Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
01 Jun, 2018 - 12:00

5 truques do Android que precisa de conhecer

Luísa Santos

Existem truques do Android que lhe podem ser muito úteis. Da personalização de notificações aos sinais da bateria, descubra 5 funcionalidades escondidas.

5 truques do Android que precisa de conhecer

Quando é instalado um software ou se atualiza o mesmo para uma versão mais recente, é frequente julgar-se que todas as novas funções estão à vista de qualquer pessoa. No entanto, existem truques do Android que têm de ser ativados depois de atualizar o seu smartphone/tablet para a versão Oreo. Algumas destas funções podem ser ativadas, ou desativadas, nas definições do seu dispositivo.

5 truques do Android: as funcionalidades que não conhece

atalhos

1. Modo Picture-in-Picture

Também conhecido como “PIP Mode” (do inglês Picture-in-Picture Mode), esta função permita que continue a ver um vídeo (ou a usar uma app) num canto do seu dispositivo enquanto está a utilizar outras aplicações, por exemplo.

No entanto, esta funcionalidade não pode ser utilizada com todas as apps, mas sim com o Google Chrome, Google Duo, Google Play, Maps e YouTube. Como esta função não vem previamente ativada (após a atualização do software), deve ativá-la nas Definições.

Selecione a opção “Apps & Notificações” e aceda a “Avançadas”. Depois, deve escolher a opção “Acesso a App Especial”, onde encontrará a função de Picture-in-Picture.

Através dela, poderá selecionar quais as apps que pretende que recorram a esta funcionalidade e quais aquelas que não quer. Após essa seleção, o menu de PIP irá surgir no canto inferior direito sempre que utilizar uma aplicação que tenha definido como utilizadora de PIP.

2. Atalhos e Widgets

Um dos truques do Android com maior utilidade é aquele que, no fundo, lhe permite maior organização da sua informação e das apps que usa – sobretudo aquelas que estão fixas no ecrã principal.

Na verdade, se pressionar uma aplicação durante algum tempo (até aparecer uma caixa pop-up), irá constatar que alguns símbolos surgem no canto superior direito. Se escolher o ícone dos widgets, irá encontrar mais atalhos para além daqueles que já conhece. A partir daí, pode arrastar o mesmo atalho para o ecrã.

3. Preencher passwords automaticamente

Em versões anteriores, esta funcionalidade estava disponível para aplicações da Google. No entanto, com a apresentação do Android Oreo, esta função estendeu-se a outras apps, cujo acesso pode personalizar de acordo com as passwords que quiser que sejam preenchidas de forma automática.

Pode, por isso, aceder às Definições e escolher a opção “Sistema”. A primeira opção que surgir logo após essa seleção é a relativa à linguagem usada no seu sistema. Abra-a e, de seguida, escolha as “Definições Avançadas” e, depois, a função de preenchimento automático de passwords.

Esta ativação irá à memória do Google “buscar” essas mesmas senhas de acesso. Pode também optar por recorrer a essas palavras-chave através de outros sistemas, como Dashlane, Keeper ou LasPass (entre outros gestores de palavras-passe).

truques do Android

4. Bateria: sinais “vitais”

O controlo da bateria do seu dispositivo Android é, agora, muito maior com a mais recente versão deste software. Este controlo é maior dado que houve um melhoramento do uso da bateria por parte de “apps em background“.

Ora, isto quer dizer que, quando deixa de utilizar uma app, isso não significa que a mesma não consuma mais bateria. Esse consumo continua a existir, mas foi diminuído com o Android Oreo.

Para além deste cuidado, há ainda a hipótese de aceder às definições avançadas da bateria e escolher quais as apps que pretende que consumam mais e menos bateria. Esta escolha manual possibilita um maior controlo sobre as aplicações que utiliza e as que não utiliza – refletindo-se esse uso na bateria consumida. É uma das melhores formas de poupar bateria no Android.

5. Personalize as notificações

Sempre que recebe uma nova notificação, seja em que aplicação for, é alertado sobre a mesma, que depois fica sinalizada em cada app sob a forma de uma pequena bola vermelha – com o respetivo número de notificações.

Regra geral, este é o comportamento de todas as aplicações. Contudo, pode personalizar estes alertas e escolher em que aplicações não quer ver essas notificações, e pode ainda personalizar o tipo de som que quer ouvir (dependendo da app em causa).

Para isso, basta pressionar uma aplicação até surgir uma caixa pop-up onde seleciona o ícone de informação no canto superior direito. Logo após esse menú, poderá aceder às “Notificações da App” onde pode personalizar o tipo de notificação que quer receber. Um dos truques do Android que lhe permite ter maior controlo sobre as suas aplicações.

Veja também: