Márcio Matos
Márcio Matos
11 Jul, 2019 - 02:07
Sousse: o esplendor do litoral mágico da Tunísia

Sousse: o esplendor do litoral mágico da Tunísia

Márcio Matos

Sousse fica no litoral da Tunísia e tem muito para mostrar. O seu património, cultura e praias maravilham quem visita esta cidade cheia de história.

O artigo continua após o anúncio

Na costa mediterrânica, a 150km da capital tunisina, eis que surge Sousse. Uma cidade desconhecida para muitos, mas que guarda uma série de encantos para explorar. Com uma história já longa, Sousse é uma agradável surpresa e uma fusão de influências fenícias, romanas, bizantinas e árabes. Parta à descoberta desta cidade mágica.

Sousse: a cidade fantástica do litoral tunisino

sousse

Sousse é a capital da região do Sahel, litoral ocidental da Tunísia. Esta é uma região importante do ponto de vista económico e histórico, apresentando marcas do tempo dos fenícios e romanos.

Um dos produtos muito associados a esta região é o azeite. Por aqui é possível encontrar grandes plantações de olivais, pelo que a azeitona e o azeite têm um valor fulcral na economia local. Para ter uma noção, é desta zona que provêm 2/3 do azeite produzido em toda a Tunísia, país que é o quarto maior produtor mundial deste ingrediente.

Grande Mesquita de Sousse

sousse

A mesquita data do século IX e é possível visitar o seu átrio e pátio interior, mas não a zona de oração. A construção está integrada na muralha da cidade e foi projetada à semelhança da Grande Mesquita de Kairouan, uma das mais sagradas do islão. O átrio é amplo e repleto de inscrições do corão nas suas paredes.

Ribat

sousse tunisia

Ao lado da Grande Mesquita de Sousse fica o Ribat, um mosteiro muçulmano fortificado, rodeado por muralhas defensivas, datado do século IX. Esta fortificação serviu para defender Sousse das invasões cristãs vindas de Itália.

Logo na entrada, há pequenos compartimentos que serviam para acolher viajantes e comerciantes que percorriam as rotas comerciais da Tunísia. No passado, o Ribat chegou também a servir de abrigo para a população. Chegou ainda a funcionar como escola corânica.

Na zona superior, existe uma torre, com cerca de 27 metros de altura, à qual é possível subir. No topo, as vistas sobre a cidade e o porto, o kasbah e a muralha são absolutamente deslumbrantes.

Medina

sousse tunisia

A medina de Sousse é uma das mais bem conservadas de toda a Tunísia. Trata-se de uma cidade tipicamente árabe, com o tradicional núcleo histórico e com uma muralha imponente. O centro é composto por ruas estreitas e sinuosas, escadarias, túneis, que fazem da medina uma espécie de labirinto encantador.

O artigo continua após o anúncio

Por estes caminhos, é fácil encontrar lojas de artigos artesanais, ótimas para comprar aquelas lembranças que sempre gostamos de trazer das férias. Como não é uma cidade demasiadamente turística e como os preços reduziram bastante, fruto da desvalorização da moeda tunisina, este é um destino bastante acessível para a maior parte dos turistas europeus, por exemplo.

Pelas ruelas da medina, apresentam-se outras mesquitas mais pequenas e zaouias e santuários de místicos sufistas (nomeadamente, o de Zaouia Zakkak). Este último trata-se de um complexo com mesquita, madrassa e mausoléu, com um minarete que se destaca no meio envolvente.

Kasbah

sousse tunisia

Fonte: Wikimedia Commons/Habib M’henni

O antigo kasbah funciona, atualmente, como museu e conserva alguns dos mais bonitos mosaicos dos edifícios romanos da região. Serve, assim, de testemunho da cidade romana de Hadrumetum que aqui existiu até ao século VII. Trata-se de um Museu Arqueológico que reúne, sobretudo, objetos recuperados do período romano e bizantino.

Onde ficar?

Muitos turistas visitam esta cidade tunisina, embora não estejam aí alojados, dedicada um dos seus dias de férias na Tunísia para irem até esta região e descobrirem os seus encantos. Porém, se o seu objetivo é mesmo instalar-se em Sousse, então fique a saber que esta cidade possui muitos hotéis, prontos para o acolherem.

Naturalmente que as cadeias de 5 estrelas garantem uma acomodação luxuosa e super confortável, como é o caso do Hotel Paris. Outra opção igualmente agradável e mais em conta, é ficar-se pelo Hotel Gabes.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp