Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Mai, 2019 - 10:47
Trabalhar por conta própria: 8 dicas imprescindíveis

Trabalhar por conta própria: 8 dicas imprescindíveis

Catarina Milheiro

Está a pensar em trabalhar por conta própria? Este artigo pode ser a motivação (extra) de que precisa para começar. Temos 8 dicas que lhe vão ser úteis.

O artigo continua após o anúncio

O seu objetivo é trabalhar por conta própria? Para muitos, ter o seu próprio negócio pode significar muito mais do que uma ambição – pode mesmo ser um objetivo a atingir a nível profissional e pessoal.

Se está cansado de investir as suas ideias e trabalho no negócio dos outros e se está numa fase da vida em que não quer mais ter patrões ou pessoas acima de si em termos profissionais, então, o trabalho por conta própria pode ser uma boa solução.

No entanto, para ter sucesso com o seu próprio negócio é necessário que seja bastante racional no que diz respeito às suas ideias. Isto é, para que o seu empreendimento não seja um tremendo fiasco, é essencial que faça um estudo aprofundado da sua ideia de negócio.

Antes de pôr o seu plano em marcha deverá ter em conta o desenvolvimento de um plano de comunicação, um plano de marketing, um estudo do mercado e até mesmo a criação de um plano de negócios.

Como pode ver, ser dono do seu próprio negócio exige determinação e empenho máximos.

8 dicas para trabalhar por conta própria

trabalhar por conta própria

1. Enfrente e assuma os riscos associados ao seu negócio

Para ter sucesso a trabalhar por conta própria é essencial que seja capaz de enfrentar e assumir todos os riscos que estão associados ao seu negócio.

A capacidade que cada um tem para o fazer da melhor maneira possível é o fator que determina o sucesso ou insucesso do negócio.

Mas tenha cuidado. Ficar obcecado com os objetivos a atingir, pode ter efeitos muito negativos, como começar a colocar de parte a sua família e amigos. Lembre-se que, há coisas igualmente importantes na vida e cruciais para o seu bem-estar físico e mental.

O artigo continua após o anúncio

2. Organize-se e faça uma boa gestão do tempo

Se está a pensar em criar o seu próprio negócio, deve investir numa boa organização do seu tempo. Para tal, pode distribuir tarefas e recorrer a programas informáticos que o possam ajudar a definir timings e a marcar reuniões, por exemplo.

Além disso, não se esqueça que uma boa gestão do tempo irá proporcionar-lhe um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e a vida profissional.

3. Pratique exercício, poupe energias e aumente a sua produtividade

Não trabalhe demais e não desperdice a sua energia! Mantenha-se ativo, praticando alguma atividade física que o faça sentir motivado diariamente.

Ter o seu próprio negócio pode ser muito exigente e é compreensível que se sinta obrigado a mostrar aos profissionais que trabalham consigo, que a sua dedicação e empenho estão a 200%. Mas viver exclusivamente para o trabalho, pode ter o efeito contrário e acabar por prejudicar a sua produtividade e pensamento crítico.

Por isso mesmo, deve ter alguns momentos de lazer no seu dia-a-dia, para que se consiga abstrair um pouco, retemperar energias e assim voltar ao trabalho revigorado.

4. Escolha um bom local de trabalho

A escolha do local onde irá instalar o seu negócio é também um aspeto importante. Deve optar por escolher um local com bons acessos e estacionamento e não vá só pela aparência.

Lembre-se que se conseguir evitar as longas filas de trânsito diariamente, assim como a procura ansiosa por um lugar de estacionamento pode ajudar a reduzir os níveis de stress diários tanto seus como dos seus colaboradores.

5. Escolha os melhores profissionais para trabalhar consigo

Assegure-se de que escolheu os melhores profissionais para trabalhar consigo.

O artigo continua após o anúncio

Esta é uma dica bastante importante – afinal, se o seu objetivo é que o negócio seja bem-sucedido, irá querer ter os melhores profissionais da área em questão, a trabalhar consigo.

6. Distribua responsabilidades e tarefas

A distribuição de tarefas e responsabilidades é crucial para a boa organização do trabalho.

Não se esqueça que, apesar do negócio ser seu e ter sido criado por si, não funcionaria sem as pessoas que trabalham consigo para, em conjunto, alcançarem os objetivos definidos.

Não tenha medo de delegar tarefas assim como responsabilidades. Saber fazê-lo é uma das características que define um empreendedor e um bom líder.

7. Faça uma análise da sua concorrência

Analisar bem a concorrência é uma dica imprescindível para atingir o sucesso. Faça uma boa análise, encontre os pontos fracos das empresas concorrentes e seja inovador. A chave está em diferenciar-se dos competidores diretos do seu negócio.

8. Determine bem o seu objetivo, mas seja paciente e flexível

Está claro que se tomou a decisão de trabalhar por conta própria, obviamente que espera ser bem sucedido. E ter um objetivo bem definido é algo que não deve perder de vista. Contudo, é extremamente importante ser paciente e compreender que os resultados, por vezes, podem demorar algum tempo.

Além disso, não deve ficar restringido a um plano. Afinal há muitos caminhos para se chegar ao mesmo sítio. Seja flexível e esteja disposto a fazer “um desvio”, caso as coisas não corram como tinha incialmente previsto.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio