Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Jun, 2019 - 12:03

São João: 10 tascas para comer sardinhas assadas no Porto

Mónica Carvalho

Descubra 10 das melhores tascas para comer sardinhas assadas no Porto e aproveitar em grande a melhor noite do ano: o São João, pois claro.

São João: 10 tascas para comer sardinhas assadas no Porto

Fomos à procura das melhores tascas para comer sardinhas assadas no Porto e descobrimos, felizmente, que alguns locais se mantêm fiéis às tradições e à comida típica.

É certo que uma cidade não pode ficar parada no tempo por muito bom que seja tudo aquilo que já existe. Os novos restaurantes e as novas gastronomias e tipos de culinária permitem descobrir outros mundos, outros sabores e texturas que em muitos nos enriquecem enquanto seres humanos.

Mas quando o assunto é o São João, que é apenas a noite mais animada do ano, a tradição manda. Principalmente a bela da sardinha assada. Por isso, descubra os melhores locais para se deliciar.

Melhores tascas para comer sardinhas assadas no Porto… E arredores!

melhores tascas para comer sardinhas assadas no porto

Adega do Conde

A Adega do Conde é o restaurante ideal se procura um sítio rústico para comer sardinhas assadas e a um preço bem acessível. Localiza-se na Ribeira, que é, aliás o melhor local para ver o fogo de artifício de São João, que enche os céus de luz religiosamente à meia-noite.

Adega do Quim

A Adega do Quim é do mais típico que pode conhecer. Localiza-se na Baixa portuense, bem perto da bonita estação de comboio São Bento, logo, em pleno coração da vida cultural portuense.

Seja ao balcão ou sentado à mesa, a comida caseira deste espaço é muito saborosa e muito portuguesa: há sempre bifanas, moelas, panados, rissóis, pataniscas e filetinhos de pescada. Já no verão, é, sem dúvida alguma, uma das melhores tascas para comer sardinhas assadas no Porto.

Adega São Nicolau

Voltamos à Ribeira, onde encontramos mais uma das melhores tascas para comer sardinhas no Porto: a Adega de São Nicolau e a sua incrível vista sobre o Douro, o que faz com que seja um espaço muito apreciado pelos turistas.

Além da sardinha assada, o espaço tem outras especialidades bem originais, como a língua estufada e rabo de boi assado.

Casa Bragança

Bem perto da Igreja dos Clérigos, a Casa Bragança é um bom sítio para comer deliciosas sardinhas assadas.

É um local bem simples e típico, o que se revela quase como um contraste em comparação com outros restaurantes da zona.
Sardinhas assadas, vitela à jardineira e robalo grelhado são algumas das especialidades deste restaurante.

O Buraquinho

O Buraquinho localiza-se na Praça Poveiros e tem um nome muito apropriado, ou não fosse o restaurante localizar-se numa cave, à qual se acede após descer alguns degraus, onde o espera um cenário muito tradicional, com muitos espelhos, canecas e frutas de plástico penduradas.

É uma “casa especializada em bons petiscos, bucho, papas, caldo verde, sandes, lanches e bons vinhos”, a preços bem populares que, em muitos pratos, rondam os quatro euros.

Seja para comer sardinhas assadas ou outros pratos da sua preferência, este é um dos locais a conhecer, até pela sua história: está aberto ao público há mais de 90 anos.

O Guindalense

É um dos locais mais procurados na Invicta seja pelas sardinhas assadas, seja para beber uma cerveja bem fresquinha, ao mesmo tempo em que se aprecia uma das melhores vistas sobre a cidade do Porto, Vila Nova de Gaia e rio Douro.

A sede do clube Guindalense localiza-se na Escada dos Guindais, possui dois pisos, logo há espaço para muita e boa gente.

Mas se pensa em eleger este local para passar a noite de São João, saiba que deve chegar bem cedo, pois não serão aceites reservas.

O Muro

Em plena Ribeira encontra um restaurante que quer destacar o melhor da cozinha nacional, conferindo-lhe um toque de mestre Michelin. Explicamos melhor. O Muro foi fundado por uma conceituada família produtora de vinhos e por um chef com estrelas Michelin.

Os talentos de ambos resultaram num espaço de dois andares em frente ao Douro, onde antes era a sede social da Calem.

O restaurante tem um aspeto bem caseiro, a começar pela decoração das paredes, onde existem várias fotografias antigas do Muro dos Bacalhoeiros, da coleção privada de Calem, e um barco em miniatura dos artesãos Naná pai e filho, bem conhecidos da região.

Rei da Sardinha Assada

Rumamos a Matosinhos para conhecer o Rei da Sardinha Assada, restaurante que prima pelo peixe fresco, seja qual for a época do ano, sendo que, no verão, quem manda é a sardinha assada, pois claro.

Mas há muitos outros peixes grelhados na hora, como pargo, robalo, carapau, dourada, chocos ou pescada, para deliciar qualquer apetite.

Tasca do Cais

Neste local, em pleno Cais de Gaia, tem a garantia de ser bem recebido e de ser tratado como um amigo da família.

Além disso, a decoração agradável a aliar as vistas impressionantes para a cidade do Porto, fazem deste espaço uma das melhores tascas para comer sardinhas assadas no Porto.

  • Morada: Avenida Ramos Pinto, nº 420 (Vila Nova de Gaia)
  • Contactos: sem informação
  • Ver restaurante >>

Taberna Santo António

Miragaia é um dos bairros do Porto que mais se mantém fiel à essência portuense, com as casas coloridas, as roupas a secar às janelas, os pregões dos vendedores ambulantes, o sotaque cerrado que nos fazem sentir em casa.

E é também por lá que encontra um dos locais mais típicos para comer sardinha assada: a Taberna de Santo António. Quando lá for, aproveite também para provar os famosos rissóis de queijo e orégãos.

Veja também: