência a um determinado centro comercial ou estádio de futebol, tente estacionar sempre na mesma zona para ser mais fácil memorizar o lugar de estacionamento. Procure sempre a mesma entrada e tente pôr sempre na mesma rua, piso, fila ou segmento.
2. Estacione perto das saídas
Outro truque para saber onde estacionou o carro é estacionar sempre perto das saídas. Não só evita caminhar mais, como tem a vida facilitada quando tiver que regressar ao parque e encontrar o seu veículo.
3. Tire uma foto ou faça um vídeo
Os parques de estacionamento subterrâneos estão, normalmente, divididos por letras e números. Tire uma fotografia ao lugar onde estacionou e a um ponto de referência. Mesmo que não saiba ir lá dar, através da imagem, um segurança ou funcionário poderá indicar-lhe o caminho. Outro truque que não falha para saber onde estacionou o carro é filmar o lugar e o percurso para sair do parque. No regresso só tem de ver o vídeo para trás e fazer o percurso inverso.
4. Faça o seu carro destacar-se
Pode não ser a solução mais estética mas, se tem um carro igual a tantos outros, pode ser útil fazê-lo sobressair. Coloque uma fita colorida na antena do rádio ou no limpa para-brisas para que o possa identificar ao longe. Se quiser ser mais criativo use uma bandeira ou algo mais personalizado.
5. Use o GPS e Google Maps
A tecnologia é uma grande aliada de quem está constantemente a “perder” o carro. Com o GPS do telemóvel ligado, pode marcar a localização do carro no mapa assim que estaciona, em aplicações de navegação como o Here. O Google Maps permite não só fazer isso (clicando em “Save your parking”), como também pode adicionar notas e lembretes, e emite uma notificação quando estiver perto do carro. Se clicar na notificação, a aplicação mostra-lhe um mapa com o percurso exato que tem de fazer para chegar ao seu carro.
6. Apps para saber onde estacionou
Se é um caso crónico de “Onde estacionei o meu carro?”, talvez valha a pena descarregar uma aplicação móvel específica para procurar o lugar onde estacionou. Muitas destas aplicações exigem apenas que tenha ligação à internet, GPS ligado e que o telemóvel esteja sincronizado com o Bluetooth do carro. Algumas das apps que pode usar são: Find My Car Smarter e Parking Pin (para iPhone), Park Me Right e Parkify (para Android).
Veja também: