Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Out, 2019 - 11:23

Tingir roupa em casa: como o fazer com soluções caseiras

Mónica Carvalho

Seja para aproveitar roupa estragada ou para dar uma renovada no guarda-roupa: conheça todas as dicas para saber como tingir roupa em casa.

tingir roupa em casa

Se é daquelas pessoas que gosta de ter sempre algo novo para experimentar ou que gosta de dar diferentes usos às peças que tem no armário, saber como tingir roupa em casa pode ser uma boa solução.

Mas tal não pode ser feito de qualquer forma, há que ter em conta os tecidos das peças, assim como os procedimentos a seguir, para que o processo de tingir roupa em casa seja um sucesso e não um grande fracasso.

A somar a isto, poderá sempre interpretar esta ação como algo que está muito na moda: o tie dye, ou seja, peças tingidas de modo a resultarem em algo muito original e único.

Tingir roupa em casa: os cuidados a ter

Não basta ter uma peça e tinta para tingir. Mas calma que o processo também não é assim tão complicado, apenas existem determinados cuidados para conseguir que o resultado vá de encontro às suas expetativas.

1. Conhecer bem os tecidos

Os tecidos são todos diferentes e nem todos são aptos para tingir. Confira:

  • Algodão: pode tingir sem dificuldade;
  • Nylon: é um tecido que absorve bem o corante e não encolhe com a tintura;
  • Seda: quando tingir este tecido ele poderá encolher, bem como perder o brilho durante o processo;
  • Linho: também tinge bem, mas pode ficar um pouco mais duro;
  • : este tecido encolhe com facilidade, após tingir;
  • Poliéster: o tipo de fibras mais difíceis de tingir, porque precisam ser tratadas acima do ponto de ebulição a 280 graus. Quando quiser tingir uma peça deste material é preferível levar a um profissional.  

2. Lavar bem

Depois de verificar o tipo de tecido, o que pode levar a uma mudança de expetativas, deve lavar bem a peça, preferencialmente na máquina de lavar roupa. E pode fazê-lo mesmo sem detergente.

3. Escolher o corante e respeitar as instruções

Depois de escolher a tinta que vai usar para tingir roupa em casa, atente sempre às instruções do fabricante, pois isso fará com que tire o máximo de proveito do que vai utilizar e com que fique mais perto do resultado que deseja.

4. Prepare o espaço de trabalho

Tenha um plástico ou muitos jornais à mão, bem como toalhas de papel para limpar qualquer derramamento de forma imediata.

E esteja igualmente preparado para limpar os materiais que utilizar o mais rapidamente possível, para evitar manchas. Afinal só quer tingir determinada peça de roupa e não toda a casa.  

Tingir roupa em casa de três formas diferentes

tie dye

Existem três formas diferentes de tingir roupa em casa: utilizando a máquina de lavar roupa, o fogão ou um balde. Veja como se procedem todas elas.

1. Tingir roupa em casa na máquina de lavar

Deve começar por molhar o tecido e só depois colocar na máquina. Num dos separadores da máquina de lavar roupa, misture o corante com quatro copos de água bem quente e mexa bem.

Se o tecido da peça for natural, como algodão ou linho, adicione uma chávena de sal em quatro chávenas de água muito quente. Se estiver a tingir seda ou nylon, deve adicionar uma chávena de vinagre com três chávenas de água quente.

Em seguida, lave a peça que desejar tingir durante 30 minutos na temperatura mais quente possível.

2. Tingir roupa em casa usando o método do fogão

Encha uma panela com água suficiente para cobrir toda a roupa e deixar ferver. Siga as instruções do corante que vai utilizar e adicione nesse momento.

Em seguida, adicione a peça e mantenha sempre o lume baixo. Mexa de vez em quando, prestando especial atenção durante os primeiros 10 minutos.

Este processo é demorado: deve deixar a panela ao lume durante uma hora. Depois deve recolher a peça e torcer bem, de modo a remover também o excesso de tinta.

3. Tingir roupa em casa no balde

Encha o balde com água bem quente. Prepare o corante consoante as instruções e adicione. Misture bem e teste a cor com uma folha de papel de cozinha.

Depois coloque a roupa no balde e mexa durante cerca de 10 minutos. Mantenha a peça de molho durante mais 20 minutos.

Cuidados a ter após tingir a roupa em casa

Seja qual for o processo escolhido, após o término do mesmo, deve passar a peça por água, preferencialmente até que a água fique o mais limpa possível.

Em seguida, deve lavar a peça na máquina de lavar roupa com água morna e um detergente neutro, de modo a garantir que o corante se apegue bem à roupa.

O último passo tem a ver com a secagem da peça. Não o pode fazer ao acaso, como se estivesse a secar a roupa comum. Opte por pendurar num cabide e segurar o cabide no estendal da roupa. Evite colocar a peça diretamente exposta ao sol.

Veja também