ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Fev, 2021 - 10:50

Top Employers Portugal 2021: conheças as empresas certificadas

Catarina Milheiro

Top Employers Portugal é uma certificação que reconhece a excelência de condições oferecidas a colaboradores pelas empresas e este ano foram destacadas 21.

mulheres a analisar lista da top employers portugal

A Top Employer Institute atribui, todos os anos, a certificação Top Employers Portugal que reconhece empresas com melhores práticas na área dos Recursos Humanos. Este ano, 2021, foram distinguidas 21 empresas a operar em Portugal.

Mas o que é, afinal a Top Employer Institute? Trata-se de uma organização internacional e independente que, desde 1991, analisa e certifica as condições de trabalho, oportunidades de desenvolvimento oferecidas aos trabalhadores e inovação nas políticas de recursos humanos, avaliando as maiores empresas a nível mundial.

No procedimento de certificação é fundamental que todas as empresas participantes concluam um rigoroso processo analítico e alcancem os níveis de exigência requeridos.

É, portanto, a maior empresa de certificação das melhores práticas de RH de organizações ao redor do mundo. Estabelecido há mais de 25 anos, o Top Employers Institute já certificou cerca de 1.691 organizações em todo o mundo.

TOP EMPLOYERS PORTUGAL 2021: AS 21 EMPRESAS DISTINGUIDAS

1

Angelini Pharma

A Angelini Pharma é um grupo internacional de média dimensão, líder na área de saúde e bem-estar na indústria farmacêutica e de produtos de grande consumo. O grupo nasceu no século XX e opera em cerca de 17 países, empregando quase 6000 pessoas.

2

AstraZeneca Portugal

Na lista do Top Employers Portugal está também a AstraZeneca. Trata-se de uma empresa biofarmacêutica global que está orientada para a ciência que nasceu em abril de 1999, a partir da fusão da empresa Astra AB com o Zeneca Group PLC.

3

Bankinter

O Bankinter está presente há 4 anos em Portugal e conta com o objetivo de apoiar financeiramente as empresas e famílias que queiram dar vida aos seus projetos. Trata-se de um banco com mais de 50 anos de experiência, contando já com mais de 1 milhão de clientes em Portugal e Espanha.

4

BNP Paribas Personal Finance – Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados.

5

DHL Parcel Portugal

O Grupo DHL é detentor de várias unidades e uma delas é a DHL Parcel, através da qual o cliente poderá ter acesso ao tracking do seu envio.

6

DHL Suply Chain Portugal

É uma das unidades do Grupo DHL, especializada na cadeia de abastecimento e foi também certificada no top de empregadores a nível europeu.

7

EDP

A EDP é o maior produtor, distribuidor e comercializador de eletricidade no país inteiro e entra na lista Top Employers Portugal. Conta com cerca de 7 mil colaboradores e é um dos motores da economia e desenvolvimento nacional.

8

EDP Renováveis

A EDP Renováveis é líder mundial no sector das energias renováveis e o quarto maior produtor mundial de energia eólica. Recebeu também o reconhecimento a nível europeu.

9

Huawei Portugal

A Huawei é a empresa líder de mercado no fornecimento de infraestruturas de dispositivos inteligentes de tecnologias de informação e de comunicação.

10

JTI Portugal

Japan Tobacco International (JTI) é um membro de Japan Tobacco (JT), um líder internacional de fabrico de Tabaco que está sediado em Genebra. Certificada também na Europa e globalmente.

11

Novartis Portugal

Criada em 1996, a Novartis tem como principal objetivo, desenvolver medicamentos inovadores em áreas de crescimento dos cuidados de saúde.

12

Olympus Portugal

A Olympus tem como objetivo, há mais de 100 anos, tornar a vida das pessoas mais saudável, segura e gratificante. Está representada em Porugal pela Olympus Service Facility Portugal, uma filial da Olympus Europa SE & CO. KG e é responsável pelos serviços de reparação de equipamentos óticos e digitais.

13

PepsiCo

Também na lista Top Employers Portugal encontramos a multinacional norte-americana que produz e comercializa uma vasta gama de produtos alimentares e de bebidas. A PepsiCo instalou-se em Portugal em 1987 e comercializa as marcas Lay’s, Cheetos, Doritos, Pepsi, Gatorade e Quaker. Recebeu também o reconhecimento das boas práticas de Recursos Humanos a nível europeu.

14

Randstad

Trata-se de uma empresa de emprego, recrutamento e formação que atua com soluções de Recursos Humanos que acrescentam valor às empresas e à sociedade em geral.

15

Saint-Gobain

A Saint-Gobain Weber Portugal é líder nacional, oferecendo soluções de argamassas industriais para a construção e renovação de edifícios. A nível europeu e global, foi também reconhecida.

16

SAP Portugal

A SAP Portugal supervisiona todas as operações de negócio no país e compreende um Centro Internacional de Serviços, dedicado à exportação de serviços inovadores de consultoria para os clientes SAP do mercado externo.

Está presente em Portugal há 27 anos e conta com uma equipa com mais de 420 colaboradores e um sistema de parceiros nacionais com cerca de 100 empresas.

17

Sandoz

A Sandoz é uma empresa de produtos químicos fundada em Basileia em 1886 e é uma das empresas da Novartis.

18

Servier

O Grupo Servier tem como base a estratégia de estabelecer operações locais, que lhes permite oferecer soluções terapêuticas adaptadas às especificidades de cada país. Está presente em cerca de 150 países.

19

Scania Portugal

A Scania é uma empresa do Grupo Volkswagen, com sede na Suécia. É fabricante de camiões, autocarros e motores e está presente em mais de 100 países. Em Portugal, a Scania Portugal, dispõe de uma ampla rede de vendas e serviços.

20

Takeda

A Takeda é uma empresa biofarmacêutica global focada no doente e empenhada em proporcionar uma saúde melhor e um futuro mais brilhante a pessoas em todo o mundo. Presente em 80 países e regiões, esta empresa é líder no Japão e nos EUA.

21

Whitestar Asset Solutions

Fundada em 2017, a Whitestar Asset Solutions, S.A. é uma empresa de Gestão de carteiras de crédito e imobiliário líder em Portugal.

Top Employers Portugal: como é atribuída a certificação

equipa a reunir no escritório sobre o dia do trabalhador

Para poder participar e entrar na lista Top Employers Portugal é necessário que a empresa tenha, no mínimo, 250 colaboradores nacionalmente ou 2500 internacionalmente. A primeira etapa no processo de certificação é a análise detalhada às estratégias de Recursos Humanos da empresa.

É disponibilizado um questionário online que pode ser respondido durante um período por um ou vários membros da equipa de Recursos Humanos.

Após a conclusão deste inquérito, são determinadas quais as empresas que alcançaram os padrões necessários para serem certificadas. São realizadas diversas etapas para garantir a validade e precisão do processo de seleção. Em relação às respostas e documentos enviados, estes serão validados para garantir que refletem fielmente as condições de carreira da empresa.

Posteriormente, é realizada uma auditoria externa para garantir a integridade dos procedimentos, processos, sistemas e dados do Top Employers Institute.

Mas atenção! Todos os participantes devem atingir o padrão internacional de avaliação exigido para a certificação e as certificações podem ser atribuídas por país, continente ou certificarem a empresa a nível global.

Para obter a certificação, as empresas participantes têm de completar um rigoroso processo de análise e alcançar os standards de excelência definidos pela organização Top Employers Institute.

A organização avalia as empresas participantes de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Estratégia de talento;
  • Planeamento de recursos humanos;
  • Aquisição de talento, programas de acolhimento e integração;
  • Gestão de desempenho, desenvolvimento de liderança;
  • Gestão de carreira e sucessão, compensação, benefícios e cultura.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].