O Seat Leon celebra este ano o seu 25.º aniversário. Desde o seu lançamento original em 1999, este modelo tem liderado o segmento de compactos ao longo de quatro gerações, sempre com o objetivo de inovar no design, tecnologia, performance e equipamento. O Leon tem estado consistentemente à frente do seu tempo, e os seus marcos são prova disso.
Trata-se de um dos modelos mais bem-sucedidos da marca, idealizado, desenvolvido e produzido inteiramente em Barcelona, onde já foram fabricadas mais de 2,5 milhões de unidades até à data.
Desenhado por Giorgetto Giugiaro, a primeira geração do Seat Leon fez uma estreia impressionante, assinalando o regresso da marca espanhola ao segmento dos automóveis compactos.
E que melhor forma de deixar a sua marca do que ser o primeiro modelo da marca a oferecer tração integral, uma caixa de seis velocidades e até 180 cv de potência?
Seat Leon: caminhos de evolução
A segunda geração chegou em 2005, com um design mais arrojado e aerodinâmico, fruto da criatividade de Walter de Silva, que revolucionou um segmento tradicionalmente clássico, introduzindo detalhes como os puxadores das portas traseiras embutidos, que conferiam ao modelo a aparência de um automóvel de duas portas. Este modelo combinava uma estética marcante, com motores mais eficientes.
O seu sucessor, a terceira geração do Seat Leon, representou um marco na história da marca, definindo um “antes e depois”.
A utilização de tecnologia de ponta em sistemas de infotainment, assistência à condução e o facto de ter sido o primeiro automóvel compacto a integrar iluminação Full LED, foram algumas das chaves do seu sucesso.
Esta combinação de engenharia avançada e design elegante consolidou-o como um dos modelos mais destacados do seu segmento, tornando-se a geração mais vendida do Leon até hoje, com mais de um milhão de unidades entregues.
Na vanguarda da mudança
A quarta geração do Seat Leon é a mais tecnologicamente avançada da história da marca. Conta com cinco tipos diferentes de motorizações, incluindo o e-HYBRID, que na época foi o primeiro híbrido plug-in elétrico do construtor.
O compromisso da marca foi ainda mais longe com a mais recente atualização, apresentada para celebrar o 25.º aniversário do modelo. Esta versão inclui um novo motor 1.5 e-HYBRID com 133 km de autonomia elétrica, permite carregamento rápido em apenas 26 minutos e melhora os sistemas de segurança e iluminação, graças aos inovadores faróis Matrix LED, que permitem conduzir com os máximos ligados sem encandear outros condutores.
É um modelo que continua a demonstrar a sua liderança e é sinónimo de mobilidade inteligente.
Reconhecimento internacional
Desde a sua estreia, o Leon recebeu dezenas de prémios, incluindo os títulos de “Carro do Ano” em Espanha, em 2014 e 2021, “Carro do Ano” e “Carro Familiar do Ano” em Portugal, em 2021 e, “Carro Importado do Ano” na Argentina, no mesmo ano.
No entanto, as distinções não se limitam ao desempenho na estrada. A sua aptidão desportiva também brilhou nas pistas: a segunda geração do Seat Leon conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).
A sua popularidade também deu origem a versões únicas e criativas, como o Seat Leon Trencadís em 2020, uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí. Este modelo apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilizar azulejos partidos para criar mosaicos.
Já o Seat Leon Cristobal, um carro-conceito criado em 2018, foi equipado com até 16 assistentes de segurança, projetados para prevenir o máximo de acidentes de trânsito possível.