Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Fev, 2020 - 11:31

Aprenda a tirar rótulos de frascos e reutilize-os na sua decoração

Helena Peixoto

Conseguir tirar rótulos de frascos de forma rápida e eficiente pode ser uma tarefa bem desafiante. Conheça as nossas dicas e não tenha mais dificuldades!

mulher a tirar rótulo de um frasco

Atualmente é cada vez mais comum assistirmos à reutilização de embalagens de vidro, seja por motivos estéticos (está super na moda), ou mesmo por questões ambientais e sustentáveis. No entanto, na hora de aproveitar estes objetos, conseguir tirar rótulos de frascos pode ser uma verdadeira dor de cabeça. 

O problema aqui é que remover a película mais superficial não costuma ser problema; a que está em contacto com a cola é que é mais desafiante. E mesmo depois de remover os restos de rótulo, permanecem vestígios de cola nada estéticos e que atraem muita sujidade.  

Se é dos que “sofre” deste problema e se debate para conseguir um frasco limpo e sem marcas de rótulo, fique connosco. Vamos partilhar dicas e truques que o vão transformar no verdadeiro ninja da eliminação dos rótulos em frascos! 

5 formas rápidas e cadeiras  de tirar rótulos de frascos de vidro

vários frascos com rótulos em prateleiras
1

Água quente

Experimente esta dica: comece por aquecer a água bem quente, mas de forma a que os frascos possam ser submergidos nela sem se partir.

Deixe-os nesta água durante aproximadamente 20 minutos e depois então remova o rótulo com a ajuda de uma espátula ou esponja. Mas tenha cuidado para não riscar o vidro! 

2

Vinagre branco

Misture num balde ou bacia grande uma boa quantidade de água com umas gotas de detergente líquido e algumas chávenas de vinagre branco.

Deixe os frascos de molho nesta mistura cerca de 40 minutos,  e depois verá que praticamente nem precisa esfregar para remover o rótulo na totalidade e sem deixar vestígios de cola. 

3

Óleo de coco

Uma outra possibilidade para tirar rótulos de frascos passa por utilizar óleo de côco. Como? É simples: pincele generosamente o rótulo com o óleo e deixe-o atuar pelo menos 10 minutos. Depois deste tempo, remova o rótulo com a ajuda de um pano ou esponja.

Vai comprovar que o trabalho fica bem mais facilitado desta forma.

4

Sabão em pó

Experimente colocar água e sabão em pó num recipiente largo e fundo. Mexa bem para garantir que o sabão se dissolve e, assim que fizer espuma, é só colocar os recipientes com os rótulos submersos de um dia para o outro.

No dia seguinte é só ajudar com as mãos ou uma esponja e verá que tudo sai sem problemas! 

6

Bicarbonato de sódio

Uma outra alternativa no que toca a tirar rótulos de frascos sem problemas passa pela utilização de bicarbonato de sódio. Misture meia chávena de bicarbonato de sódio na água quente, e coloque o frasco com o rótulo virado para a água durante cerca de meia hora.

No caso dos frascos de alumínio precisará apenas de 5 minutos para que os rótulos comecem a descolar!

Como remover os restos de cola como um expert

Por vezes acontece que, por mais eficazes que sejam as técnicas acima mencionadas para tirar rótulos de frascos, ficam sempre uns restinhos mais teimosos de cola que não sabemos bem como eliminar. Pois também temos solução para isso! Anote estas quatro soluções: 

Acetona

Depois de tirar rótulos de frascos, caso permaneça alguma resquício da cola, pode passar na zona afeta um pouco de papel de cozinha embebido em acetona. Esfregue o produto durante alguns segundos e verá a cola a despegar. No final, lave o frasco normalmente no lava loiças ou máquina. 

Óleo

Pode também experimentar esfregar a zona com cola com uma esponja de lavar loiça embebida em óleo de cozinha. Deixe atuar uns minutos e lave o frasco normalmente. 

Álcool em gel

O álcool em gel pode ser um produto muito poderoso e tem variadíssimas utilizações, entre as quais a remoção dos restos de cola nos frascos de vidro. Assim, esfregue um pano com um pouco deste produto no restinho de cola e verá que a superfície fica limpa sem muito esforço.

Reutilizar os frascos de forma original

Agora que já não tem qualquer problema em tirar rótulos de frascos, não os deite fora e transforme-os em originais objetos para decorar a sua casa! Aqui ficam quatro ideias:

Organizadores de artigos de mercearia

Quer uma forma mais original, estética, organizada e económica para organizar a sua mercearia do que esta? Muito provavelmente não vai encontrar.

Reserve os seus frascos de vidro mais bonitos, escreva com caneta e uma letra bem bonita o que tem esse frasco e depois é só encher com arroz, massa, farinha, açúcar, entre outros. 

Horta suspensa 

Crie a sua horta dentro de casa recorrendo a frascos de vidro! Para isso, só precisa de corda, ganchos para colocar no teto ou parede e do material de jardinagem. Pendure os frascos com a ajuda dos ganchos e das cordas e garanta apenas que o faz numa zona da casa com luz direta q.b.. Lindo e super prático!

Candeeiros originais

E que tal utilizar frascos de vidro para dar um upgrade à decoração das suas diferentes divisões? Uma das soluções é muito simples de implementar e confere um look bem moderno e romântico ao espaço: remova a tampa do frasco e encha-o de luzes LED (cor ou cores à sua escolha).

De seguida, coloque-o em cima de um aparador ou prateleira e conjugue com outro acessório de decoração!

Frascos da gratidão 

Terminamos a lista de ideias para reutilizar os seus frascos de vidro com uma sugestão inspiradora: faça o seu próprio frasco da gratidão! Assim, recorte um papel em pedacinhos bem pequenos e escreva em cada um deles uma coisa pela qual se sente grato (desde o sol que temos na terra a um bom desempenho no trabalho).

Vai gostar de perceber a grande quantidade de coisas positivas na sua vida e vai dar uma graça ao espaço onde o mesmo estiver inserido! 

Veja também