Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
26 Set, 2018 - 17:39

Estas tecnologias vão passar à história já em 2020

Nuno Margarido

A tecnologia tem evoluído a um ritmo alucinante e, por isso, decidimos fazer uma lista com 11 tecnologias que estarão obsoletas em 2020. Ora espreite!

Estas tecnologias vão passar à história já em 2020

Os cabos tenderão a desaparecer e a dar lugar a tecnologias sem-fios, o papel tem os dias contados… Arriscámos pegar na bola de cristal e apostar em 11 tecnologias que estarão obsoletas em 2020.

Tecnologias de um só uso apenas – como calculadoras, despertadores e muito mais – que já têm perdido bastante terreno nos últimos anos e que poderão desaparecer “do dia para a noite”.

11 tecnologias que estarão obsoletas em 2020

1. Revistas e jornais

Começa a ser uma tendência cada vez mais acentuada: as publicações em papel têm vindo a desaparecer nos últimos anos para dar lugar a uma aposta exclusivamente online. Em Portugal, o antiquíssimo Diário de Notícias decidiu recentemente passar de diário a semanário, continuando a informar os leitores diariamente através do site online.

2. Câmaras compactas

tecnologias que estarão obsoletas em 2020

As velhinhas câmaras digitais compactas – adquiridas maioritariamente pelas faixas etárias mais velhas lá de casa – têm os dias contados. Porquê? Porque os smartphones têm trilhado um caminho de sucesso no que diz respeito à fotografia.

3. Disco externo

O número de discos externos produzidos em todo o mundo tem vindo a decair nos últimos anos. Porquê? Porque o conteúdo está praticamente sempre à mão e não precisa de ser guardado em lado nenhum, pois quando é preciso, existe a “cloud”.

4. Mapas de papel

tecnologias que estarão obsoletas em 2020

Serviços como o Google Maps – e a possibilidade de ter Internet em qualquer lado – têm assumido uma importância vital na vida de muitos viajantes. Os mapas de papel serão mais uma das coisas que estarão obsoletas em 2020.

5. Livros de referência

Dicionários, enciclopédias… e até as conhecidas páginas amarelas que possuíam o número de todas as residências! Estes livros passaram à história com a chegada da Internet e com o mundo cada vez mais interligado.

6. Aparelho GPS

tecnologias que estarão obsoletas em 2020

Os smartphones também já possuem GPS e serviços capazes de nos levar a qualquer lado a qualquer altura. Possuem até muitas informações que um aparelho GPS não consegue fornecer.

7. Formulários em papel

Tudo o que se fazia em papel, agora faz-se com computadores. Tudo? Não, nem tudo, mas a importância do papel para a assinatura de contratos, para entrega de trabalhos escolares, para o preenchimento de formulários (e muito mais!) tem vindo a desaparecer.

8. Fax

tecnologias que estarão obsoletas em 2020

Se ainda não desapareceram, estão praticamente ultrapassadas. Há dúvidas de que esta será uma das tecnologias que estarão obsoletas em 2020?

9. DVD

Os serviços de streaming têm alimentado milhões de utilizadores que procuram um pouco de entretenimento a todo o momento. Conteúdo que pode ser facilmente reproduzido na televisão com um cabo HDMI.

10. Auscultadores com fios

tecnologias que estarão obsoletas em 2020

Uma realidade que começa a acentuar-se enquanto lê este artigo. Os auscultadores sem fios vieram para ficar e farão com que os que existiam antes se tornem em verdadeiras relíquias.

11. Despertadores

Ainda há pessoas que utilizam o clássico despertador para acordar pela manhã? Os smartphones já têm essa funcionalidade há muito tempo. Os despertadores serão, sem dúvida alguma, uma das tecnologias que estarão obsoletas em 2020.

Veja também: