ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Nov, 2021 - 11:17

Tendências de decoração de Natal 2021: o que não pode faltar

Mónica Carvalho

As lojas já estão com aquele ar mágico de final de ano. Conheça, então, quais são as tendências de decoração de Natal para 2021.

tendências de decoração de natal

Ainda que os números da pandemia estejam novamente a aumentar, existe a esperança de podermos passar um Natal mais “normal”, junto da família que tão bem nos faz. Como tal, estamos animados com a ideia de vestir a casa a rigor para a quadra. Mas, sabe quais são as principais tendências de decoração de Natal para deixar o seu lar – e a sua alma – totalmente embrenhados com o espírito mágico da época mais bonita do ano?

Não precisa de mudar a decoração todos os anos, é verdade, mas existem mesmo tendências atuais para decorar a casa para as festas de final de ano e, por vezes, basta um pequeno apontamento para tornar tudo diferente.

Ser consciente é fundamental e a primeira grande tendência deste e de todos os Natais.

Sabemos – e gostamos de lembrar – que o Natal não é uma época onde deve predominar o consumismo, mas antes o amor, a alegria, a simplicidade. Nesse sentido, a nossa dica é que, sempre que possível, reaproveite os materiais que tem em casa.

7 tendências de decoração de Natal para conhecer

Inspiração escandinava

Para este ano, deixe de lado o brilho e opte por um lado mais neutro e natural que apelam ao lado mais simples da vida. O que é que isto significa na prática? O uso de tons claros e suaves, como é o caso das cores pastel.

De igual modo, os materiais naturais são algo a reter. Falamos de cortiça e madeira, que encontra facilmente sem gastar dinheiro e que podem dar origem a decorações muito originais.

Árvore de Natal com materiais recicláveis

Quase que esta dica se pode ligar com a anterior e com o nosso conselho no início do artigo: o uso de materiais recicláveis, que apelem ao nosso lado mais sustentável e ajudem a preservar o meio ambiente.

Por exemplo: não precisa de gastar muito dinheiro a comprar uma árvore de Natal. Por que não aproveitar para juntar a família e fazer algo diferente? Seja com galhos de madeira que encontre na rua, caixas de ovos, rolhas de cortiça – o importante é mesmo acionar o nosso modo criativo no máximo.

Ouro sobre azul

De um extremo a outro, chegamos às tendências que revelam um Natal tradicional, de brilho e cor.

Se precisa de renovar muita coisa e vai mesmo fazer umas compras para renovar o Natal aí de casa, então, tenha em consideração que entre as principais tendências de decoração encontramos os tons de azul e dourado – uma combinação um pouco invulgar, mas que acaba por se tornar bastante chamativa e iluminada.

Por isso, se um Natal cheio de tradição na decoração for a sua escolha, fique de olhos postos nestas cores.

Folhas de eucalipto

Além dos muitos benefícios que traz à saúde, o eucalipto está a tornar-se cada vez mais popular nos arranjos florais e na decoração em vários momentos, especialmente o Natal.

Assim sendo, se tiver um parque ou um jardim por perto, vá dar um passeio e recolha as que encontrar no chão, para depois usar em diversos motivos decorativos: no centro de mesa, na coroa da porta, para fazer uma grinalda para colocar nos móveis…

Luzes por todo o lado

Quem gosta do Natal e fica louco com as decorações, sabe que há algo que não pode mesmo falta nunca. Por isso, esta é uma tendência de decoração de Natal que nunca sai de moda e que, este ano, queremos multiplicar.

Falamos das luzes. Brancas, amarelas, verdes, azuis… Não interessa, o importante mesmo é ter muitas e boas luzes a piscar por todo o lado.

E não significa que deve usar apenas no pinheiro. Experimente colocar nas cortinas, a rodear o centro de mesa, a ladear as estantes ou prateleiras… Garantimos que a sua casa ficará um verdadeiro encanto.

Velas natalícias

As velas natalícias são também um must-have em qualquer casa e por vários motivos. Além de deixarem a casa mais bonita e dentro do espírito, podem deixar no ar um aroma a Natal – para isso, privilegie cheiros como canela, maçã ou baunilha.

Mas é importante que compre velas mesmo boas, porque duram realmente por bastante mais tempo.

As velas podem ser colocadas isoladamente ou, com as montagens certas, facilmente poderá fazer um arranjo para diferentes partes da casa.

Decoração artesanal

Entre as tendências de decoração de Natal 2021 há algo a considerar: fazer as suas próprias decorações, tal como fomos dando dicas ao longo deste artigo.

O artesanal é uma boa alternativa para quem quer fazer – e tem jeito, tempo e paciência, os enfeites desta bonita festa, de forma personalizada e com carinho. Aliás, esta é uma boa forma de envolver a família no processo e de se divertirem durante algumas horas.

Por isso, trabalhe a sua criatividade e dê uso aos materiais que tem em casa, mesmo que ache que já não têm utilidade para nada. Uma nova pintura, a junção com outros materiais ou peças, por exemplo, podem ser suficiente para ali ter uma nova decoração totalmente personalizada e que mais ninguém tem.

Veja também