Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
27 Jul, 2018 - 14:33

Os 16 telemóveis que emitem mais radiação

Patrick Antunes

Já deve saber que os telemóveis podem ser prejudiciais à saúde. Mas sabe quais são os telemóveis que emitem mais radiação? Veja a lista e os cuidados a ter.

Os 16 telemóveis que emitem mais radiação

São raros os momentos em que estamos longe do telemóvel, seja a telefonar ou nas redes sociais e até a dormir o colocamos na mesa de cabeceira à espera que desperte para mais um dia de trabalho. Como é uma tecnologia tão familiar, nem pensamos que emitem radiação, apesar de haver telemóveis que emitem mais radiação do que outros.

De acordo com um estudo (Future in Focus 2017) da comScore, vamos passar cerca de 5 anos das nossas vidas nas redes sociais, ou seja, a média de utilização diária de uma pessoa é de 2 horas.

Não é só o tempo de utilização que preocupa (muito), mas também os níveis de radiação a que estamos sujeitos durante esse período. Mesmo não havendo uma regulação internacional acerca deste assunto e vários estudos a chegarem a um resultado inconclusivo no que toca aos efeitos nocivos dessa radiação, a verdade é que esses gadgets que transportamos connosco para todo o lado emitem radiação.

Quais são os telemóveis que emitem mais radiação?

telemóveis que emitem mais radição

O Departamento Federal Alemão para a Proteção de Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz) tem uma base de dados de smartphones e do seu nível de radiação.

Na lista que lhe apresentamos a seguir, 10 são de marcas chinesas – Xiaomi, OnePlus, Huawei e ZTE. Mas também encontramos os smartphones premium da Apple – iPhone 7, 7 Plus e o iPhone 8.

A radiação electromagnética é medida em watts por quilograma e os valores são específicos à utilização do equipamento junto à orelha.

Estes são apenas alguns dos telemóveis que emitem mais radiação.

  1. Xiaomi Mi A1 – 1.75 W/kg
  2. OnePlus 5T – 1.68 W/kg
  3. Huawei Mate 9 – 1.64 W/kg
  4. Nokia Lumia 630 – 1.51 W/kg
  5. Huawei P9 Plus – 1.48 W/kg
  6. Huawei GX8 –  1.44 W/kg
  7. Huawei P9 –  1.43 W/kg
  8. Huawei Nova Plus – 1.41 W/kg
  9. OnePlus 5 – 1.39 W/kg
  10. Huawei P9 Lite – 1.38 W/kg
  11. iPhone 7 – 1.38 W/kg
  12. Sony Xperia XZ1 Compact – 1.36 W/kg
  13. iPhone 8 – 1.32 W/kg
  14. ZTE AXON 7 mini – 1.29 W/kg
  15. Blackberry DTEK60 – 1.28 W/kg
  16. iPhone 7 Plus – 1.24 W/kg

Cuidados a ter

Mesmo com os estudos a serem inconclusivos, recomenda-se que se tomem cuidados em relação ao uso excessivo dos telemóveis. Para evitar a exposição à radiação electromagnética dos aparelhos, apenas tem de reduzir o tempo que passa ao telemóvel.

Quando for dormir, deixe-o num local afastado de si. Não só reduzirá a absorção da radiação como também não fica tentado a utilizar o telemóvel antes de adormecer. Nestes períodos noturnos, a utilização do smartphone, devido à luz azul dos ecrãs, altera o nosso “relógio biológico” e prejudica a qualidade do sono.

É recomendado que, duas horas antes de ir dormir, não se utilize qualquer aparelho eletrónico para o seu cérebro ter realmente um momento de descanso.

Veja também