Inês Silva
Inês Silva
29 Abr, 2018 - 10:00
Ser profissional no trabalho: 10 dicas práticas

Ser profissional no trabalho: 10 dicas práticas

Inês Silva

Ser profissional no trabalho é vital para progredir na carreira, ser respeitado e visto por todos como uma mais-valia para a equipa. Veja as nossas dicas.

O artigo continua após o anúncio

Começamos com duas questões: ser profissional no trabalho significa exatamente o quê? É fazer o seu trabalho bem e de forma consistente ou existem outros aspetos importantes para que seja visto como um profissional?

Podemos não saber exatamente a opinião do seu empregador sobre o que significa ser profissional. Mas todos sabemos, por experiência, o que leva a ser rotulado como “não profissional”, nomeadamente terminar tarefas ou projetos com atraso, não estar preparado para participar em reuniões, passar o tempo na bisbilhotice, tratar os colegas com desrespeito, fazer os outros esperar desnecessariamente, roubar ideias, falhar promessas e compromissos regularmente.

Ser profissional no trabalho é essencial para evoluir na carreira, ser levado a sério pelos colegas e ser visto por colegas e chefias como uma vantagem para a equipa de trabalho. Selecionamos algumas dicas que o vão ajudar a fazer as coisas de maneira profissional.

10 formas de ser profissional no trabalho

ser-profissional-no-trabalho

Agir como um profissional significa fazer o que for preciso para que os outros o vejam como alguém confiável, respeitador e competente. Dependendo da empresa e do tipo de trabalho, isto pode assumir muitas formas diferentes. Existem, no entanto, alguns traços comuns quando se trata de ser profissional no trabalho que incluem o seguinte:

  1. Competência: possuir as capacidades e conhecimentos que permitam fazer bem o trabalho.
  2. Confiabilidade: respeitar prazos e compromissos.
  3. Honestidade: sinceridade em relação aos pontos de situação e balanços.
  4. Integridade: ter princípios consistentes em todas as situações.
  5. Respeito: tratar todas as pessoas educadamente e de forma igual.
  6. Auto-atualização: permanecer atualizado profissionalmente.
  7. Ser positivo: ter uma atitude otimista e ser um solucionador de problemas.
  8. Apoiar os outros: partilhar os sucessos e estar disponível para ajudar os colegas de trabalho quando necessário.
  9. Manter o foco no trabalho: evitar que a vida privada tenha impacto no desempenho profissional e não tratar de assuntos pessoais no horário de trabalho.
  10. Ouvir com atenção: dar oportunidade às pessoas para explicarem melhor as suas ideias.

Ponha em prática os 10 pontos listados acima e aumente a probabilidade de criar uma reputação profissional positiva que o poderá ajudar a progredir na carreira, ter uma maior possibilidade trabalhar nas tarefas que mais gosta e conseguir também o respeito de colegas e chefias. Além disto tudo, a sua motivação e auto-estima também saem beneficiadas, ou seja, tudo boas razões para ser profissional no trabalho.

Veja também: