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Marvin Tortas
Marvin Tortas
18 Set, 2020 - 15:07

Sabe o que significam as principais siglas do mundo automóvel?

Marvin Tortas

Este é um quizz para petrolheads. Conhece o significado de ABS, ESP, LKAS, PDK ou TDI? Simplificamos a imensidão de siglas auto existentes no mercado.

Painel de instrumentos

Com o constante desenvolvimento da tecnologia, as siglas auto têm vindo a aumentar e, consequentemente, a sua interpretação pode tornar-se ainda mais complicada, uma vez que os construtores das marcas classificam sistemas idênticos com siglas diferentes.

O levantamento iconográfico da informação a reter no painel de instrumentos é um dos trabalhos mais exaustivos no design interior automóvel. As presentes transformações das plataformas digitais no meio automóvel surgem em força e a aplicação de ecrãs nos interiores dos veículos reflete que a interatividade a bordo é o futuro.

Os sistemas de segurança e auxílio à condução apoiam-se sobretudo nestas siglas, pelo que convém saber interpretá-las, de modo a perceber o que o seu carro lhe está a reportar. 

Hoje em dia, algumas das siglas auto começam a estar progressivamente associadas ao sistema de inteligência artificial. Este estado de arte, ainda que aplicado em modelos particulares (maioritariamente protótipos de testes), pretende avaliar o comportamento do carro em estrada e comunicar diretamente ao condutor, alertando para perigos, falhas de componentes e anomalias suspeitas, relacionadas com a mecânica do automóvel.

Conheça, separadamente, uma lista com as mais comuns e outra lista mais extensiva com as restantes.

O significado das principais siglas autO

Painel de Instumentos

Siglas auto mais comuns

ABS (Anti-lock Braking System): refere-se ao sistema de travagem anti-bloqueio. Os sensores nas rodas comunicam a informação sobre uma travagem mais brusca a uma central eletrónica interna que determina que se solte gradualmente o travão. Se este símbolo aparecer no painel em situações de condução regular, não é algo normal e deverá consultar a opinião de um mecânico.

ESP (Eletronic Stability Program): traduz-se por programa eletrónico de estabilidade e tem como função reconduzir o automóvel à sua trajetória original, nos casos em que perde a estabilidade, quer seja no eixo traseiro, quer dianteiro. Essencial sobretudo para uma condução mais segura, nos automóveis mais recentes pode desativar o ESP por meio de um botão no painel de controlo.

TCS (Traction Control System) ou, também denominado, ASR (Anti Slip-Regulation): é o sistema de controlo de tração ou sistema de controlo antipatinagem. A sua função primordial é permitir que a viatura arranque ou acelere em pisos mais molhados ou apenas escorregadios, sem que as rodas deslizem.

Evitando a perda de aderência, este sistema proporciona segurança extra ao veículo e ao condutor, enquanto poupa o desgaste dos pneus. Tal como o sistema anterior, o TCS também pode ser desativado, se assim for a vontade do condutor. Contudo, não há qualquer problema se o mantiver ativo durante toda a vida útil do automóvel.

EBD (Eletronic Brake Force Distribuition): diz respeito à distribuição eletrónica da força de travagem. Este sistema controla a força dos travões nos eixos traseiro e dianteiro. É um auxiliar que complementa o sistema ABS de forma a proporcionar uma melhor distribuição das forças que são utilizadas na travagem.

BAS (Brake Assist System): é o sistema de auxílio à travagem de emergência, que reforça a força no travão quando o condutor carrega no travão com muita força. O BAS atua em conjunto com o ABS e o anterior sistema EBD.

Outras siglas auto

  • ABS (Anti-Locking Braking System) – Sistema de travão anti bloqueio;
  • ABSD (Active Blind Spot Detection) – Sistema de deteção do ângulo morto;
  • ACC (Adaptative Cruise Control) – Controlo de velocidade adaptativo;
  • AEB (Assist Emergency Braking) – Assistente de travagem de emergência;
  • AFL (Adaptive Forward Lighting) – Luzes frontais adaptativas;
  • AFS (Advanced Front Lighting Systems) – Sistema avançado de luzes frontais;
  • ASC (Active Stability Control) – Controlo de estabilidade;
  • ASCC (Advanced Smart Cruise Control) – Controlo de velocidade cruzeiro avançado;
  • AVMS (Automatic Vehicle Monitoring System) – Sistema de monitorização do veículo;
  • AWD (All Wheel Drive) – Sistema de tração integral;
  • BAS (Break Assist System) – Sistema de assistente de travagem;
  • BCW (Blind-Spot Colision Warning) – Alerta de colisão;
  • BLIS (Blind-Spot Information System) – Sistema de deteção do ângulo morto;
  • BSD (Blind Spot Detection) – Sistema de deteção do ângulo morto;
  • BSM (Blind Spot Monitoring System) – Sistema de deteção do ângulo morto;
  • DAA (Driver Attention Alert) – Sistema de alerta ao condutor;
  • DAW (Driver Alert Warning) – Sistema de alerta ao condutor;
  • DCT (Dual Clutch Transmission) – Transmissão de dupla embraiagem;
  • DSC (Dynamic Stability Control) – Controlo de estabilidade;
  • DSG (Direct Shift Gearbox) – Caixa de velocidades de dupla embraiagem;
  • DSR (Downhill Speed Regulation) – Controlador de velocidade em descidas;
  • DSTC (Dynamic Stability Traction Control) – Sistema de controlo de estabilidade e tração;
  • DTC (Dynamic Traction Control) –  Controlo de tração;
  • EAS (Electrically Assisted Steering) – Direção com assistência elétrica;
  • EAT (Electronic Automatic Transmission) – Transmissão automática;
  • EBA (Emergency Brake Assist) – Assistente de travagem de emergência;
  • EBD (Electronic Brake force Distribution) – Distribuição eletrónica da força de travagem;
  • EDC (Efficient Dual Clutch) – Caixa de velocidades de dupla embraiagem;
  • ESC (Electronic Stability Control) – Controlo de estabilidade;
  • ESP (Electronic Stability Program) – Controlo de estabilidade;
  • ESS (Emergency Stop Signal) – Sinal de paragem de emergência;
  • FCA (Forward Collision Avoidance Assist) – Assistente de prevenção da colisão;
  • FCWS (Front Collision Warning System) – Sistema de alerta de colisão;
  • GTI (Gran Turismo Iniezione) – Motor de injeção eletrónica de combustível;
  • HAC (Hill Assist Control) – Controlador de arranque em subidas;
  • HBA (High Beam Assist) – Assistente de luzes de máximos;
  • HDC (High Descent Control) – Controlador de velocidade em descidas;
  • HID (High Intensity Discharge) – Descarga de alta intensidade;
  • HUD (Head up display) – Head-up Display;
  • LAS (Lane-keep Assist System) – Sistema de assistência à transposição involuntária da faixa rodagem;
  • LDAS (Lane Departure Avoidance System) – Sistema de aviso à transposição involuntária da faixa rodagem;
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – Sistema de aviso à transposição involuntária da faixa rodagem;
  • LED (Light Emitting Diode) – Diodo de emissão de luz;
  • LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de assistência à transposição involuntária da faixa rodagem;
  • MRCC (Mazda Radar Cruise Control) – Radar de velocidade cruzeiro da Mazda;
  • PDC (Park Distance Control) – Sistema de sensores de estacionamento;
  • PDK (Porsche Doppel Kupplung) – Sistema de Caixa Automática da Porsche;
  • RCCW (Rear Cross-Traffic Collision Warning) – Alerta de trânsito na retaguarda;
  • RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Alerta de trânsito na retaguarda;
  • RVM (Rear View Monitoring) – Monitorização do trânsito na retaguarda;
  • SBCS (Smart City Brake Support) – Sistema de travagem autónoma em cidade;
  • SIPS (Side Impact Protection System) – Sistema de proteção de impacto lateral;
  • SLIF (Speed Limit Information Function) – Função de informação do limite de velocidade;
  • SLS (Straight Line Stability) – Sistema de assistência à faixa de rodagem;
  • SPAS (Smart Park Assist System) – Sistema de assistência ao parqueamento;
  • SWPS (Steering Wheel Position System) – Sensor de posição do pneu;
  • S&S (Start and Stop) – Sistema de paragem e arranque do motor;
  • TCS (Traction Control System) – Sistema de controlo de tração;
  • TSR (Traffic Sign Recognition) – Reconhecimento de sinais de trânsito;
  • TDI (Turbocharged Direct Injection) – Sistema de motores turboalimentados do grupo VAG;
  • TPMS (Tyre Pressure Monitor System) – Sistema de monitorização da pressão dos pneus;
  • TVBB (Torque Vectoring by Breaking) – Sistema de vetorização do binário;
  • VSA (Vehicle Stability Assistant) – Controlo de estabilidade;
  • VSM (Vehicle Stability Management) – Controlo de estabilidade;

Em alguns casos, certos construtores de automóveis possuem a sua própria tecnologia no desenvolvimento de sistemas de auxílio à condução que permitem a eficácia e segurança dos seus modelos de série. 

Uma vez que a tecnologia é vinda de “casa”, o nome e aplicabilidade das siglas automóveis têm autoria própria das marcas que a conceberam.

É um mundo vasto, mas não há nenhum petrolhead que não goste de saber o significado destas siglas.

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