Catarine Martins
Catarine Martins
11 Ago, 2019 - 12:00
A Keds já fez 100 anos. E estes são os melhores looks com elas

A Keds já fez 100 anos. E estes são os melhores looks com elas

Catarine Martins

Com mais de 100 anos de história, as sapatilhas Keds são um essencial no armário de anónimas e fashionistas. Reunimos os melhores looks com elas!

O artigo continua após o anúncio

Se cresceu nas décadas de 90 e 2000 é muito provável que se lembre das Keds, as sapatilhas sensação da época. Mas, a história da marca que veio ao mundo em 1915, sem nome, começou muito antes. Sabia?

Conheça a história das Keds

Keds

Com efeito, a marca nasceu da união de nove fábricas de borracha, em Boston. Na altura, a Goodyear Metallic Rubber Shoe Company, que fazia parte do grupo, tinha acabado de licenciar o então novo processo de vulcanização da borracha, descoberto por Charles Goodyear.

Mas, o nome Keds só viria a aparecer em 1916. E, a bem da verdade a ideia era a marca chamar-se Peds (uma palavra originária do latim que significa pé), mas o nome já estava registado. Surgiram então duas possibilidades: Keds ou Veds. Como a letra “K” parecia mais sonante, ficou Keds. Tal como a conhecemos hoje.

O grande diferencial da marca foi a aposta nas solas de borracha, uma inovação na época. Até então, as solas eram de couro, duras e pouco maleáveis. Ou seja, as solas em borracha representavam um novo paradigma na indústria das sapatilhas. Para além de ser um material muito mais leve e maleável, a borracha permitia que os ténis fossem, pela primeira vez na História, silenciosos.

E, o publicitário Henry McKinney aproveitou isso mesmo a favor da marca. Foi dele a ideia de criar uma publicidade em que o modelo básico branco da Keds aparecia como sneakers, porque eram perfeitos para “sneak”, em inglês esgueirar ou espiar de forma silenciosa, precisamente porque a sola não fazia barulho algum.

O modelo Champion, branco e básico, começou a conquistar adeptos em todos os estados americanos e, em 1926 a marca lançou o modelo Triumph mais voltado para desportistas. O sucesso foi tal que todos o chamavam de “sapatilhas dos campeões”.

As Keds e as celebridades

Keds

Depois dos atletas, foi a vez de conquistar as celebridades. Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Jackie Kennedy, foram apenas algumas das ícones de estilo que usavam e abusavam das suas confortáveis Keds. Contudo, o verdadeiro momento de glória da marca norte-americana aconteceu quando Yoko Ono se casou com John Lennon de Keds nos pés.

As sapatilhas fizeram também parte do filme Dirty Dancing em 1987, onde a personagem Frances Houseman as usava nas suas aulas de dança.

O artigo continua após o anúncio

Nos anos 90, as Keds já eram amplamente conhecidas e um sucesso comprovado. Toda a gente queria ter um par das sapatilhas com sola de borracha, básicas e confortáveis. A marca aproveitou o sucesso e assinou coleções com outros designers como Lily Pulitzer e Todd Oldham.

Na altura, as Keds andavam nos pés de adultos e adolescentes provando que o básico pode ser muito cool. Porém, nos anos seguintes a marca não se reinventou e foi só em 2015 que voltámos a ouvir falar dela, quando lançou a campanha Ladies First em que o empoderamento feminino era enaltecido.

Atualmente, a cantora Taylor Swift é embaixadora global da marca, e os ténis Keds voltaram aos pés das fashionistas, prometendo guiá-las pelos caminhos da felicidade.

Se tem umas, está na altura de voltar a tirá-las do armário. Aproveite o verão para as usar e criar coordenados cheios de pinta mas, claro, super confortáveis. Abaixo, reunimos 4 looks imperdíveis com as Keds para que se possa inspirar.

Keds: 4 outfits incríveis com as sapatilhas mais confortáveis do planeta

1. Com macacão

Quer estar bonita, confortável e ao mesmo tempo elegante? Então, experimente casar um macacão de algodão ou linho com umas Keds. Apesar de ser um outfit fácil, é muito bonito visualmente o que faz dele perfeito para os dias de verão.

 

2. Com calças brancas e camisa

Se tem umas Keds coloridas e nunca sabe como usá-las, aproveite o fim de semana para criar um coordenado tão confortável quanto charmoso. Basta combinar uma camisa de ganga com umas calças brancas, acrescentar uns acessórios bonitos e um batom forte e já está. Linda e cheia de pinta.

 

3. Com vestidos

Está um calor dos ananases, vai almoçar com as amigas, mas não sabe o que calçar? Com as Keds não há erro. O conforto é garantido, e quando combinadas com um vestidinho resultam na perfeição. Para usar e abusar.

 

4. Com calções

Para além das Keds com sola normal, a marca tem também um modelo de sola elevada, perfeito para as mais baixas. Assim, se gosta de parecer uns centímetros mais alta, use as Keds compensadas com uns calções curtos e um blazer. Enquanto os ténis vão alongar as pernas, aproveitando o comprimento curto dos calções, a linha vertical criada pelo blazer vai dar a ilusão óptica de ser mais longilínea. Perfeito, certo?

O artigo continua após o anúncio

 

Onde comprar?

Atualmente é possível encontrar Keds em qualquer loja de desporto, mas se quiser comprar online pode encontrá-las aqui.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp