Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
08 Mai, 2017 - 10:57

Test Drive BMW Serie 7: a versão híbrida do navio-almirante da marca

Sara Piteira Mota

O novo BMW Serie 7 oferece soluções de vanguarda em termos de segurança, conforto e tecnologia.

Test Drive BMW Serie 7: a versão híbrida do navio-almirante da marca

O novo BMW Serie 7 é uma limusine de luxo, com um motor poderoso e um conforto sensacional. Deixe-nos partir em alta velocidade e rever o novo BMW 740Le iPerformance. A versão híbrida ‘plug-in’ (automóvel híbrido cuja bateria do motor elétrico pode ser carregada numa tomada elétrica) do BMW série 7, que conduzimos, estava mais bem equipada do que um jato privado.

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Fonte: BMW

Os bancos do navio-almirante da marca bávara eram feitos de pele branca tão requintada que parecia indigno sentarmo-nos neles. Imagine que o banco do passageiro ao lado do condutor é deslocado por comando elétrico – um tablet com ecrã de 7” – para a frente e o encosto rebatido, de forma a oferecer o máximo de espaço para as pernas e um poisa pés (como nos aviões) a quem vai atrás.

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Fonte: BMW

Atrás, o banco traseiro estava equipado com um sistema de massagens, cadeiras elétricas e dois ecrãs de TV, nos quais as crianças deliraram ao assistir aos programas de televisão durante toda a viagem. Tal como o resto, o interior do BMW Serie 7 é pensado ao detalhe: tapetes grossos em branco, uma espécie de travesseiros para a cabeça, uma mesa basculante dobrável e deslocável na horizontal para os ocupantes do banco traseiro, a consola traseira Executive Lounge que conta com dois suportes para bebidas e muito, muito mais.

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Fonte: BMW

Acreditamos que este é um dos poucos automóveis que incentiva o proprietário a sentar-se no banco traseiro e a desfrutar de um relaxamento e conforto inimagináveis. Experimentámos viajar descontraidamente a olhar para o teto panorâmico Sky Lounge, que de dia permite ver o céu e dar mais luminosidade ao habitáculo, e no escuro cria uma atmosfera de bem-estar a bordo, através de um conjunto de 15 mil elementos luminosos no teto panorâmico. E, ainda descobrimos que a BMW dá a escolher seis tipos de cores de luz ambiente.

A ajudar a criar este ambiente de luxo estava o fabuloso sistema de som surround Bowers & Wilkins Diamond, com 16 Altifalantes e uma potência de 1.400 Watts, que proporcionam um som fantástico. Quase parecia que estávamos numa sala de cinema, enquanto a pequenada assistia a um filme na parte de trás. Claro que, à frente, apenas quando o carro estava totalmente imobilizado, o ecrã ativava a TV.

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Fonte: BMW

BMW Serie 7 é uma verdadeira limusine

É impossível passar despercebido na rua ao volante deste BMW 740Le iPerformance. As linhas são absolutamente perfeitas e com proporções elegantes mas com um estilo desportivo. O design típico da BMW está bem patente na frente impetuosa do Serie 7: uma grande moldura da grelha vertical em duplo rim, uma entrada de ar visualmente dividida em três zonas ao longo de toda a secção frontal e faróis adaptativos em LED.

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Fonte: BMW

Gostámos do facto de pormenores como o cromado nas janelas, o vinco lateral duplo com puxadores das portas integrados, e ainda um friso cromado que se estende pela lateral desta berlina. Também na traseira não passaram despercebidas as ponteiras de escape em cromado. Visualmente, na nossa opinião, é um dos automóveis mais elegantes, contemporâneos e bonitos criados ao longo dos anos pela indústria automóvel.

Motor eficiente

Debaixo do capot o BMW 740Le tem um motor de quatro cilindros desenvolvido com base em tecnologias eficientes e sustentadas. As baixas rotações são compensadas pelo motor elétrico, mas quando as baterias estão sem autonomia achámos que, por vezes, este motor precisava de mais alguma potência.

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Fonte: BMW

Realce para a tecnologia de suspensão ativa do equipamento Executive Drive Pro que nos permitiu ter uma experiência de condução confortável mas ao mesmo tempo dinâmica nas mais variadas situações.

A berlina topo de gama da BMW tem três variantes híbridas ‘plug-in’: o 740e iPerformance, a versão longa 740Le iPerformance (a que o E-Konomista conduziu) e a versão de tração integral 740Le iPerformance xDrive.

Todas estas versões híbridas combinam um motor a gasolina de quatro cilindros turbo com 190 cavalos que funciona em conjunto com um bloco elétrico, conferindo uma potência de 258 cavalos. A ajudar está ainda a caixa automática de oito velocidades Steptronic. O consumo combinado avançado pela marca para a versão de carroçaria convencional é de 2,0 l/100 km e 50 g/km de CO2. Não conseguimos manter este consumo, mas em velocidades moderadas os números são bastante satisfatórios: 4 a 5 l/100 km.

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Fonte: BMW

Para carregar as baterias de iões de lítio com 9,2 kWh de capacidade foi muito fácil. Bastou ligar o cabo a uma tomada doméstica e em menos de quatro horas estava carregada. Segundo a BMW, pode ser carregada numa ‘wallbox’ em menos de três horas. A autonomia em modo elétrico é de até 44 km e a velocidade máxima é de 140 km/h.

Embora seja um veículo mais amigo do ambiente, notámos que a bagageira é menor por ter o sistema híbrido na traseira. A marca anuncia que a bagageira fica com menos 95 litros, descendo dos normais 515 para 420 litros.

O BMW Serie 7 é um automóvel que definitivamente expande o prazer de condução ao prazer de ser conduzido. A sensação que tivemos durante os dias do ensaio ao BMW Serie 7 é que há sempre mais alguma coisa a descobrir que nos vai deslumbrar. No interior a luz ambiente e as inovadoras funções de entretenimento e de conforto permitiram fazer uma viagem ao mais alto nível e sem reclamações em relação ao tempo em que estamos dentro do carro.

E porque é um carro familiar em termos de segurança conta com todos os sistemas de segurança mais inovadores desenvolvidos pela marca alemã.

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Fonte: BMW

Destaque ainda para o sistema Display Key – a chave mais inovadora do mercado – que nos informa, via Internet, de um local onde é possível estacionar. Tivemos ainda oportunidade de experimentar tirar o carro do estacionamento antes de entrarmos nele, controlando todo o processo apenas com o recurso à chave.

Ficha técnica do BMW 740Le iPerformance

  • Cilindros/válvulas: 4/4
  • Cilindrada (cm3): 1.998
  • Curso/diâmetro (mm): 94.6/82.0
  • Potência máxima em kW (cv)/rpm: 190 (258)/5,000–6,500
  • Binário máximo (Nm)/rpm: 400/1,550–4,400
  • PVP (a partir de): 108.500,00€
  • PVP (versão ensaiada): 160.676,49€
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