Uma grande parte dos consumidores optam, atualmente, pelo pagamento eletrónico. Os terminais myPOS, sem custos fixos, são a resposta aos anseios dos comerciantes.
Permitir o pagamento sem contacto aos consumidores é mais importante do que nunca, tendo em conta a mudança massiva para os pagamentos sem contacto, onde de acordo com uma pesquisa da GFK em nome da Visa, os consumidores portugueses afirmam ter aumentado o uso sem contacto em 48%* desde o início da pandemia.
Neste contexto, oferecer aos consumidores e comerciantes pagamentos fáceis, rápidos e seguros é essencial e, por esse motivo, a myPOS fez uma parceria com a Visa para introduzir esta tecnologia de pagamento.
Gonçalo Gomes tem uma empresa, a SCUVER, que entrega refeições ao domicílio. A pandemia atingiu forte o setor da restauração e a tábua de salvação de muitos negócios foi mesmo chegar a casa dos consumidores da forma mais rápida e confortável possível. Inclusivamente na hora do pagamento. É aí que entram os terminais myPOS.
Com os estafetas na rua e os pedidos a ganharem cada vez mais cadência, era indispensável encontrar uma forma de integrar praticamente todos os tipos de pagamento, de preferência numa só plataforma. Gonçalo Gomes diz que escolheu a myPOS e não está arrependido, bem pelo contrário.
“Os terminais da myPOS têm um preço muito mais competitivo e muitas funcionalidades”, sustenta o empresário, frisando que enquanto os terminais tradicionais funcionam numa lógica de Bluetooth, os myPOS vêm equipados com tecnologia GSM, providenciando uma ligação direta e muito mais completa.
Terminais myPOS: taxas muito competitivas
A myPOS tem ainda, para Gonçalo Gomes, a vantagem de ser uma solução completa de pagamento, permitindo pagar com cartões ou gerar links de pagamento, por exemplo. “Está tudo no mesmo sítio, com múltiplos acessos, o que não só poupa tempo, mas, acima de tudo, permite uma real poupança financeira”.
As vantagens claras que os terminais myPOS representam em relação aos tradicionais podem ser o clique definitivo num mercado ainda largamente dominado por uma lógica de mensalidades e custos fixos. A myPOS assume uma natureza multinacional aceitando as principais marcas internacionais, como, por exemplo, a Visa e atuando em todo o Espaço Económico Europeu.
Uma ferramenta de gestão
Pedro Osório de Castro, Country Manager em Portugal da myPOS, ressalta a fortíssima componente tecnológica desta solução, que se assume, ainda, como uma verdadeira ferramenta de gestão para quase todos os tipos de negócios. Ou seja, o comerciante compra o seu terminal (atualmente com preços a partir de 29 euros), cria as contas necessárias numa plataforma, que depois pode sincronizar com o seu próprio site.
“A ideia é servir todos os canais do negócio”, frisa Pedro Osório de Castro, lembrando que “não só o comerciante tem as transações creditadas no imediato na sua conta, como também pode exportar todas essas informações financeiras para um documento Excel e enviar logo para os seus serviços de contabilidade, sem ter que esperar pelo fecho do terminal. Isto vem melhorar, e de forma decisiva, a operação de backoffice”.
Só paga pelas transações
Mais importante ainda, o cliente compra o terminal myPOS, ativa-o e só paga pelas transações que recebe ou pelas transferências que efetua. No entender de Pedro Osório de Castro, esta é uma diferença decisiva para com os terminais tradicionais. “Durante a pandemia, por exemplo, muitos negócios estiveram encerrados, mas continuaram a pagar as mensalidades dos terminais que tinham nos seus estabelecimentos. Com a myPOS, isso não acontece. O mesmo se aplica aos negócios de cariz sazonal. Os custos diminuem consideravelmente naquelas alturas em que não se fatura”, adianta Pedro Osório de Castro.
Como se vê, as soluções myPOS adaptam-se a praticamente todos os tipo de negócio, funcionando como verdadeiros parceiros. Sem custos fixos, esta é uma nova realidade em que até os mais renitentes em aderir aos pagamentos eletrónicos terão que pensar duas vezes. Até porque o comércio eletrónico está em constante crescimento, algo que a myPOS não descurou: com a funcionalidade “myPOS online” é possível ter algo que se calhar nunca sonhou para o seu negócio, ou seja, uma loja online.
*Estudo GFK para a Visa. Inquérito de Consumidor – Dezembro 2020