Portugal é um país repleto de história, cultura e tradição, que ficará para sempre na História do mundo. E se é verdade que muitas das tradições são ignoradas pelos mais novos, também o é que são elas a dar identidade ao povo. Por isso, fomos em busca de algumas peças que enaltecem as tradições portuguesas.
Desde a renda de bilros ao lenço dos namorados, não esquecendo os bordados de Viana, há muitas peças maravilhosas a serem feitas no nosso país, com a sabedoria passada de geração em geração.
Não é por isso de admirar, que nacionais e estrangeiros fiquem absolutamente rendidos aos encantos de Portugal. Para além das belas paisagens, da deliciosa gastronomia e do vinho inesquecível, também as tradições contribuem para o fascínio que o nosso país exerce.
Descubra algumas tradições portuguesas com impacto no mundo da moda.
Peças que enaltecem as tradições portuguesas: as 5 imperdíveis
Túnica com bordados de Viana
Os Bordados de Viana do Castelo são muito conhecidos pela sua beleza. Mas sabia que a sua origem se prende com os trabalhos realizados em trajes da região: “O Traje à Vianesa“ ou “Traje à Lavradeira”?
Com efeito, o Traje à Lavradeira nasceu pelas mãos das camponesas de algumas freguesias próximas de Viana do Castelo, que os teceram e bordaram.
Atualmente, é possível encontrar inúmeros trabalhos com Bordados de Viana do Castelo, como peças de roupa, aventais ou chinelos, inspirados nesses trajes.
E quando falamos de bordados de Viana, é possível distinguir uns mais ricos do que outros, dependendo da classe social a que se referem. Uma das tradições portuguesas com mais adeptos.
Túnica com bordados de Viana
Se é apaixonada pelas tradições do nosso país e gosta dos bordados de Viana, esta túnica em algodão branco com bordados azulão, é perfeita para se sentir bonita e confortável nos dias mais quentes.
E claro, porque não ir com ele até Viana do Castelo dar um passeio?
Lenço de Viana do Castelo
Do traje típico de Viana do Castelo, faz também parte o lenço, que muitos de nós conseguimos identificar como pertencendo ao norte do país.
Reza a lenda que foram uma moda introduzida em Portugal nos fins do século XVIII e princípios do século XX, importada dos países de leste. Só mais tarde começaram a ser fabricados no nosso país.
Seja como for, a verdade é que o lenço de Viana é um ícone das tradições portuguesas e, para quem gosta, vale muito a pena ter um.
Lenço dos Namorados
Originário do Minho, o lenço dos namorados é uma das tradições portuguesas mais coloridas, com origem no norte do país.
Reza a lenda que a origem do “Lenço dos Namorados” remonta aos séculos XVII – XVIII, quando as senhoras bordavam para passar tempo. Com o passar dos anos foram sendo adaptados para todas as mulheres, e começaram a fazer parte do vestuário feminino, como peça decorativa. Eram lenços quadrados, de linho ou algodão, bordados ao gosto de cada uma.
Contudo, a grande magia dos lenços dos namorados, que lhe dá o nome, é outra: ter uma forma de conquistar o namorado.
Assim, as mulheres quando chegavam à idade de casar, começavam a bordar um lenço em linho ou algodão, com palavras, frases e desenhos coloridos.
Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou “conversado”. E era precisamente o fato dele usar o lenço em público ou não, que ditaria se haveria namoro.
Se ele quisesse namorar, teria que usar o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocando-o ao pescoço. Caso contrário, o lenço voltaria para a mulher.
Renda de Bilros
A origem da renda do nosso país é desconhecida, mas sabe-se que muito provavelmente foi introduzida pelos povos que por aqui foram passando.
Embora o primeiro registo da renda de bilros remonte a 1560, e ao reinado de D. Sebastião, sabe-se que se continuou a investir na arte de fazer renda, em Vila do Conde, uma vez que há um registo do Arquivo Municipal que atesta a presença das rendas vila-condenses na Exposição Universal de Paris, em 1867.
Assim, vale muito a pena ver com os próprios olhos as peças maravilhosas que se fazem com esta renda, de lençóis a peças de roupa.
Camisola Poveira
Recentemente, a camisola Poveira originária da Póvoa do Varzim, esteve nas bocas do mundo, depois de ter sido descaradamente copiada pela designer de moda americana Tory Burch.
Controvérsias à parte, esta camisola é uma das mais marcantes tradições portuguesas e começou por ser usada por pescadores. Além de bonita, é uma ode à tradição e ao que de melhor se faz no nosso país.
Como vê, peças maravilhosas que enaltecem as tradições portuguesas não faltam. Já escolheu a sua favorita?