Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
19 Jun, 2020 - 11:47

Terapia do riso: rir pode mesmo ser o melhor remédio

Teresa Campos

Não é preciso ter motivo. Rir faz bem e deve fazer parte da sua rotina diária. Perceba porquê sabendo mais sobre a terapia do riso e os seus benefícios.

Filme Patch Adams sobre a terapia do riso

A terapia do riso consiste numa técnica psicoterapêutica com benefícios mentais, físicos e emocionais. Normalmente, é posta em prática em grupo e é conhecida por produzir um bem-estar geral, nomeadamente no estado anímico e psicológico de quem participa.

Muito popular em países como os Estados Unidos da América ou o Brasil, a terapia do riso é capaz de ajudar a libertar o stress e a afastar os pensamentos negativos. No contexto atual de pandemia, dizemos-lhe como desconfinar a rir.

A terapia do riso ou a risoterapia. Já experimentou?

A terapia do riso começou a ganhar expressão nos anos 60, através do médico americano Hunter Doherty Adams (também conhecido por “Patch Adams”, brilhantemente interpretado no grande ecrã pelo enorme Robin Williams. Veja o trailer do filme no final do artigo.) que defendeu que a felicidade e o tratamento humanizado interferiam na recuperação dos pacientes hospitalizados.

Como explicámos, esta terapia decorre, habitualmente, numa sessão de  grupo em que há interação/convívio entre os participantes e em que se realizam alguns exercícios, como jogos, danças e movimentos de respiração. Todos os membros devem olhar-se nos olhos e a ideia é passar do riso induzido para o riso real.

Outra variante da terapia do riso é o ioga do riso, o qual conjuga exercícios de riso com exercícios de respiração profunda (Pranayama). Também aqui é essencial o convívio entre pessoas, o contacto visual e, claro, o riso.

Benefícios

Os especialistas nesta terapia defendem que todos devemos rir, pelo menos, 10 minutos por dia. Isto, porque os benefícios desse ato são múltiplos e contribuem para o nosso bem-estar quer físico, quer emocional. Rir…

  • ativa mais de 400 músculos do nosso corpo;
  • torna o nosso coração mais forte;
  • dilata os vasos sanguíneos;
  • melhora a respiração;
  • facilita a digestão;
  • estreita laços afectivos;
  • causa a libertação de serotonina e de endorfinas e hormonas que atenuam a dor;
  • provoca a libertação de dopamina que melhora a disposição e o humor;
  • estimula a adrenalina, colocando-nos mais alerta e criativos;
  • fortalece o sistema imunitário;
  • combate o stress e as insónias;…
5 motivos saudáveis para rir mais
Veja também 5 motivos saudáveis para rir mais

Contraindicações

Apesar de poder não ser expectável, há condições que podem tornar estas sessões de terapia do riso menos aconselháveis para certas pessoas, como aquelas que sofrem de insuficiência cardiovascular grave, de epilepsia ou de desordens psiquiátricas graves (não medicadas).

sessão de terapia de riso

Destinatários

Devido aos seus vários benefícios para a saúde e bem-estar, a terapia do riso extravasou as paredes dos hospitais, nomeadamente pediátricos, e passou a ser posta em prática em sessões de âmbito muito diverso, seja no contexto de empresas, lares séniores, escolas ou outros grupos de amigos, de familiares ou, então, de perfeitos desconhecidos.

Nestas diversas situações, os efeitos terapêuticos são semelhantes, como o aumento da satisfação, da cumplicidade e, até, da produtividade.

Cursos e formações

Sabrina Tacconi é espanhola, mas vive há 20 anos em Portugal e é um dos nomes de referência na área da terapia do riso, no nosso país. Além da promoção de sessões de terapia do riso, Sabrina promove cursos e formações, em que pode participar para ficar a perceber melhor o poder do riso.

Há workshops em que pode experienciar (presencialmente ou online) o que é, de facto, a terapia do riso, mas existe também a possibilidade de se tornar num formador creditado nesta área. Saiba mais informações, aqui.

Em outubro deste ano, realizar-se-á a 4ª Edição do Congresso “Rir é Saúde”, em que se vão reunir Formadores de Líderes de Yoga do Riso, Líderes de Yoga do Riso e Oradores de todo o país. Saiba mais informações, aqui.

E entretanto fique com o trailer de Patch Adams, com o já desaparecido Robin Williams, um filme sobre a história verídica de um médico que acreditava na importância do riso enquanto método para uma melhor qualidade de vida dos doentes.

“Patch Adams” (trailer), 1998
Veja também