Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
24 Out, 2019 - 18:50

Seychelles: viagem de sonho às ilhas do verão eterno

Bárbara do Carmo

As ilhas Seychelles são um destino de sonho, onde o Verão dura praticamente o dia todo. Guia prático para uma jornada inesquecível.

Ilhas Seychelles

São 115 ilhas plantadas no meio do oceano índico na costa africana. Nas Seychelles, praias idílicas e resorts de luxo compõem o postal para os amantes de praia e de mergulho.

Aqui o luxo paga-se a preço de ouro, mas há coisas que têm que ser feitas pelo menos uma vez na vida. Por isso, deixe de sonhar com o paraíso na terra, faça as malas e parta à aventura.

Durante muitos anos as Seychelles estiveram sobre o domínio britânico, apesar de descobertas por Vasco da Gama. Desde 1976 que são independentes, consolidando a economia com o turismo.

ilhas seychelles: únicas e exclusivas

Vista geral das ilhas Seychelles

O turismo é o principal motor da economia nas ilhas e o sector que mais emprega os habitantes, sendo um dos países mais ricos de África. Mas o que torna as Seychelles tão especiais, únicas e exclusivas?

Antes de partirmos para o óbvio, as praias, uma visita às Seychelles deve começar pela capital – Vitória. 

Vitória é a capital mais pequena do mundo, e cheia de personalidade. Aqui concentra-se toda a vida política e financeira do país, apesar de ser uma cidade muito familiar.

A herança colonial está um pouco por toda a cidade, espelhada nos edifícios de traça inglesa, lado a lado com algumas modernas infra estruturas, como shoppings.

Vitória é uma cidade cheia de carisma, rodeada de vegetação exuberante e de vendedores ambulantes, que merece alguma demora.

Visite os vários jardins botânicos espalhados pela cidade, o Museu Nacional de História, o templo hindu Arul Mihu Navasakthi Vinayagar e os vários mercados que existem na cidade. Respire bem o ar africano e só depois parta à descoberta das praias de sonho. 

ilhas seychelles: Explorar de carro a ilha Mahé

Monumento nas ilhas Seychelles

Esta é a ilha de chegada e partida das Seychelles. Parta da capital, Vitória, e explore as praias únicas ao longo da costa: Anse Baleine para os amantes de surf, Anse Takamaka, Baía de Lazare, Anse Bouleau, Grand Anse são algumas das praias onde pode parar.

Mas o ideal é ir mesmo sem destino e ir parando conforme a sua vontade. A maioria das praias é deserta, o mar azul transparente e a areia fina e branca, difícil é mesmo escolher. 

Ainda em Mahé, imperdível é um passeio, em jeito de exploração, pelo Morne Seychellois National Park. Aqui é o sítio ideal para contactar com a fauna e flora variadíssima da ilha, enquanto percorre vários dos trilhos disponíveis: Trilho de Copelia e Trilho Morne Blanc.

Por estes caminhos vai ser impossível não se render aos encantos naturais de uma das ilhas mais exclusivas do mundo. Termine o passeio ao pôr do sol,  num dos miradouros que vai encontrar pelo caminho.

Na costa norte da ilha Mahé, vai encontrar um dos locais mais turísticos da ilha que, apesar de tudo, merece uma visita – Beau Vallon. 

Praias de Moçambique no Oceano Índico
Não perca Moçambique: praias de sonho banhadas pelo Índico

Ilhas seychelles: Grand’Anse Praslin

Para chegar ao outro lado do paraíso, Praslin, deve apanhar um barco que não custará mais de 60€. A viagem dura cerca de 1 hora. Mal coloque o pé em terra, deixe-se encantar pelo éden que é o Parque Nacional.

Aqui, imperdível é um dos trilhos na Reserva Natural do Vallée de Mai, onde pode fazer observação de pássaros e avistar das mais raras e bonitas aves do mundo, e ver as palmeiras coco-mer, das mais raras existentes no mundo.

Pointe Millers – Anse Georgette ou Anse Lazio são das praias mais bonitas que vai encontrar. Reserve um dia para um tour na ilha Curieuse e conheça as tartarugas gigantes, e para fazer mergulho na ilha St. Pierre.

Mergulho nas ilhas Seychelles

La Digue: última paragem antes do regresso

La Digue é o sítio ideal para conhecer o fundo mar – corais coloridos e peixes variados e de uma beleza digna da National Geographic, compõem a paisagem subaquática nesta ilha.

Na praia Anse Source d’Argent, apaixone-se pelo por do sol e delicie-se com uma água de coco, no extenso areal branco rodeado de vegetação. Na praia de Anse Severe nade com as tartarugas gigante,s uma experiência de vida.

Se quer uma praia deserta Anse Cocos é a sua cara. Em La Digue alugue uma bicicleta e pedale por toda a ilha, vai surpreender-se com os recantos únicos que vai encontrar. 

Gastronomia crioula, numa mescla com a cozinha francesa, asiática e indiana, muito rica em peixe, praias vindas do céu, paisagens naturais únicas e luxuriantes, resorts absolutamente enquadrados no meio ambiente, tornam este destino um dos mais românticos do mundo.

De facto, visitar as Seychelles é sinónimo de viagem a dois e de muito romance. Se o que deseja para as próximas férias incluí natureza, praia e amor, este é o destino que deve escolher. 

Como ir?

A Emirates voa de Lisboa para as Seychelles com preços a começar nos 800€ por pessoa.

Onde ficar?

Encontrar sítios acessíveis não será tarefa fácil. Se o orçamento não for impedimento fique hospedado nos vários resorts das ilhas e eleve a experiência nas Seychelles a um outro nível.  Raffles Praslin, Maia Luxury Resort & Spa Seychelles, Four Seasons Resort Seychelles, são alguns dos locais para pernoitar. 

Onde comer?

Tamassa Lounge e Seafood Restaurant, Restaurante Hibiscus e o Bonbon Plume Restaurant, são alguns dos restaurantes que pode experimentar. Mas acima de tudo, deixe-se levar pelas aparências e siga o seu instinto.

Veja também