Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
12 Ago, 2020 - 15:37

Trabalhar por conta própria: dicas para o antes e para o depois

Catarina Reis

Está a pensar trabalhar por conta própria? Este artigo pode ser a motivação (extra) de que precisa para começar. Temos dicas para o antes e para o depois.

pasteleira a trabalhar por conta própria

O seu objetivo é trabalhar por conta própria? Para muitos, ter o seu próprio negócio pode significar muito mais do que uma ambição; pode mesmo ser um objetivo a atingir a nível profissional e pessoal.

Se está cansado de investir as suas ideias e trabalho no negócio dos outros e se está numa fase da vida em que não quer mais ter patrões ou pessoas acima de si em termos profissionais, então, o trabalho por conta própria pode ser uma boa solução.

No entanto, para ter sucesso trabalhando por conta própria  é necessário que seja bastante racional no que diz respeito às suas ideias. Isto é, para que o seu empreendimento não seja um tremendo fiasco, é essencial que faça um estudo aprofundado da sua ideia de negócio.

Como pode ver, ser dono do seu próprio negócio exige determinação e empenho máximos.

trabalhar por conta própria: DICAS PARA O QUE FAZER ANTES

mulher a trabalhar por conta própria

Estar pronto para fazer sacrifícios sempre que for preciso

Ninguém disse que ia ser fácil, e provavelmente só vai perceber o que significa ter que fazer sacrifícios quando eles lhe aparecerem pela frente. Vai precisar sair da sua zona de conforto por vezes, e só quando se sentir preparado para isso é que deverá avançar.

Vai precisar muito provavelmente de trabalhar mais horas do que o recomendado. Está pronto para isso? Então vá em frente.

Aposte na originalidade e desenvolva bem a sua ideia

Encontre uma ideia original de negócio, ou então uma ideia já existente e apresente-a sob uma perspectiva nova. Discuta a ideia com outras pessoas. Ser original é meio caminho andado para que um negócio tenha chances de correr bem.

Se essa ideia for o seu sonho de vida, persiga-o, pois desenvolver algo com paixão também aumenta em muito as hipóteses de se vir a ser bem sucedido, e mais importante que tudo, a não baixar os braços facilmente perante as adversidades que irão surgir.

Fazer um plano de negócio

Por muito apaixonado que esteja pela sua ideia, é imprescindível que planeie de antemão como o vai colocar de pé. Colocar as suas estratégias em papel vai ser importante para que consiga concretizar as suas ideias, a não se desorganizar e a não perder o fio à meada; perceber de onde veio, para onde está a caminhar, e até onde pode ir é o objetivo do plano de negócio.

Um plano de negócio contém elementos fundamentais, como a identificação do público alvo, os objetivos da empresa, o plano de marketing, os orçamentos, o calendário de objetivos, etc.

Outra coisas que o plano de negócio traz é fazê-lo encarar a realidade, e perceber uma coisa fundamental: se existe mercado para o que vai vender. 

Permite-lhe ainda uma outra coisa importante: conhecer e analisar os seus concorrentes, lembrando-se que se não existirem concorrentes isso nem sempre é um bom indício.

Escolha os parceiros adequados para trabalhar consigo

Assegure-se de que escolheu os melhores profissionais para trabalhar consigo. Mas acima de tudo certifique-se que são pessoas em quem pode confiar, e que também acreditam no projeto.

trabalhar por conta própria: DICAS PARA O QUE FAZER DEPOIS

Organize-se e faça uma boa gestão do tempo

Se está a pensar em criar o seu próprio negócio, deve investir numa boa organização do seu tempo. Para tal, pode distribuir tarefas e recorrer a programas informáticos que o possam ajudar a definir timings e a marcar reuniões, por exemplo.

Além disso, não se esqueça que uma boa gestão do tempo irá proporcionar-lhe um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e a vida profissional.

Escolha um local de trabalho adequado

A escolha do local onde irá instalar o seu negócio é também um aspeto importante, mas não dê um passo maior que a perna. Antes de ceder à tentação de alugar um escritório na zona mais cara da cidade, pense que poderá trazer-lhe benefícios numa primeira fase trabalhar a partir de casa, ou num local que lhe permita ter despesas à altura de um negócio que ainda está a dar os primeiros passos.

Aprenda com os erros e siga em frente

O que faz muitos negócio não serem bem sucedidos é as pessoas aperceberem-se de que cometeram erros, e deixarem-se desmoralizar. Mas os erros fazem parte do caminho, e o melhor que se tem que fazer mesmo é aprender com eles e seguir o nosso caminho.

Se o caminho que pensamos se encontra bloqueado, devemos procurar um outro alternativo.

Seja um bom patrão; não se coíba de distribuir responsabilidades e tarefas

A distribuição de tarefas e responsabilidades é crucial para a boa organização do trabalho.

Não se esqueça que, apesar do negócio ser seu e ter sido criado por si, não funcionaria sem as pessoas que trabalham consigo para, em conjunto, alcançarem os objetivos definidos.

Não tenha medo de delegar tarefas assim como responsabilidades. Saber fazê-lo é uma das características que define um empreendedor e um bom líder.

Trabalhar por conta própria pode significar dedicar-se a vários projetos

Trabalhar por conta própria não significa necessariamente dedicar-se a um projeto apenas, como se de uma empresa de tratasse.

Uma das vantagens de se ser trabalhador independente é poder-se abraçar mais do que um projeto em simultâneo.

Isto poderá ser um fator equilibrador para evitar a instabilidade de rendimentos, algo que poderá facilmente acontecer se alguém se dedicar a uma atividade só.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].