ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Reis
Catarina Reis
01 Mar, 2021 - 12:27

Trabalho remoto: dicas para trabalhar à distância em 2021

Catarina Reis

O trabalho remoto explodiu em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Agora que já experimentou, prepare-se para se tornar melhor.

mulher em trabalho remoto

Foi perto de um quarto da população empregada em Portugal que esteve em teletrabalho durante o segundo trimestre de 2020. O trabalho remoto tem muitas vantagens, mas deverá ser bem explorado para se ser realmente bem sucedido. Por outro lado, ser desorganizado pode significar trabalhar mais horas, e menos qualidade de vida.

Segundo um estudo desenvolvido pela da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), 54% dos portugueses em 2020 estavam satisfeitos com o trabalho remoto a partir de casa, no entanto os dados também indicam que para muitos destes trabalhadores o grau de exigência se tornou maior.

Concretamente, 59% dos participantes consideram que trabalham mais horas do que o habitual e 42% afirmam não ser possível “desligar-se do trabalho” para poder descansar.

Para 2021, prevê-se que o universo e as condições de trabalho para estes trabalhadores conheça uma expansão, uma vez que as empresas irão dotar o seu corpo de trabalho remoto com mais e melhores condições. 

Fique, então, com as nossas dicas para ser organizado, produtivo e bem sucedido no trabalho remoto, em 2021.

Dicas para ter sucesso no trabalho remoto

1

Estabelecer limites

É muito fácil que uma pessoa que esteja em trabalho remoto se deixe embrenhar no trabalho e se esqueça da passagem do tempo, ficando a trabalhar demasiadas horas seguidas.

A consequência é mais cansaço, provavelmente menos horas de sono, alimentar-se de forma desregulada, ou comprometer a sua vida familiar.

Por outro lado, deve evitar ser constantemente solicitado pelas pessoas à sua volta, impedindo-o de executar o seu trabalho eficazmente.

Estabelecer os seus limites é um grande passo para que as coisas não se descontrolem. Estabeleça se possível um horário fixo, com hora de entrada e de saída.

Para evitar distrações, informe as pessoas ao seu redor de quando e em que circunstâncias não deve mesmo ser incomodado. 

2

Tecnologia como recurso de apoio

No seguimento do primeiro ponto: esteja sempre contactável. Para isso, a tecnologia é a sua melhor aliada para reduzir a distância.

Defina um canal de comunicação e tire o máximo partido dele. Tanto pode ser o Facebook Messenger, como o Whatsapp, os Hangouts do Gmail, o Viber, o Skype ou o Facetime. Isto permite que esteja sempre em comunicação para tirar dúvidas, partilhar ideias, dar conta de qualquer problema ou oferecer soluções.

3

Partilhar conhecimento

Não é porque trabalha remotamente que vai viver alheado da restante equipa. Todos querem um objetivo comum: o sucesso da empresa ou do projeto.

Por isso, partilhe ideias, documentos que possam otimizar o trabalho dos colegas, divulgue artigos interessantes, alerte para situações que possam não estar a correr bem, participe nas discussões e brainstorming sempre que for possível e relevante.

4

Organização

As rotinas são fundamentais, por isso, defina um horário de trabalho e cumpra. Defina objetivos semanais e tire uns minutos, no final do dia, para organizar o seguinte. Seja realista: não planeie mais do que consegue fazer! Vai ficar assoberbado, prejudicando a sua produtividade e acabando por ficar desmotivado.

Defina um cronograma e comece sempre pelas tarefas mais urgentes. Comece o dia uma hora mais cedo para ter tempo de se preparar com calma e despachar pequenas tarefas, vai ver que faz toda a diferença!

5

Equilibrar vida pessoal com o trabalho

No caso dos trabalhadores freelancer é muito importante encontrar um equilíbrio. O mesmo se verifica, agora, nos caso dos trabalhadores por conta de outrem que se encontram em trabalho remoto. Como acaba por ter que se dedicar a vários projetos ao mesmo tempo, acaba por trabalhar mais horas e fica difícil ter para si, para os amigos e para a família.

Isto não é bom para o seu trabalho mas, principalmente, não é bom para si. Arranje tempo para relaxar, namorar, cozinhar e alimentar-se bem, ir ao cinema, dançar, ler, ver as suas séries preferidas e fazer exercício.

6

Estabelecer um local de trabalho

Ter um computador e uma ligação à net de alta velocidade que permita aguentar videoconferências sem problemas. Tenha uma cadeira onde possa ficar sentado durante algumas horas sem se sentir desconfortável.

É fundamental trabalhar num espaço confortável, com boa luz, que estimule a sua criatividade e produtividade. Por vezes, em casa, é difícil abstrair-se das tarefas domésticas que estão a chamar por si ou de resistir a uma sesta no sofá a seguir ao almoço.

Previsões para o universo do trabalho remoto em 2021

A pandemia atingiu em Janeiro de 2021 os valores mais altos de sempre, pelo que se prevê que sejam adotadas medidas de confinamento mais apertadas pelo menos ao final de março. O país voltou a parar por tempo indeterminado e o trabalho remoto voltou a ser uma realidade para todas as empresas, a 100%, contrariando a tendência verificada no segundo semestre de 2020 para muitas adotarem um sistema misto de teletrabalho e trabalho presencial.

No entanto, o trabalho remoto, ou o teletrabalho, é uma tendência que parece ter vindo para ficar. Se já estava em crescimento, com a imposição da pandemia verificou-se o seu funcionamento, pelo que poderá ser adotada por uma grande maioria das empresas num cenário pós-pandemia.

Aproveite e tire o máximo partido de trabalhar remotamente em 2021, mesmo com as eventuais condicionantes impostas pelas regras de confinamento que poderão perdurar mais algum tempo.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].