Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
07 Jun, 2018 - 09:00

Casas da Encosta: alojamento no coração do Xisto

Viviane Soares

Situada na aldeia de Cunqueiros, em Proença-a-Nova, a unidade Casas da Encosta aguarda a sua visita. As paisagens são arrebatadoras e conforto não lhe faltará. Ora espreite!

Casas da Encosta: alojamento no coração do Xisto

Na aldeia de Cunqueiros, em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, a unidade Casas da Encosta está a recuperar três casinhas de xisto para oferecer aos seus hóspedes todas as comodidades necessárias para passarem uns belos dias na região.

Tem disponível neste momento, e completamente recuperada, a Casa da Lagariça, que alberga até 7 pessoas, ideal para a família ou para juntar um grupo de amigos. Aqui não falta conforto, tranquilidade e simpatia, para não falar nas inúmeras oportunidades de lazer. Depois de conhecer a aldeia, tem ainda para explorar a paisagem que se estende ao longo dos 5 quilómetros de ribeira, que o levarão até a aldeia mais próxima, Penafalcão.

Sob o sol do verão, também tem à sua espera os seus imensos poços de água fresca, os moinhos e as praias fluviais das redondezas.

Casas da Encosta: descanso e lazer na região Tejo-Ocreza

casas-da-encosta
casas-da-encosta
casas-da-encosta

Na unidade de turismo rural Casas da Encosta é possível reviver a vida, a história e a cultura das gentes da região, no conforto de uma típica aldeia beirã.

As casas estão a ser recuperadas seguindo o conceito de construção local, onde o xisto, o barro e a madeira são os materiais privilegiados. Uma delas, a Casa da Lagariça, já abriu portas em 2015, ostentando na sala de estar a prova viva de um utensílio único da região, a lagariça.

Tem dois quartos, um com cama de casal e, o outro, com cama individual, casa-de-banho, cozinha, sala de jantar, sala de estar e um terraço, para usufruir da beleza da paisagem. O preço para 7 hóspedes ronda os 100€/noite. Ver casa >>

O que visitar nas redondezas?

Praia Fluvial do Sesmo

casas-da-encosta

A apenas 17 km da unidade Casas da Encosta, a praia fluvial do Sesmo está localizada na aldeia do Sesmo, no extremo oeste do concelho de Castelo Branco. É formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza. Vai ficar deslumbrado não só com a tranquilidade que aqui se sente, mas também com as águas cristalinas, os jardins relvados e com todas as instalações que precisa para passar uns dias confortáveis à beira-rio.

Praia Fluvial do Açude Pinto

casas-da-encosta

Localizada em Açude Pinto, no concelho de Oleiros, esta praia tem muitas sombras, espaço relvado e duas piscinas – uma para os mais novos e outra mais profunda -, parque infantil, parque de merendas e esplanada.

Praia Fluvial da Cerejeira

casas-da-encosta

Localizada, em Proença-a-Nova, na ribeira do Alvito e nas imediações da ribeira que lhe dá nome, esta praia é um dos centros de lazer a descobrir no Pinhal Interior pelo enquadramento natural e ambiente reservado.  Rica em fauna e flora, tem na tranquilidade e na qualidade da águas alguns dos pontos fortes. Oferece ainda excelentes condições para campismo e para a prática de pesca desportiva.

Veja também: