Maria Graça
Maria Graça
31 Mai, 2023 - 13:51

Torremolinos: férias, sol e tapas no descanso do sul de Espanha

Maria Graça

Viaje até à Costa do Sol, na província de Málaga, e deixe-se surpreender pelas praias e pela história de Torre de Molinos.

Praia em Torremolinos

Berço de algumas das mais antigas civilizações do Mediterrâneo, Torremolinos é um dos mais fascinantes e importantes destinos na província de Málaga.

É ainda um dos principais destinos turísticos da Costa do Sol, no sul de Espanha, sinónimo incontornável de sol e muita aventura.

O clima ameno, as suas seis praias em sete quilómetros de areal, banhadas por águas transparentes e quentes do Mediterrâneo, os parque temáticos e de diversões e a excelente gastronomia, as festas e romarias, fazem da cidade um destino de férias sem igual.

Conheça melhor este destino em terras de nuestros hermanos!

Torremolinos: história e modernidade

Localizada a 12 quilómetros da cidade de Málaga, na Costa do Sol, Torremolinos apresenta uma rica e diversificada cultura deixada pela passagem de fenícios, gregos, romanos e árabes.

Os primeiros registos da cidade datam de 1489, data em que os Reis Católicos decidiram impulsionar o povoamento da região, conhecida até então como Torre de Pimentel.

A partir da metade do século XX, esta pequena cidade de pescadores descobriu o seu grande potencial turístico. O extenso litoral e o clima ameno fizeram com que Torre de Molinos se tornasse rapidamente num dos principais destinos de atração turística da região sul espanhola.

Torre Pimentel

A cidade herdou o nome da sua conhecida torre, Torremolinos, anteriormente denominada como Torre de Pimentel.

A sua construção apresenta uma localização estratégica. Situada na parte mais alta de uma escarpa, foi projetada como parte de uma extensa rede de torres defensivas erguidas ao longo da costa sul da Península Ibérica.

A torre contribuiu significativamente para a prosperidade do Reino de Granada, ao controlar a província de Málaga, do século XIII ao século XV.

A torre foi construída em terra batida e apresenta 12 metros de altura. É composta por dois andares, algumas janelas e um amplo terraço, de onde os guardas avistavam possíveis intrusos que viessem pelo mar.

Foi a partir de pequenas construções que surgiram ao redor desta torre, nomeadamente alguns moinhos, que se desenvolveu a cidade de Torre de Molinos moderna.

Vista de Torremolinos
As praias de Torremolinos são banhadas pelas águas tépidas do Mediterrâneo

A não perder em Torremolinos

Apesar do seu desenvolvimento urbanístico ter vindo a acentuar-se nas últimas décadas, Torremolinos conserva vestígios da forte influência marítima nas ruas dos seus bairros mais tradicionais, como El Calvario, El Bajondillo e La Carihuela.

As praias da região atraem milhares de visitantes anualmente, entre elas a Praia de La Carihuela, a Praia Los Alamos e a Praia Prayamar.

A mais conhecida é sem dúvida La Carihuela, de origem vulcânica, e com areia escura, e cujo areal estende-se por cerca de 2 quilómetros. Já Los Alamos é muito procurada para a prática de desportos aquáticos. No mês de Junho, sedia também um festival de música eletrónica, muito famoso na região.

Para além dos mergulhos, entre as várias atrações da região, o bairro de pescadores La Carihuela é um dos grandes símbolos da tradição e raízes populares de Torre de Molinos.

Para além do símbolo máximo do seu património, a Torre de Pimentel, a imponente igreja paroquial de Nuestra Señora del Carmen, na parte histórica da cidade, também merece uma visita.

A Feria del Carmen e as festas em homenagem ao seu padroeiro, San Miguel, realizadas entre o final de setembro e início de outubro, fazem parte do calendário de festas de Torremolinos. Uma semana antes acontece também a popular Romaria de San Miguel.

A gastronomia é sobretudo à base de produtos do mar e o prato mais emblemático é sem dúvida o pescaíto frito, ou peixe frito. A região surpreende também pela qualidade dos seus vinhos doces de Denominação de Origem Málaga.

Numa vista a Torremolinos, não deixe de visitar outras cidades da província, como Benalmadena e Fuengirola, e claro está Málaga e o seu importante património.

Se procura aventura, sol mas também história e património, não deixe de visitar Torremolinos. Este importante destino no sul de Espanha, é prato cheio para quem a visita.

Veja também