Teresa Campos
Teresa Campos
24 Abr, 2020 - 14:52

Trabalhos manuais divertidos para fazer em casa com os mais novos

Teresa Campos

Ímanes para o frigorífico, carimbos ou tintas caseiras. Conheças as nossas sugestões de trabalhos manuais divertidos para fazer com os mais novos!

Fantoche feito em trabalhos manuais divertidos

As medidas de confinamento são um desafio para os adultos, mas também para as crianças. Passar muito tempo fechados em casa é difícil para os mais novos que adoram correr ao ar livre e passear. Portanto, cabe aos adultos “compensar” esse isolamento com atividades lúdicas, como trabalhos manuais divertidos.

Não é preciso gastar muito dinheiro, nem desperdiçar materiais. O ideal é que reciclem e usem ao máximo tudo aquilo que têm aí por casa. Depois, é só seguir algumas das nossas sugestões e garantir que as crianças participam na preparação destes trabalhos manuais divertidos. Resta brincar e desfrutar do resultado destas ideias criativas!

Trabalhos manuais divertidos para toda a família

Fazer um fantoche a partir de uma meia

Os fantoches são um brinquedo clássico que permite fazer teatrinhos caseiros e brincadeiras sem fim com os mais novos. Para os elaborar, basta que tenha aí por casa uma meia comprida (até ao joelho), que seja capaz de cobrir o braço. A cor ou o padrão é indiferente. Tudo depende das preferências das crianças e da personagem que pretende criar.

Depois de ter escolhido a meia, coloque-a na sua mão. Faça um “C” com a mão, colocando os dedos no sítio onde ficaria o dedo grande do pé. Já o polegar deve ficar na zona que seria destinada ao calcanhar. Comece a abrir e a fechar a mão para que a meia ganhe a forma de fantoche.

Na fase seguinte, use um pincel ou marcador para fazer dois pontos (os olhos), os quais devem ficar acima da linha da costura. Pode ainda acrescentar mais um ponto para simular o nariz. Agora, tire a meia do braço e coloque-a sobre a mesa. Cole dois olhos nos respetivos lugares da meia. Para isso, pode usar autocolante, botões, pompons, desenhos ou outros materiais. Faça o mesmo para o nariz, colando um pompom pequeno, um triângulo ou círculo de feltro ou um botão.

Neste momento, pode decorar o fantoche como quiser e deixar a criança participar nessa tarefa. Pode usar linhas ou lãs para simular o cabelo, utilizar tecidos para vestir o personagem e aplicar tintas para o deixar mais colorido. Tudo num exercício único de trabalhos manuais divertidos.

crianças a fazer trabalhos manuais divertidos

Criar ímanes caseiros para o frigorífico

Uma maneira divertida de entreter os mais novos é pô-los a fazer ímanes para o frigorífico aí de casa. Além de engraçado, é muito útil e prático. Saiba, agora, como fazer.

Para executar estes trabalhos manuais divertidos atividade vai precisar de folhas magnéticas, lápis, papel vegetal, lápis de cor ou marcadores, tesoura, caneta hidrográfica preta ou esferográfica preta, borracha e desenhos de ímanes.

Reunidos os materiais necessários, comece por decalcar com papel vegetal e lápis os motivos que as crianças quiserem usar para os ímanes. Depois de decalcar, passe o lápis pelos contornos no verso do papel vegetal. Assim, será mais fácil transferir as imagens para as folhas magnéticas.

Vire o papel vegetal para o lado pelo qual decalcou os motivos, coloque sobre a folha magnética e passe o lápis pelos contornos das imagens. Remova o papel vegetal e preencha as linhas que tenham ficado em branco. Os mais habilidosos e audazes podem desenhar a lápis, diretamente, sobre as folhas magnéticas.

Finalmente, pinte os motivos desenhados com lápis de cor ou marcadores de feltro, marcando os contornos e detalhes com uma caneta hidrográfica preta ou com uma esferográfica. Depois, recorte com uma tesoura os motivos pelos contornos ou deixe uma margem à volta dos desenhos, a qual poderá pintar ou decorar como desejar.

Pintar com tintas caseiras

Um dos exercícios que os miúdos mais gostam, e um dos trabalhos manuais divertidos que nunca recusam, é pintar. Porém, todos sabemos que, após algumas horas de pintura, a tinta já extravazou do papel ou da tela para a roupa, mãos e, às vezes, cara e boca.

Apesar de tudo isso ser sinónimo de diversão, é certo que muitas das tintas comercializadas contêm substâncias tóxicas que podem ser irritantes para a pele, além de caras, muitas delas. Portanto, quem tem crianças, sobretudo pequenas, pode optar por uma solução muito simples, segura e prática. Falamos de tintas caseiras. Eis a receita!

Receita de tinta caseira

Ingredientes

2 colheres de açúcar

2 chávenas de água

½ chávena de amido de milho

½ colher (pequena) de sal

Corantes alimentares ou sumos em pó, q.b.

Modo de Preparação

  1. Num tacho, coloque o amido de milho e vá juntando aos poucos a água, mexendo sempre.
  2. Adicione o sal e o açúcar e leve a lume brando. Mexa até engrossar.
  3. Quando a mistura estiver homogénea e cremosa, semelhante a um guache, retire e deixe arrefecer.
  4. Depois, divida a mistura por recipientes e junte, a cada um, a cor do corante ou sumo em pó que desejar.
  5. Finalmente, é deixar os seus filhos divertirem-se, sem se preocupar com a sua saúde ou segurança, já que se tratam de tintas 100% comestíveis.
Crianças a relaxar
Não perca Técnicas de relaxamento para crianças: equilíbrio e saúde

Carimbar!

Todas as crianças acham graça ao ato de carimbar. Se fez o exercício anterior, das tintas caseiras, então o seu filho pode fazer uso dessas tintas para carimbar folhas, livros ou cadernos e deixar a sua marca.

Para isso, pode criar carimbos únicos e originais, bem divertidos. As sugestões são imensas e podem ser executadas com materiais que têm, certamente, aí por casa. Aqui vão algumas ideias:

  • use rolhas de cortiça e cole numa das extremidades botões com diferentes tamanhos e formatos para fazer carimbos;
  • molde os rolos de papel higiénico vazios e utilize-os como carimbo;
  • recorte um pedaço de esponja com o formato que quiser (círculo, estrela, coração) e use-o como carimbo.
crianças a pintar

Preparar gomas caseiras

Os miúdos adoram gomas, mas todos sabemos que as gomas de compra são ricas em corantes e conservantes e muito prejudiciais à saúde, sobretudo oral. E na cozinha também se fazem trabalhos manuais divertidos. Por isso, uma boa alternativa é fazer com os mais novos gomas caseiras. É muito simples e vai ver que nem os adultos resistem!

Receita de gomas caseiras

Ingredientes

200 ml de água

4 folhas de gelatina incolor

1 pacote de gelatina de qualquer sabor com 0% de açúcar

Modo de Preparação

  1. Corte as folhas de gelatina incolor em quadrados pequenos, coloque-as num recipiente e cubra com água.
  2. Deixe repousar por uns instantes, até que a gelatina amoleça.
  3. Coloque a água a ferver e junte a gelatina de sabor, mexendo até que se dissolva completamente.
  4. Leve o recipiente onde amoleceu a gelatina incolor ao microondas por 40 segundos, na potência máxima.
  5. Retire a gelatina do lume e misture a gelatina incolor aquecida. Mexa bem.
  6. Cubra as formas de silicone e leve ao frigorífico para que a gelatina solidifique.
  7. Passadas duas horas, as gomas já devem estar prontas.
Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.