Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Out, 2018 - 00:00

10 destinos imperdíveis para quem quer viajar em outubro

Mónica Carvalho

Viajar em outubro permite descobrir locais incríveis, pintados de laranja e castanho, com temperaturas amenas. Confira os melhores destinos.

10 destinos imperdíveis para quem quer viajar em outubro

Viajar em outubro significa experimentar várias sensações que não existem nas outras estações e que fazem do outono a época tão especial que é. Desde as lareiras que vão sendo acesas e lançando aquele fumo acolhedor pelas chaminés, à natureza que ganha tons de castanho e dourado que, por algum motivo, nos fazem sentir aconchegados. Já sentirá as noites mais frias e os dias mais curtos – como se fosse a forma do mundo a dizer-nos que não devemos perder mais tempo e sim viver o melhor que pudermos em cada dia.

Por isso, tantas coisas especiais merecem destinos especiais e temos 10 locais espalhados pelo mundo para viajar em outubro.

10 sugestões de destinos para viajar em outubro

Onde quer que escolha ir após o verão, seguramente encontrará destinos de sonho, que ajudarão a relaxar e a descontrair. Saia da sua zona de conforto, veja as nossas sugestões e escolha o destino para viajar em outubro e ser, claro, mais feliz e completo.

1. Perugia, Itália

perugia

Fonte: Visual Hunt

Um festival de chocolate que dura dez dias. É preciso dizer mais alguma coisa? É isto que encontrará em outubro em Perugia e tudo naquela cidade está relacionada com esta iguaria, desde aulas de culinária, exposições e dezenas e dezenas de possibilidades de provar aquele que deve ser o doce mais apreciado em todo o mundo.

Ou não fosse Perugia o lar da conhecida marca Baci, que em português significa, sedutoramente “beijos” e que conta a história de um jovem chocolatier que criou um doce especial para a sua amada, envolta numa carta de amor e – naturalmente – selado com um beijo. Daí que os bombons Baci estejam sempre envoltos em provérbios e poemas românticos. Mas há mais para alimentar os sentidos nesta cidade, como o facto de ser rica em história e arte, que se encontra situada no topo de uma colina que transborda de aquedutos medievais, escadarias curiosas e vistas deslumbrantes.

2. Chipre

chipre

Fonte: Max Pixel

É um país perfeito para quem procura a possibilidade de frequentar a praia no outono, pois além de ser uma ilha do Mediterrâneo, apresenta o clima agradável do Médio Oriente. O Chipre é a terceira maior ilha do Mediterrâneo e, além de se destacar pelo clima quente, tem cidades incríveis para passear, nomeadamente Nea Paphos e Kourion, que vive de e para a vida marítima e oferece uma vida noturna animada e divertida. Assim, é o destino ideal para umas férias onde possa esquecer todos os problemas do quotidiano e simplesmente aproveitar.

3. Taipei, Taiwan

taipei

Fonte: Max Pixel

Taipei é uma cidade pequena e, por vezes, até difícil de perceber, cuja beleza está precisamente na mistura da cultura chinesa com a influência japonesa, de outros países do sudeste asiático e até dos EUA. De muitas maneiras, esta cidade que tem 300 anos parece um museu vivo e há vários exemplos disso mesmo: desde os templos taoístas que recebem as orações dos esperançosos, às tábuas de madeira das mansões da era japonesa que rangem a cada passo dado, aos tesouros roubados no Museu do Palácio Nacional que têm mais de 5000 anos.

Não faltam também pequenas vilas mercantes para quartéis militares que, entretanto, foram restaurados e transformados em museu ou loja. Mas é precisamente esta estranheza que se revela como um dos maiores encantos de Taipei.

4. Vietname

vietname

Fonte: Max Pixel

Outubro é o começo da estação seca no Vietname, onde abundam espetáculos naturais monumentais e cenas movimentadas e típicas de uma grande cidade. Ainda longe das grandes metrópoles e apesar da sua ascensão enquanto destino popular nos últimos anos, o Vietname é ainda um destino bastante acessível, bem como um país bonito, cheio de paisagens de sonho, tanto de montanha como de praia. Com cerca de 12€ por dia, vai conseguir pagar o alojamento, as refeições, o transporte e ainda é provável que sobre uns trocos para beber um copo no final da noite.

O Bairro Antigo de Hanói, ao redor do Lago Hoan Kiem, é o melhor lugar para se encontrar com parte do charme pós-colonial da cidade. É também um raro oásis de calma nesta cidade de outra forma caótica, frequentada pelos moradores matutinos para a prática de tai chi. Apesar da quantidade exagerada de turistas, ainda é possível experimentar e desfrutar de algumas maravilhas deste país sem problemas: fazendas de flores, fábricas locais de tofu, plantações de castanha de caju e, claro, os terraços icónicos de plantação de arroz, que valem muito a pena conhecer.

5. Dubai, Emirados Árabes Unidos

dubai

Não é só no verão o que o Dubai se torna num destino mágico. Também no outono, o país ganha nova vida e mostra bem como rapidamente o Dubai passou de um simples deserto, para um dos destinos mais exclusivos e apetecidos do mundo. Entra por isso, na lista de bons destinos para viajar em outubro. Atualmente, é uma cidade projetada e desenvolvida pelos ricos e para os ricos, com elevados sinais de extravagância e exuberância, fruto do desenvolvimento da indústria do petróleo. E é aqui que se localiza o único hotel de sete estrelas no mundo, o Burj Al Arab, onde uma noite custa, pelo menos, 17 mil euros.

6. Israel

israel

Este país é um dos principais destinos para viagens de mochila às costas pelo Médio Oriente e revela-se como um país que mistura perfeitamente o antigo e o moderno, deixando bastante agradado quem o visita. A cidade de Tel Aviv é imperdível, já que apresenta uma combinação impressionante de diversos fatores: temperatura, arquitetura deslumbrante e uma cultura extremamente rica. Melhor ainda, a cidade é o lar de uma cena de vida noturna incrivelmente incrível. Por isso, os amantes de história, de religião e eventos contemporâneos aproveitarão bem a visita a este pequeno país pela sua incrível variedade de paisagens.

7. Jordânia

jordânia

Os aficionados por história há muito tempo que são atraídos pela Jordânia, especialmente pelo local arqueológico de Petra, uma cidadela perdida com mais de dois mil anos. E mesmo com a agitação política, o país continua um destino seguro, e até mesmo um dos mais amigáveis do mundo, para descobrir as maravilhas do Oriente Médio.

Há cenários absolutamente espetaculares para ver aqui, além da antiga e imponente Petra, como a cidade romana de Jerash, o Mar Morto, o Mar Vermelho, grandes desertos, onde pode passar a noite no acampamento beduíno. Se viajar em outubro, ainda consegue aproveitar dias ensolarados que iluminam a rocha de Petra em vermelho-rosado, conferindo a cor especial que vemos em tantas fotografias, bem como para fazer passeios de camelo e dormir debaixo de um sol estrelado.

8. Egito

egito

Fonte: Max Pixel

A luta política e os problemas económicos poderão ter afetado a indústria do turismo do Egito nos últimos anos, porém, há factos incontornáveis que revelam o encanto deste país: as pirâmides milenares e a quase conclusão do Grande Museu Egípcio, que mostrará os melhores tesouros dos faraós – incluindo o corpo e a máscara funerária dourada de Tutancamon. A tudo isso, juntam-se as temperaturas confortáveis, menos multidões e tarifas mais baixas, especialmente se reservadas com antecedência, que se revelam como excelentes motivos para visitar o Egito em outubro.

9. Botswana

Botswana

Este país tem sido falado nos últimos tempos, por ter sido o local que cimentou o romance de Príncipe Harry e Meghan Markle e que bem eles souberam escolher, já que o Botswana é, provavelmente, o maior destino de safári do mundo. Com o mote: “baixo impacto e alta experiência”, criado pelo governo, é possível perceber o cuidado em criar boas experiências sem que isso afete a vida local. Aproveite para visitar o Delta do Okavango, um deserto imaculado pantanal repleto de vida e aventurar-se de jipe pelo meio de animais selvagens – mas sempre acompanhado.

10. Nashville, Tennessee – EUA

Nashville

Esta cidade é a capital da música country americana e, por esse motivo, tornou-se num dos pontos turísticos mais procurados, pelo charme característico, entretenimento excecional e restaurantes de topo. O cenário musical de Nashville também inclui gospel, bluegrass, soul e blues. É no famoso Grand Ole Opry House e no histórico Ryman Auditorium que pode ver todas as noites música ao vivo, seja com artistas populares, seja com novos nomes da música americana.

Agora que já conhece os melhores destinos para viajar em outubro, marque as suas próximas férias na agenda e desfrute das coisas boas que a vida tem para oferecer.

Veja também: