Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
19 Abr, 2018 - 13:35

10 usos para o azeite que não conhecia e que o vão surpreender

Teresa Campos

Usamo-lo diariamente para cozinhar, temperar saladas e é um fiel amigo da nossa mesa, mas há 10 usos para o azeite que não conhecia.

10 usos para o azeite que não conhecia e que o vão surpreender

As soluções caseiras, feitas a partir da combinação de produtos naturais, são muitas vezes tão ou mais eficazes do que os produtos que compramos no supermercado. E sabia que, ao contrário desses produtos de compra, os naturais estão livres de químicos e contribuem para que poupemos dinheiro? Hoje, damos-lhe a conhecer 10 usos para o azeite que não conhecia.

Curioso? São funções que desconhecemos, mas que vão permitir que possa solucionar alguns problemas domésticos, sem comprar produtos específicos e caros. Ora, veja!

10 usos para o azeite que não conhecia e que são super úteis

usos para o azeite

1. Hidratar a pele

Sim. Se combinar o azeite com outros óleos essenciais, está perante um excelente preparado para hidratar a pele e combater a sua secura. Espalhe algumas gotas pelo corpo, duas vezes por dia, e maravilhe-se com o efeito final.

2. Remover maquilhagem

Pois é, o azeite pode servir como um desmaquilhante natural. As vantagens? O azeite adapta-se a qualquer tipo de pele e só tem de ter cuidado ao aplicá-lo na região dos olhos. Comece já a poupar nos desmaquilhantes de compra.

3. Depilação

Não, o azeite não retira pelos. Mas se espalhar um pouco pela área corporal que vai depilar, podemos garantir que a remoção dos pelos será mais fácil, para além da pele ficar menos irritada e vermelha. O azeite também pode ser utilizado para retirar o excesso de cera, após a depilação.

4. Limpar tachos

Tachos, panelas e outros utensílios similares, beneficiam se colocarmos algumas gotas de azeite e esfregarmos por alguns minutos com um pano. Depois, só tem enxaguar rapidamente e continuar a lavar com o seu detergente habitual. Verá como os tachos ficam mais limpos e, sobretudo, a brilhar.

azeite

5. Limpar aquecedores

Aplique aos aquecedores, o mesmo método que usou nos tachos. Porquê? Porque os aquecedores acumulam muita poeira que a gordura do azeite ajudará a agarrar e a eliminar. Boa ideia, não?

6. Aliviar a irritação na garganta

Pode não ser a proposta mais agradável, mas uma colher de chá de azeite alivia a sensação de garganta irritada. Se preferir, pode acrescentar ao azeite um pouco de mel, tornando o sabor mais agradável e ajudando a afastar algum mal-estar associado a gripes ou constipações.

7. Lubrificar

Se tem portas a ranger aí por casa, esqueça os produtos caros e aplique um pouco de azeite nas dobradiças das portas ou janelas e verá que o resultado final será fantástico.

8. Proteger o gato

É mesmo verdade, sabe que colocar umas gotas de azeite na comida do seu gato ajuda a evitar a formação de bolas de pelo ou à sua expulsão mais fácil? Comece já a fazê-lo e ajude o seu animal de estimação.

9. Limpar móveis

Esqueça as ceras e outros produtos. Algumas gotas de azeite num pano são suficientes para limpar móveis de couro ou de madeira. Verá como ficam brilhantes e sem aquele cheiro ativo, caraterístico dos produtos para encerar.

10. Remover manchas gordura

Pode parecer um contra-senso, mas o azeite ajuda mesmo a retirar manchas de gordura de origem industrial, como petróleo, por exemplo. Para isso, basta misturar um pouco de azeite com sal e aplicar na área manchada.

Surpreendido com estes 10 usos para o azeite que não conhecia? Certamente que sim. Mas o mais importante é que, a partir de agora, passe a fazer uso das preciosas indicações que lhe deixámos e beneficie, ainda mais, deste super ingrediente: o azeite. Abasteça-se deste produto tão português e passe a usá-lo também fora da cozinha. Verá que não se vai arrepender.

Veja também: