Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Ago, 2023 - 12:58

6 sugestões de viagens com filhos pequenos

Catarina Milheiro

As viagens com filhos pequenos devem ser feitas a partir de que idade? É importante que as crianças já sejam capazes de reter as memórias?

Provavelmente, antes de ser pai ou mãe ouviu alguém dizer: “Viaja tudo agora porque depois não vais conseguir”. Ou, ainda, que “é difícil fazer viagens com filhos pequenos”.

São frases bastante comuns, mas a verdade é que, como em tudo na vida, não devemos dar ouvidos a tudo aquilo que ouvimos. Sobretudo quando o assunto é viajar com os mais pequenos.

Sabemos que viajar com crianças pequenas ou bebés pode parecer um pouco assustador para os pais, principalmente se se tratar do primeiro filho. Ainda assim, saiba que este tipo de viagens pode realmente trazer vários benefícios para todos na família.

Desde proporcionar momentos de felicidade, aprendizagens, tempo de qualidade e ainda memórias que irão ficar para toda a vida. Fique connosco e saiba tudo sobre o assunto.

Viagens com filhos pequenos: a partir de que idade são retidas as memórias?

Quando o assunto é viajar com filhos pequenos, pensamos de imediato quando é que as crianças começam a reter as memórias. E ao que tudo indica, esta é uma pergunta que tem vindo a ser desenvolvida por diversos especialistas ao longo dos anos.

Como pais, queremos saber se os nossos filhos vão recordar as férias que planeamos, de forma simples e rápida, não é assim? Ou então percebermos se vale mesmo a pena marcar aquela viagem inesquecível a um parque temático.

Parece existir uma aprovação por parte dos especialistas, que afirmam que a retenção e evocação de memórias acessíveis é iniciada muitas vezes a partir dos 4 anos de idade. No entanto, existem sempre exceções.

Por isso, se está a pensar ir de férias até à Disneyland ou um outro destino marcante para qualquer criança, esta questão da idade pode ser algo a considerar, uma vez que se pretende que a criança se lembre um dia mais tarde.

As viagens com filhos pequenos são sempre uma boa ideia

No fundo, viajar com os mais pequenos é sempre uma ótima ideia independentemente da idade. Sempre que existir uma experiência bastante intensa no que diz respeito às emoções, a criança tem tendência para recordar essa mesma experiência (mesmo que se percam alguns detalhes pelo meio).

Para além disso, é importante refletirmos sobre o facto de não serem apenas importantes as memórias. Ou seja, as experiências de viajar acabam por ser sempre momentos de aprendizagem, de desenvolvimento de diversas competências e até de adaptação a contextos e culturas diferentes.

Por exemplo: quando os mais pequenos contactam com pessoas, animais e alimentos distintos do seu meio de origem, automaticamente estará a existir um desenvolvimento de competências como a empatia.

Outro aspeto interessante a considerar também, são as mudanças repentinas que podem surgir numa viagem. Nestes casos, os mais pequenos terão de aprender a resolver problemas de forma rápida e eficaz e a regularem as suas emoções.

Qualquer viagem entre pais e filhos, por mais pequenos que sejam, valerá sempre a pena. Afinal, as viagens ajudam no desenvolvimento emocional e são autênticos momentos para se construírem boas relações entre pais e filhos.

6 sugestões de viagens com filhos pequenos

1.

Visitar a Disneyland, Paris

Disneyland Paris

Uma das sugestões de viagens com filhos pequenos é precisamente a visita à Disneyland Paris. Se este é um dos locais onde gostava de ir com os seus filhos e se pensa que este é o momento certo para que eles consigam realmente desfrutar de todo o ambiente, então vá sem medos.

Trata-se de um local mágico onde crianças e adultos vivem momentos inesquecíveis junto das personagens míticas da Disney. Por isso já sabe, esta pode ser uma boa opção.

2.

Fazer uma viagem de carro pela Estrada Nacional 2

Aljustrel junto à estrada nacional 2

Se pensa que as viagens de carro são só para adultos, engane-se. São cada vez mais as famílias com filhos pequenos ou adolescentes que já começam a optar por fazerem férias desta forma.

A Estrada Nacional 2 é um percurso no nosso país que dá a conhecer a história, cultura, paisagens e a gastronomia do interior do nosso país. Garantimos que criará memórias para a vida inteira.

3.

Islândia

The beautiful sunset at Kirkjufell waterfall in Iceland

Quando o objetivo é fazer uma viagem a um país diferente, a Islândia pode ser o sítio ideal para viajar com filhos pequenos. Na verdade, trata-se da escolha perfeita para os pais que procuram explorar uma nova cultura enquanto mantêm as crianças entretidas.

4.

Cancún, México

Vista aérea de Cancun

Cancún é um ótimo destino de férias para quem pretende viajar com crianças pequenas e fazer praia. As águas são quentes e serenas, as praias paradisíacas e há inúmeras atividades divertidas para participar – sobretudo nos hotéis que estão preparados para receber as famílias.

5.

Serra da Estrela, Portugal

Serra da estrela no Verão

Seja no verão ou no inverno, a Serra da Estrela é uma excelente ideia para fazer uma viagem com os mais pequenos. As suas paisagens são maravilhosas e o contacto com a natureza, o ar puro e a tranquilidade que lá se vive é inigualável.

Caso opte pelo inverno, ainda poderá contar com neve – algo que fará os mais pequenos delirar de alegria.

6.

Tróia, Portugal

Panorâmica geral de Tróia

Tróia é um dos destinos mais calmos e serenos de Portugal. E se aquilo que pretende é fugir dos locais mais turísticos no verão, então aqui encontra uma península repleta de tranquilidade. Aproveite as praias paradisíacas e desfrute das piscinas que quase todos os hotéis possuem.

Caso pretenda, as unidades hoteleiras estão também preparadas com atividades para as crianças de todas as idades. Além disto, saiba que Tróia conta com jardins enormes onde os mais pequenos podem correr, jogar futebol ou simplesmente aproveitar em família.

Veja também