Luana Freire
Luana Freire
05 Set, 2018 - 10:10
Viajar com animais: todas as dicas e regras a seguir

Viajar com animais: todas as dicas e regras a seguir

Luana Freire

Para viajar com animais de companhia (de avião, carro ou comboio) é necessário seguir algumas regras estabelecidas e, claro, ter bom senso.

O artigo continua após o anúncio

Quer viajar e levar o seu animal de estimação? O seu melhor amigo de estimação também tem lugar, seja de avião, comboio ou carro. Descubra como viajar com animais e espreite as nossas dicas.

Viajar com animais: de avião

Ainda que cada companhia aérea tenha as suas próprias regras, é mesmo possível viajar com animais a bordo de um avião. Encontre aqui sugestões para embarcar com o seu animal de companhia e ter uma viagem confortável – para ambos.

viajar com animais

Quando pode viajar com o seu animal de companhia no avião?

Embora nem todas as companhias aéreas permitam o transporte de animais, grande parte o faz. É uma questão de informar-se junto aos serviços de apoio ao cliente. É de salientar que cada empresa tem as suas regras e determinam onde o animal pode viajar e quais os preços e taxas a pagar. Os critérios incluem espécie, raça, peso e tamanho. Cães-guia podem sempre, em qualquer que seja a companhia, viajar com os seus donos.

Quando o assunto é viajar com animais na cabine do avião, as regras ficam mais apertadas, permitindo apenas o transporte dos animais de pequeno porte – e, claro, cães-guia. Animais de grande porte são sempre transportados no porão, no compartimento das cargas.

Informe-se junto das companhias quais são as condições estabelecidas, compare e verifique quais documentos são obrigatórios para o efeito antes de fazer a reserva dos bilhetes. Não esqueça de verificar quanto tempo antes do embarque deve estar no aeroporto para o check-in.

O que a companhia aérea precisa de saber para que possa viajar com animais de companhia?

  • O tipo/espécie/raça do animal a transportar
  • Quais são as dimensões do contentor em que vai transportar o seu animal de companhia
  • Peso (o total do contentor com o animal)

Viajar com animais: cão, gato e furão

As regras  que regulam o transporte de animais estão sujeitas à alterações de acordo com a origem da partida e o destino. Saiba mais sobre como viajar com animais de companhia dentro da União Europeia.

  • O animal tem de ter um Passaporte de Animal de Companhia da UE que tenha sido emitido por um veterinário autorizado para o efeito.
  • O pet necessitar de ter um microchip que o identifique. No casos em que o animal está identificado com uma tatuagem, ela deve ter sido feita antes de 3 de julho de 2011.
  • A vacina contra a Raiva deve estar atualizada. Se tiver dúvidas, consulte a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
  • Finlândia, Irlanda e Malta são exemplos de países com regras mais apertadas sobre o transporte de animais de estimação, por isso, deverá informa-se junto das autoridades destes países.
  • Para viajar com animais de companhia fora da UE, deve consultar as condições junto à DGAV.

Viajar com animais: répteis, coelhos, aves e outras espécies

Para viajar com animais de companhia, dentro ou fora da UE, deve informar-se junto às autoridades oficiais do país de destino.

Viajar com animais: de comboio

viajar com animais

Os donos podem viajar com os seus animais de companhia, desde que não sejam considerados perigosos e que possam ser transportados como bagagem de mão. O animal deve estar numa caixa contentora e o dono é responsável pela sua guarda e vigilância. As regras prevêem que não é permitido viajar com animais em precárias condições de higiene e saúde, e o seu embarque no comboio pode não ser autorizado caso o ruído seja exagerado, o cheiro esteja a incomodar ou seja demasiado grande. Isso porque o animal em viagem poderia incomodar os restantes passageiros.

O artigo continua após o anúncio

As condições indicadas no site da CP (Comboios de Portugal) estão garantidas em condições de circulação consideradas normais e excluem transbordos rodoviários ou situações que possam limitar o transporte de animais. Nesses casos, apenas se pode assegurar o transporte de cães-guia.

5 dicas para viajar com animais no avião ou no comboio, para que eles se sintam confortáveis

  1. Permita que, antes da viagem, o animal se familiarize com o contentor (caixa que o vai transportar). Nos dias anteriores à partida, ofereça comida e guloseimas colocadas dentro da caixa. Adeque o tamanho da caixa às necessidades do animal.
  2. Se vai viajar de avião, identifique com uma etiqueta a caixa transportadora. Tal como faz com a sua mala, insira o nome do animal e do dono, bem como a morada de destino.
  3. Forre o fundo do contentor com material absorvente e deixe que o animal viaje com um objeto que lhe seja familiar e do qual goste. Isso vai fazer com que se sinta mais seguro.
  4. Não alimente o animal em exagero. O seu pet deve viajar depois de uma refeição, mas esta deverá ser ligeira.
  5. Antes da viagem, permita que o animal gaste energia e sinta-se em liberdade. Deixe-o solto.

Viajar com animais: de carro

viajar com animais

Para viajar com o seu animal de carro, sendo o seu carro próprio, é a viagem mais simples a fazer – só terá de respeitar as suas próprias regras. No entanto, há dicas essenciais que deve ter em conta antes de partir em aventura com o animal de companhia, para a sua segurança e a dele.

  • O animal pode viajar numa caixa contentora, tal como no avião. Esta é a decisão mais óbvia. Tenha em conta que o animal deve ter espaço para estar confortável durante a viagem.
  • No caso dos cães, deve procurar comprar um cinto de segurança próprio. A peça liga a coleira do cão ao peitoral, protegendo em caso de acidentes.
  • Se quer oferecer mais espaço ao pet, invista numa grelha divisória. No entanto, esta é a medida menos segura. Teste a grelha antes da viagem e não tome essa decisão se for viajar com cães de porte grande.
  • Não alimente demasiado o animal. Ofereça uma refeição leve 3 horas antes de partirem.
  • A lei prevê que, sob nenhuma hipótese, o animal esteja solto a brincar no carro. Se for abordado pela polícia, está sujeito a uma coima entre os 60€ e os 600€.

Em todos os casos, não esqueça de preparar a mala do seu melhor amigo com artigos de higiene e comida, tal como objetos essenciais ao seu bem-estar. Se vai para um sítio mais frio, lembre-se de levar roupa adequada para o animal.

Veja também: