Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Martins
Sofia Martins
24 Jul, 2018 - 17:34

7 razões porque tem mesmo de tirar a maquilhagem antes de dormir

Sofia Martins

É mesmo importante tirar a maquilhagem antes de dormir. Todas nós somos um pouco preguiçosas na hora de remover a maquilhagem, mas depois de conhecer estas 7 razões não volta a esquecer-se.

7 razões porque tem mesmo de tirar a maquilhagem antes de dormir

Tirar a maquilhagem antes de dormir é obrigatório. Tem de fazer parte das suas rotinas de higiene diárias, como faz parte escovar os dentes, por exemplo. É um facto que há muitas noites em que simplesmente se esquece de remover a sua maquilhagem, a mesma que usou durante todo o dia.

Umas vezes por cansaço, outras por lhe dá aquela preguicinha. Sabemos bem como é. Mas independentemente do motivo, ir dormir maquilhada é uma das piores coisas que pode fazer à sua pele. Conheça aqui as 7 razões porque tem mesmo de tirar a maquilhagem antes de dormir e acredite que a sua pele vai agradecer.

Tirar a maquilhagem antes de dormir: as 7 principais razões

tirar a maquilhagem antes de dormir

Os produtos químicos são prejudiciais à pele

Seja qual for o tipo de maquilhagem que usa – seja para peles sensíveis, orgânicas ou do tipo mineral – todos têm produtos químicos que podem prejudicar a sua pele. E estas substâncias químicas, quando mantidas em contato com a pele durante muito tempo, podem penetrar a pele e provocar danos a longo prazo. Isto já para não falar das rugas e de outros sinais de envelhecimento. Para além disso, os químicos também enfraquecem as pestanas.

Pode provocar espinhas ou acne

A pele do rosto tem um maior número de poros do que a maioria das partes do seu corpo. Quando opta por não tirar a maquilhagem antes de dormir, ela vai bloquear os poros que são responsáveis pela produção de sebo. O sebo, por seu lado, é responsável, não só por lubrificar a sua pele, mas também ajuda a remover as células mortas e os poluentes da sua pele. A maquilhagem, muito por causa dos produtos químicos que a compõem, bloqueia os poros, promovendo o aparecimento de espinhas.

Pode causar irritação nos olhos e infecções

É importante ter especial cuidado com a maquilhagem que colocou nos olhos. Como já foi referido, as pestanas na presença de produtos químicos, tornam-se mais fracas. Para além disso, o texto da maquilhagem nos olhos, se não for removida, pode causar irritação, reações alérgicas, infecções e até mesmo levar os cílios a se tornarem quebradiços e caírem.

Acelera o envelhecimento da pele

Não tirar a maquilhagem antes de dormir, desacelera o processo de renovação que sua pele atravessa enquanto dorme. A sua pele, enquanto está maquilhada, não consegue respirar e os produtos químicos interferem com o mecanismo natural de reparação. Além disso, a maquilhagem junto com a poluição a que esteve exposta durante o dia, vão danificar a estrutura molecular da pele e diminuir a produção de colágeno, um composto que ajuda a manter a pele saudável, elástica e sem linhas, tornando o processo de envelhecimento mais rápido e, mesmo, precoce.

Leva a pele seca

Uma vez que a maquilhagem bloqueia os poros, retardando a produção de sebo, a sua pele começa a ficar mais seca, o que não vai ajudar a sua aparência. A pele seca também retarda o processo de reparação da mesma, o que provoca a formação de rugas e dando-lhe um ar de fadiga.

Pode causar irritação na pele

Segundo os especialistas, quanto mais sensível for a sua pele, maior a probabilidade de ficar com manchas vermelhas, mesmo que use maquilhagem indicada para o seu tipo de pele. E acontece, naturalmente, porque se dorme sem remover a maquilhagem, a poluição do dia-a-dia e outros produtos químicos misturam-se, aumentando a quantidade de produtos que irritam a sua pele, deixando-a avermelhada. Para além disso, a pele também se torna extremamente seca, o que piora a irritação e pode causar a sua disseminação.

Poros maiores e mais sujos

Quando deixa a maquilhagem e vai dormir, os poros ficam entupidos com a sujidade e o excesso da maquilhagem. À medida que a pele perde sua elasticidade, uma vez que é seca não pode produzir colágeno para se reparar, os poros obstruídos vão-se tornando maiores e mais visíveis. Isso, para além de dar um péssimo aspecto, ainda facilita o aparecimento de infecções.

Veja também: