Desde Janeiro deste ano que os trabalhadores independentes que utilizam recibos verdes podem solicitar a descida de escalão dos descontos. No entanto, o número excessivo de pedidos está a baralhar o sistema da Segurança Social, que não está a conseguir dar resposta ao volume dos pedidos.
Todos os pedidos para descer de escalão podiam ter sido apresentados ou no mês de Fevereiro, ou no mês corrente de Junho, mas a verdade é que só agora entrou o maior número de solicitações. No entanto, segundo noticia o Jornal de Negócios, os pedidos de Julho continuam sem resposta, o que atrasa de forma substancial todo o processo.
Contactados pelos media, os serviços da Segurança Social justificam os atrasos devido a “problemas informáticos”. No entanto, o Jornal de Negócios avança com outra teoria: “as reformas e aposentações antecipadas de pessoal da Administração Pública estão a deixar o serviço sem gente suficiente para atender todos os pedidos, o que atrasa todo o processo”, conclui-se.
Em reacção, os trabalhadores independentes estão a exigir que a Segurança Social reponha com retroativos os valores cobrados acima dos escalões justos desde Fevereiro.
Veja também: