Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Jul, 2018 - 11:00

Sushi: o que pedir? Guia para saber ler a carta na ida ao japonês

Helena Peixoto

Sushi: o que pedir? Ir ao restaurante japonês pode ser uma verdadeira experiência gastronómica. Aprenda, de A a Z, como interpretar a carta.

Sushi: o que pedir? Guia para saber ler a carta na ida ao japonês

Sushi: o que pedir? Temos o guia completo que procurava para saber identificar na carta do restaurante japonês exatamente aquilo que quer pedir – e é um guia ilustrado, para que a refeição corra às mil maravilhas!

Se não sabe bem o que pedir numa ida ao sushi, não se preocupe: depois de ler este artigo nunca mais vai ter dúvidas. Nigiri, temaki, wasabi, ebi… São tantos nomes fora do comum que aparecem na carta dos restaurantes de sushi – certo? Para que não peça sempre de forma aleatória, partindo à descoberta, criamos este guia com as principais expressões que vai encontrar na carta do restaurante japonês.

Sushi: o que pedir? O guia ‘japonês’ que sempre procurou

O sushi é, sem dúvida, o mais famoso prato japonês, tanto para locais como para estrangeiros. No entanto, estes ‘conjuntinhos’ de arroz com peixe e legumes no meio ou em cima têm alguma ciência e variedade. Confira o nosso glossário e não erre mais!

Nigiri

Pequenas porções de arroz com finas fatias de peixe ou frutos do mar crus por cima. Os mais comuns são os de atum, camarão, lula, polvo e salmão.

 

Gunkan

Os gunkan são o inverso das peças mais comuns (enroladas por algas), uma vez que é o peixe que enrola a peça de arroz. Pode ter ou não recheio e esse recheio pode ser de peixe, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes.

 

Noori

Esta é a peça de sushi mais comum. Pequenos rolinhos de arroz são enrolados por folhas finas e crocantes de alga e podem ser recheados com peixe, legumes ou até frango panado.

 

Temaki

Os temakis são uma espécie de cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes. Alguns restaurantes vão mais além e trocam a alga por ovo.

 

Chirashi

O chirashi consiste numa taça ou prato de arroz de sushi com frutos do mar e fatias de peixe espalhadas por sobre ele.

 

Sashimi

O sashimi consiste em fatias de peixe cru finalmente cortadas. Pode ser atum, salmão, peixe branco, polvo, camarão e cavala. Estas peças têm se ser extremamente frescas.

 

Como comer sushi? Veja aqui o passo a passo para saber comer como um japonês >>

Tempura

A tempura são peças de frutos do mar ou de vegetais panados num polme específico e depois fritos. Curiosamente, foi introduzido no Japão pelos portugueses!

 

Kaiso

As kaiso são os diferentes tipos de algas, uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. As mais usuais são as wakame (muito usada em sopas como a de miso), konbu (ingrediente básico nas restantes sopas).

 

Wasabi

É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, é geralmente servido na forma de uma pasta verde e deve ser consumido durante a refeição de sushi para estimular a digestão e prevenir intoxicações.

 

Sunomono

Imagine uma salada avinagrada – que é, aliás, a tradução literal da palavra sunomono. Este é o acompanhamento perfeito para o sushi ou uma entrada deliciosa, especialmente quando já vem servido com uma espécie de ceviche, com pequenos pedaços de peixe cobertos sementes de sésamo. A versão mais comum que vai encontrar é finas fatias de pepino envolvidas num molho agridoce feito à base de vinagre de arroz e açúcar.

 

Veja também: