Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
03 Set, 2018 - 11:00

7 truques para Word que precisa de conhecer

Nuno Margarido

Conheça alguns truques para Word que vão fazer toda a diferença na hora de redigir um documento. Melhore a sua produtividade com esta ferramenta.

7 truques para Word que precisa de conhecer

Os programas de computador oferecem imensos recursos que ajudam os utilizadores no trabalho do dia a dia. Recursos que podem facilitar o trabalho e até ajudar o utilizador a ser muito mais eficaz nas tarefas que tem a cumprir. Conheça truques para Word que podem fazer toda a diferença aquando da redação de um novo documento.

7 truques para Word que prometem melhorar a sua produtividade

truques para word

1. Eliminar distrações

Há utilizadores que gostam de ter um ambiente de trabalho bastante limpo para poderem trabalhar em paz. No Word, a barra de ferramentas que existe na parte superior do ecrã pode ser um entrave. Ora, nada como utilizar o atalho Ctrl + F1 para fazer com que esta desapareça.

2. Contador de palavras

Na parte inferior esquerda do ecrã aparece o número de palavras que já foram escritas – ao carregar em cima deste número pode saber as páginas que já foram escritas, as palavras que existem no documento, o número de caracteres…

Pode até conhecer estes números para uma parte específica do documento, basta selecionar o texto que pretende e seguir os mesmos passos.

3. Brainstorm

Sabia que é possível utilizar o Word como uma ferramenta de brainstorm? Este é, aliás, um dos melhores truques para Word que pode conhecer e aplicar. Abra uma página em branco, clique duas vezes em qualquer parte da página e vá escrevendo.

4. Inserir equações

Quem escreve documentos sobre áreas como a Matemática ou a Física sabe que, por vezes, é necessário introduzir uma ou outra equação no meio do texto. Como é que isto se faz? Na barra de ferramentas, selecione o separador “Inserir” e depois escolha “Equações”. Um dos truques para Word que dá muito jeito para quem lida com números.

5. Como eliminar uma página no Word

Basta selecionar os conteúdos que pretende eliminar e carregar no “Delete”, no teclado. Mas há um truque que pode facilitar imenso a vida do utilizador: clique em qualquer lado da página que pretende eliminar, utilize o atalho Ctrl + B para aceder ao “Localizar e substituir”, selecione o separador “Ir para” e na caixa “Introduza o n.º da página” escreva \page. Isto vai permitir selecionar tudo o que se encontra naquela página. Depois, é só carregar no “Delete”, no teclado.

6. Vista de destaques

Na barra de tarefas, aceda a “Ver” e depois “Destaques”. É um dos truques para Word que podem fazer toda a diferença, uma vez que torna os utilizadores cerca de 50% mais produtivos em documentos de grande dimensão. Esta vista permite que o utilizador se foque na estrutura do documento, facilitando a redação do mesmo.

7. Cortar e colar… várias coisas ao mesmo tempo

Este é outros dos truques para Word muito pouco conhecidos. O Word possui uma área de transferência que pode acumular cerca de 24 “cópias” diferentes. Ou seja, é possível que o utilizador copie e cole 24 conteúdos diferentes sem que seja preciso estar sempre a copiar isto e depois aquilo e depois… Está a perceber a dinâmica?

No separador “Base”, na parte inferior esquerda da barra de ferramentas, existe algo chamado como “Área de Transferência”. Ao copiar diferentes conteúdos, poderá ver esta área a acumular esses mesmos conteúdos, que podem ser colados onde o utilizador quiser, basta clicar sobre os mesmos.

Veja também: