Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
02 Ago, 2018 - 12:22

11 segredos para conseguir fazer tudo

Elsa Santos

Costuma chegar ao fim do dia com a sensação de que não fez metade do que queria? Descubra 11 segredos para conseguir fazer tudo, mesmo tudo.

11 segredos para conseguir fazer tudo

Um dos segredos para conseguir fazer tudo passa por uma melhor organização dos seus dias, sem dúvida. Definir o que quer fazer e gerir o tempo de acordo com as necessidades são os principais segredos para conseguir fazer tudo.

No entanto, entre muitas tarefas e mais uns quantos motivos para se distrair – internet, telemóvel, publicidade, televisão – é normal que acabe por se esquecer sempre de qualquer coisa ou por não conseguir encaixa-la num dia inteiro de trabalho.

Implementar boas rotinas, evitar sobrecarregar-se, comunicar mais com os outros e pensar positivo são fatores que, parecendo quase irrelevantes, constituem também verdadeiros segredos para conseguir fazer tudo, evitando o stress.

Para aprender a organizar as suas 24 horas, sem deixar de dormir, apresentamos-lhe alguns segredos para conseguir fazer tudo.

11 dicas para não deixar nada por fazer

conseguir fazer tudo

1. Planeie o seu dia

Faça uma lista de tarefas. Planeie o seu dia, listando tudo o que precisa de fazer. Isso vai ajudá-lo a organizar-se e a garantir que não se esquece de nada.

2. Defina prioridades

Defina as tarefas mais importantes, ordenando-as de acordo com a urgência, e estabeleça um prazo – intervalo de tempo – para terminar cada uma delas.

3. Delegue tarefas

Provavelmente, haverá coisas que poderá evitar fazer, de modo a não se sobrecarregar e conseguir focar-se naquilo que é realmente importante. No trabalho ou em casa, delegue tarefas simples – fazer um telefonema, enviar correspondência, regar as plantas, estender roupa ou despejar o lixo – aos colegas e aos filhos, por exemplo.

4. Mantenha a secretária limpa e arrumada

Trabalhar num espaço limpo e arrumado só tem benefícios. Coloque ao seu alcance apenas o que vai precisar e evite acumular tudo o que possa ser objeto de distração. Uma mesa organizada facilita a concentração e a produtividade.

conseguir fazer tudo

5. Comece pelo mais simples

Numa vasta lista de afazeres, comece por algo simples e que lhe dê algum gosto fazer. Dessa forma, vai ganhar energia para as tarefas mais difíceis. Pode fazer uma lista de tarefas simples e ir alternando entre umas e outras ao longo do dia. Dessa forma, vai conseguir descansar e reabastecer os níveis de motivação e produtividade.

6. Aproveite o tempo todo

Em viagem nos transportes públicos ou numa fila de espera, por exemplo, aproveite os benefícios da tecnologia e use o telemóvel ou o tablete a seu favor. Aproveite para resolver alguns pendentes possíveis, como responder a e-mails, fazer compras online, aprender algo novo ou mesmo ver o ultimo episódio da sua série preferida.

7. Comunique sempre que necessário

Pode ser mais produtivo e perder menos tempo a fazer uma coisa, se comunicar com os colegas ou outras pessoas. Pedir opinião, discutir ideias, esclarecer uma dúvida, podem fazer uma grande diferença. Para além disso, o contacto humano é sempre positivo.

8. Faça exercício físico

O exercício físico é fundamental para que se sinta bem, durma melhor e com muito mais energia. Tudo somado perfaz um dos mais importantes segredos para conseguir fazer tudo aquilo que quer.

correr

9. Pense positivo

Tão importante quanto exercitar o corpo, é treinar a mente, de forma a conseguir manter-se concentrado e motivado de cada vez que surja uma dificuldade. Seja prático e procure uma solução. Mantenha em mente ideias positivas. Repetir para si mesmo frases como “eu sou capaz” ou “vai correr tudo bem”, também pode ajudar.

10. Anote tudo e contabilize

Ao longo do dia, anote tudo o que faz e quanto tempo investiu em cada tarefa. Antes de se deitar, analise tudo o que fez e talvez perceba que gastou muito tempo com coisas desnecessárias. Este hábito vai ajuda-lo a gerir cada vez melhor o seu tempo.

11. Tenha uma lista de desejos

Anote tudo o pretende fazer em dias seguintes – uma ideia para um novo projeto, uma viagem, um filme, etc – mesmo que pense que não vai esquecer-se. Sempre que possível, inclua uma nova tarefa no seu planeamento diário. E, ainda, reserve alguns minutos por dia só para si, para fazer algo que realmente gosta –  beber um chá e ler um livro, por exemplo – e vai sentir-se com uma nova energia.

Estes são alguns segredos para conseguir fazer tudo, dicas simples que vão ajudá-lo a ser muito mais organizado e, claro está, mais produtivo.

Ver também: