Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
30 Set, 2020 - 10:29

Termina hoje o prazo para famílias e empresas aderirem às moratórias

Ekonomista

Moratórias permitem suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários até setembro de 2021. Para aderir deve contactar o seu banco.

Casal a analisar orçamento familiar

O prazo para famílias e empresas aderirem às moratórias de crédito termina hoje, dia 30 de setembro, sendo que, quem quiser aderir, deve contactar o banco para formalizar o pedido.

Recorde-se que as moratórias permitem a suspensão do pagamento das prestações de crédito até setembro de 2021. No caso das famílias, suspende as obrigações de reembolso de capital e de juros até esta data. Já no caso das empresas, entre 31 de março e setembro de 2021, suspende apenas as prestações de capital.

Importa também frisar que, de acordo com o decreto-lei publicado esta terça-feira em Diário da República, as famílias e empresas que beneficiem das moratórias têm o direito de prescindir da mesma antes do final do prazo, devendo, para tal, comunicar essa intenção à instituição no prazo mínimo de 30 dias anteriores à data em que pretendem fazer cessar os respetivos efeitos.

No regime anterior, famílias e empresas que tinham aderido à moratória pública dos créditos bancários, mas que não quisessem que fosse automaticamente prolongada, tiveram até 20 de setembro para o comunicar ao seu banco.

Como aderir à moratória no crédito habitação?

Veja, passo a passo, o que tem de fazer. Prazo de adesão termina a 30 de setembro

Veja também