Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
19 Jun, 2018 - 15:58

Surpreenda-se com a tecnologia presente na bola do Mundial 2018

Nuno Margarido

Descubra a tecnologia presente na bola do Mundial. O que se esconde entre os pontapés dos craques? Um novo olhar para os fãs do desporto rei.

Surpreenda-se com a tecnologia presente na bola do Mundial 2018

Há muita tecnologia presente na bola oficial do Mundial 2018, ao ponto de esta ser mesmo considerada uma bola verdadeiramente revolucionária.

Uma revolução que começa logo no nome da mesma – Adidas Telstar 18 – inspirado no nome de um satélite russo lançado para o espaço em 1962. Mas qual é a tecnologia presente na bola do Mundial e o que é que esta tem de especial?

Descubra a tecnologia presente na bola do Mundial

bola do mundial

Fonte: Adidas/Divulgação

Uma homenagem à primeira bola

A Adidas Telstar 18 é uma singela homenagem da própria Adidas à primeira bola da marca a ser utilizada em Mundiais de futebol. A primeira Adidas Telstar foi utilizada nos Mundiais de 1970 e 1974 e foi responsável pela introdução dos painéis brancos e pretos que acabaram por se tornar um ícone das bolas de futebol.

Painéis redesenhados

A nova Adidas Telstar 18, à semelhança dos modelos que vão surgindo a cada quatro anos, possui painéis com um formato inédito. São oito painéis no total, unidos sem qualquer costura e com um relevo “pixelizado”.

Esta nova bola acabou por ser elogiada por muitos jogadores. Porquê? Porque não varia tanto de direção na trajetória que realiza e porque é mais fácil de agarrar para quem está na baliza.

Um chip para interagir com o público

“O chip permite que os utilizadores interajam com a bola através de um smartphone. Posteriormente, cada bola gera um identificador único, desbloqueando conteúdo e informações exclusivas para o utilizador. Esta experiência personalizada e com reconhecimento de localização apresenta detalhes específicos de cada bola e dá acesso a desafios nos quais os utilizadores podem participar na preparação para o Campeonato do Mundo”, revelou a Adidas.

Um chip NFC. Esta é a grande novidade da tecnologia presente na bola do Mundial. Um chip que permite uma interação nova com os fãs da modalidade e que também oferece informações à própria FIFA. Para os fãs, este chip oferece apenas uma experiência passiva, para a entidade organizadora a história é outra.

A FIFA terá aceso a vários dados em tempo real, como o deslocamento, a velocidade, o posicionamento global… Inovações que permitirão criar a bola perfeita, no futuro.

Veja também: