Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
23 Abr, 2018 - 10:06

7 segredos que os colaboradores do Ikea não contam

Júlia Rocha

É fã da Ikea ou foge quando ouve o nome da loja sueca? Fique a conhecer os segredos que os colaboradores do Ikea não contam.

7 segredos que os colaboradores do Ikea não contam

Todos gostamos de aprender truques que ajudem na hora de ir às compras. Sobretudo quando se vai comprar mobiliário, acessórios para a casa ou itens de decoração, uma temática que dá sempre azo a discussões e debates familiares. Se costuma ir àquela loja sueca que parece que tem tudo o que pode precisar, fique a conhecer os segredos que os colaboradores do Ikea não contam.

Talvez estes segredos possam ajudar a melhorar a sua próxima experiência na sueca Ikea e, até, a poupar alguns euros. Preparado para tomar nota?

7 segredos que os colaboradores do Ikea não contam

7 segredos que os colaboradores do Ikea não contam

1. Compras por impulso

Claro que como grande parte das lojas (de vários tipos de produtos diferentes), a Ikea também promove as chamadas compras por impulso. A colocação estratégica de certos produtos perto das linhas de caixa, por onde vai ter de passar obrigatoriamente, é um exemplo. São aqueles produtos que o levam a pensar que se calhar até está a precisar daquilo e que aumentam a lista de compras original.

2. Pesquisa na loja online

Antes de ir para a loja, recomenda-se que faça uma pesquisa no site primeiro. Aponte as referências dos produtos, veja bem os tamanhos e cores disponíveis. Quando chega à loja a quantidade de produtos em exposição torna-se menos confusa, vai poupar tempo ao ir de imediato buscar o que pretende e provavelmente alguns euros, se cumprir o seu plano e não se tentar com produtos extra.

3. Ninguém anda atrás de si

Ao contrário do que acontece na grande maioria dos espaços comerciais, os colaboradores do Ikea não são formados para seguir o cliente e estar constantemente a oferecer ajuda. Cumprem as suas tarefas à espera que as pessoas peçam ajuda. Existem até locais apropriados para os encontrar, caso necessite de ajuda, tal como ferramentas dispostas em lugares estratégicos que o vão ajudar nas suas compras (como o lápis ou a fita métrica).

4. Melhores horas para comprar

Todos sabemos que fins de semana e feriados no Ikea podem ser comparáveis a um cenário de guerra. As melhores horas para circular na loja em paz, sendo este mais um dos segredos que os colaboradores do Ikea não contam, são as manhãs dos dias de semana, especialmente entre terça e quinta. Garantidamente, será uma sessão de compras sem stress.

5. Secção de descontos

Não ignore esta secção. Muitas vezes são aqui colocados produtos com pequenos defeitos, peças que faltam (mas que nem se nota), devoluções ou produtos de coleções mais antigas. Se já considera o Ikea como uma opção em conta, então não vai querer passar ao lado desta secção. Encontram-se verdadeiros tesouros por preços ótimos.

6. Produtos em exposição

Ainda são muitos os que cedem à tentação de retirar dos cenários ou espaços de demonstração, os produtos que estão em exposição em vez da caixa com o produto por montar. Não é estritamente proibido, mas não é exatamente permitido e vai fazer com que perca imenso tempo ao chegar à caixa, visto os colaboradores terem de pedir autorização para o poderem vender normalmente.

7. Comida barata e boa

Os produtos que são vendidos no café/restaurante do Ikea são bastante acessíveis e também estão à venda na secção de supermercado da loja. Fazem as delícias de miúdos e graúdos e são bastante em conta para um lanche ou outra refeição.

Veja também