Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
28 Jun, 2018 - 09:52

Sarzedas: roteiro por uma aldeia da charneca

Viviane Soares

Implantada na paisagem da charneca, Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico. Conheça as nossas sugestões alojamento e o que visitar na região.

Sarzedas: roteiro por uma aldeia da charneca

Sarzedas é uma das Aldeias do Xisto da região Tejo-Ocreza, juntamente com Martim Branco, Água Formosa e Figueira. Pertence ao concelho de Castelo Branco, na região da Beira Interior Sul que compreende a parcela do território da Beira Baixa situada na “zona raiana” – tendo por limites, a Norte, a serra da Gardunha e, a Sul, o rio Tejo.

Implantada na paisagem da charneca, a aldeia situa-se nas proximidades daquela que foi, desde o séc. XVIII e até grande parte do séc. XX, a principal estrada de Castelo Branco para Proença-a-Nova, Sertã, Abrantes/Lisboa e Coimbra.

Sarzedas: o que visitar e onde ficar

Sarzedas

O material de construção predominante em Sarzedas é o xisto, apesar do granito ser frequentemente utilizado em algumas ombreiras, padieiras, soleiras e peitoris. A grande maioria das fachadas encontra-se rebocada e pintada, nalguns casos utilizando cores garridas em decorações características da Beira Baixa. Na aldeia aconselhamos a visita aos seguintes locais.

Pela aldeia

Igreja Matriz

Sarzedas

Sabe-se que a Capela de S. Diogo foi instituída no séc. XVI. No séc. XVIII terá sido construído o templo atual sobre uma pré-existência. Foi remodelado em 1819 e uma das suas particularidades é o facto de possuir um campanário à parte, isolado da igreja propriamente dita.

Torre Sineira

Sarzedas

Localizada no Alto de São Jacinto, um morro junto à Igreja Matriz, no local onde até ao início do séc. XX existiu a Capela de S. Jacinto. Corresponde à estrutura da torre sineira de um antigo templo, hoje já não existente.

Capela da Misericórdia

sarzedas

Pensa-se que esta Capela foi edificada no séc. XVIII, dado que em 1752 D. José manda que se faça o tombo da Misericórdia. É um templo barroco e o retábulo de talha dourada do seu interior é de visita obrigatória.

Praias Fluviais nas proximidades

Praia Fluvial do Sesmo

Sarzedas

Esta praia está localizada na aldeia do Sesmo, no extremo oeste do concelho de Castelo Branco, não muito distante da Aldeia do Xisto de Sarzedas,. A Praia Fluvial do Sesmo é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza.

Praia Fluvial da Cerejeira

Sarzedas

Localizada, em Proença-a-Nova, na ribeira do Alvito e nas imediações da ribeira que lhe dá nome, esta praia é outro dos paraísos desta região. Além de ser uma excelente zona balnear, oferece também excelentes condições para campismo e para a prática de pesca desportiva.

Praia Fluvial de Alvito da Beira

Sarzedas

A curta distância da Praia Fluvial da Cerejeira, esta praia fica na margem direita da ribeira do Alvito, num vale verdejante, onde a arquitetura tradicional não foi descurada. Oferece todas as condições para nadar, relaxar e descansar.

Onde ficar?

Sarzedas
Sarzedas

Na aldeia de Cunqueiros, em Proença-a-Nova, nas proximidades de Sarzedas, a unidade Casas da Encosta está a recuperar três casinhas de xisto para oferecer aos seus hóspedes todas as comodidades necessárias para passarem uns belos dias na região. Tem disponível neste momento e com descontos, a Casa da Lagariça, que alberga até 7 pessoas, ideal para a família ou para juntar um grupo de amigos. Ver casa >>

Veja também: