Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
17 Mai, 2017 - 12:30

Como minimizar os riscos de utilizar um Wi-Fi público

Nuno Margarido

Os perigos de utilização de redes de Wi-Fi público são mais reais do que imagina. Por isso, há cuidados que deve ter para garantir a sua privacidade.

Como minimizar o risco do Wi-Fi público

É tão comum acedermos a redes públicas de Wi-Fi que a verdade é que nem nos lembramos dos riscos associados. Fique a saber como pode reduzir o risco de aceder ao Wi-Fi público.

Os perigos de utilizar wi-fi público

placeholder-1x1

Antes de tudo, é importante que conheça os perigos associados às redes Wi-Fi públicas, visto colocarem a segurança e privacidade dos seus dados em alto risco.

A segurança que existe ao utilizar um Wi-Fi público não é a mesma que a de uma rede privada ou, até, de dados móveis. Isto acontece porque é extremamente simples, nos dias de hoje, hackear uma rede de Internet pública.

Isto acontece porque essas redes se encontram totalmente desprotegidas, a começar pela falta de uma password de acesso. Quantas vezes já acedeu a uma rede de Wi-Fi público sem inserir uma palavra-passe? Várias, desconfiamos…

As estratégias usadas pelos “piratas” são imensas e todas têm diferentes objetivos, nomeadamente o de se apropriarem do sistema do seu smartphone, exigindo-lhe, por exemplo, o número do cartão de crédito para pagar o “resgate”, uma técnica de phishing muito utilizada hoje em dia.

E nestas estratégias criminosas entra, muitas vezes, o Wi-Fi público.

Cuidado com as redes falsas

Outra das técnicas utilizadas passa pela criação de uma rede Wi-Fi falsa que, sob o mesmo nome daquela a que está prestes a aceder, apresenta um sinal muito mais forte, fazendo-o optar pela rede falsa.

Nestas situações, a probabilidade dos hackers se encontrarem por perto é grande, garantindo que observam todos os seus “passos” na Internet. Ao aceder à rede falsa, rapidamente se vê impossibilitado de usar o smartphone.

Na verdade, um estudo internacional realizado pela empresa de segurança informática Kaspersky, em conjunto com a Interpol, revelou que os hackers atacam cada vez mais smartphones à procura de informações bancárias. Quem utiliza um Wi-Fi público sem cuidados, está, naturalmente, mais exposto.

5 cuidados a ter ao utilizar wi-fi público

placeholder-1x1

As redes de Wi-Fi gratuitas e desprotegidas de senha são realmente úteis, por isso saiba que não precisa de deixar de as utilizar independentemente dos seus riscos.

No entanto, deve precaver-se contra os perigos existentes, adotando algumas medidas.

1. Não forneça informações pessoais

Não utilize estas redes de Wi-Fi público em casos onde forneça informações bancárias, como acontece com as compras online. O mesmo se aplica noutro qualquer contexto, onde deve evitar enviar quaisquer dados pessoais (incluíndo nome, contactos e morada);

2. Não aceda ao seu banco

Hoje em dia, todos os bancos dispõem de serviço de homebanking e até de aplicações móveis que facilitam o acesso às informações bancárias, para além de permitirem uma série de transações.

Se estiver ligado a uma rede de Wi-Fi público, não aceda, de modo algum, ao seu banco. Dessa forma, garante que os seus dados não ficam expostos e não são apropriados por terceiros.

3. Aceda apenas a sites HTTPS

Visite apenas sites que comecem por “https“, isto é, sites de ligação segura, com certificação SSL, que encriptam toda a informação e protegem os dados dos utilizadores.

4. Utilize uma VPN

Esta podia ser a primeira dica, dada a sua importância, mas nem por isso ocupa um lugar menos adequado. Ao utilizar uma VPN, impede que alguém conheça a sua localização, para além de estar protegido contra outros riscos.

5. Desative a partilha de ficheiros

Seja por Wi-Fi ou Bluetooth. Em momentos em que acede a redes de Wi-Fi público, nunca tenha ativados sistemas de partilha de ficheiros, como é o caso do AirDrop da Apple, por exemplo.

Numa situação destas, todo o cuidado é pouco. Como tal, minimizar os riscos associados às redes de Wi-Fi públicas é essencial quando realmente precisamos de aceder às mesmas.

Opte pela ligação através de dados móveis sempre que possível, mas saiba que, com a informação presente neste artigo, estará protegido contra todos os riscos.

Veja também