Márcio Matos
Márcio Matos
18 Mar, 2020 - 15:17

Conheça os maiores museus do mundo com estas visitas virtuais

Márcio Matos

As visitas virtuais aos maiores museus do mundo são uma excelente forma de ocupar o tempo, viajando com a família sem sair de sua casa.

Visitas virtuais a museus do mundo

Quarentena não são férias, mas isso não significa que não possa usar o tempo livre da melhor forma, com atividades de lazer interessantes e divertidas, que não o obriguem a sair de casa. As visitas virtuais aos maiores museus do mundo são exemplo disso mesmo e uma ótima oportunidade para ficar a conhecer online alguns dos maiores tesouros da humanidade.

Todas estas visitas virtuais aos maiores museus do mundo estão disponíveis gratuitamente e garantem várias horas de entretenimento, enquanto viaja pelo mundo da arte e da história mundiais. Num momento em que o futuro é uma incógnita, olhar para o passado pode ser um bom exercício para renovar a esperança na capacidade única do ser humano ultrapassar a adversidade e sair vitorioso!

visitas virtuais aos maiores museus do mundo

Pinacoteca di Brera, Itália

A Pinacoteca de Brera fica situada no primeiro andar do Palácio de Brera, na Via Brera, em Milão. Foi mesmo o primeiro museu de Milão e uma das galerias mais importantes do mundo. Aí estão reunidas diversos exemplares de arte italiana, como pinturas, antigas e modernas, e esculturas de artistas italianos do século XX, como Raphael, Bellini e Titia.

A galeria disponibiliza em visitas virtuais online um catálogo com 669 peças, que oferece aos visitantes virtuais a oportunidade ver os detalhes das peças e ler sobre a sua história em italiano ou em inglês. Pode filtrar a sua pesquisa por data, artista, material, entre outras opções.

 Visita virtual 

Galleria degli Uffizi, Itália

A Galleria degli Uffizi fica em Florença e é um dos museus mais visitados de Itália e, também, um dos mais antigos. Ela possui cinquenta salas, dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci ou Rafael, além de salas com arte clássica da Roma antiga, uma coleção de quadros de Sandro Botticelli e outras obras dos maiores artistas do mundo como Michelangelo, Ticiano, Albrecht Dürer e Peter Paul Rubens.

Ela oferece uma experiência de visitas online de alta tecnologia, a partir da qual pode explorar salas ou temas específicos e consultar legenda divertidas e informativas.
Além destas HyperVisions, a galeria também dispõe de um arquivo digital.

Visita virtual

BOTTICELLI

Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano teve início com as obras privadas do Papa Julius II. É dos museus mais importantes do mundo e reúne as coleções de vários Papas, ao longo da história, além de outras grandes obras de arte.

Para ficar a conhecer parte deste vasto espólio, o Vaticano criou um guia online com visitas virtuais detalhadas sobre as suas coleções, com visitas de 360º e vídeos de muitas das suas mais famosas salas e alas.

Visita virtual

Museu Arqueológico Nacional de Atenas, Grécia

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é um dos mais importantes museus de antiguidades de todo o mundo. Ele guarda uma grande coleção de artefactos e obras de arte da civilização grega, desde a pré-história à Antiguidade. O espólio divide-se por dois andares, com secções como pré-história, esculturas, vasilhas, objetos procedentes de Santorini, objetos feitos de bronze e arte do Egito.

Visita virtual

livros online grátis
Não perca Livros online grátis: saiba onde encontrar

Museu do Prado, Espanha

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. A coleção, com visitas virtuais disponíveis, exibe pinturas dos séculos XVI a XIX, de artistas como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya. 

Visita virtual

BOSCH

Museu do Louvre, França

O Museu do Louvre foi dos primeios museus a encerrar, devido à pandemia de COVID-19. É um símbolo de Paris e de todo o mundo. Ele disponibiliza visitas online gratuitas de algumas exposições, da Antiguidade Egípcia a Michelangelo.

Visita virtual

Museu Britânico, Reino Unido

O Museu Britânico foi fundado em 1753 e foi o primeiro museu nacional público do mundo. É a atração cultural mais visitada do Reino Unido, com uma média anual de 6 milhões de visitantes. No seu acervo, disponível com visitas virtuais, há de tudo um pouco: máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias e gregas, a Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas.

Visita virtual

Metropolitan Museum of Art, EUA

O Metropolitan Museum of Art ou The Met é um dos espaços culturais mais visitados em todo o mundo. A sua coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma coleção de arte moderna americana.

Além disso, o museu tem galerias de arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica e com coleções de instrumentos musicais, vestimentas, acessórios antigos e armamentos clássicos.

Visita virtual

Museu Hermitage, Rússia

O Museu Hermitage fica em São Petersburgo e é um dos maiores museus de arte do mundo. Foi fundado em 1764 pela imperatriz Catarina, a Grande e acolhe uma incrível coleção de pinturas, obras gráficas, arte aplicada, moedas numismáticas e objetos arqueológicos. No seu espólio, encontram-se exemplares artísticos de todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África. Uma das visitais virtuais a museus a não perder.

Visita virtual

Galeria Nacional de Arte, EUA

A Galeria Nacional de Arte fica em Washington, nos EUA, e é um dos museus de arte mais visitados em todo o mundo. Construída em 1937, o espaço acolhe esculturas, quadros americanos e europeus, gravuras, fotos e arte decorativa.

Por lá, há exemplares de obras de arte europeia, da Idade Média ao século XIX;  arte americana até ao século XX e obras-primas de nomes incontornáveis, como Vermeer, Rembrandt, Monet, Van Gogh, Leonardo da Vinci,  Picasso, Andy Warhol, Matisse, Jackson Pollock e Alexander Calder.

Visita virtual

galeria nacional washington

Museu Solomon R. Guggenheim, EUA

O museu, particularmente conhecido pelo seu edifício projetado por Frank Lloyd Wright, disponibiliza online algumas das suas coleções e exposições, nomeadamente as obras de artistas populares como Franz Marc, Piet Mondrian, Pablo Picasso e Jeff Koons.

Visita virtual

Museu Nacional de História Natural, EUA

O Museu Nacional de História Natural de Washington DC é um dos espaços culturais mais visitados em todo o mundo. Ele possui uma coleção com mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos!

Através do seu site, pode fazer uma visita a 360º de TODAS as suas exposições, incluindo o Salão dos Mamíferos, o Zoológico de Insetos, os Dinossauros e o Salão de Paleobiologia.

Visita virtual

Teatro-Museu Dalí, Espanha

Como o nome indica, este museu é especialmente dedicado a Salvador Dalí. Fica situado na cidade natal do artista, Figueres, na Catalunha. No lugar de um antigo teatro, encontra-se uma coleção de obras de Salvador Dalí, como esculturas, colagens e mobiliário. É também aí que o surrealista se encontra sepultado.

Visita virtual

Veja também