Miguel Pinto
Miguel Pinto
14 Jul, 2021 - 12:15

Volvo V60 T6 Inscription: conforto, segurança e grande performance

Miguel Pinto

Sentamo-nos ao volante da Volvo V60 T6 Inscription e o resultado não podia ter sido melhor. Mais um triunfo da marca sueca e um aviso à navegação.

Volvo V60 T6 Inscription

Os suecos não deram ao mundo apenas móveis desmontados em caixas planas, almôndegas saborosas e, claro está, os fantásticos ABBA. Um dos mais perenes legados do país é a Volvo e os seus carros. Conduzir um Volvo é uma experiência única. E para que se possa fruir ao máximo dessa experiência, nada melhor do que sentar-se ao volante de Volvo V60 T6 Inscription.

Desde logo o design. Longe vão os tempos em que a marca como que limitava as suas criações a linhas austeras e espartanas, concentrando-se principalmente na fiabilidade e na segurança. Este Volvo V60 T6 Inscription, com as suas formas mais aerodinâmicas, não passa despercebido, mostrando uma leveza que não deve ser confundida com uma performance mais ligeira. Longe disso.

Volvo V60 T6 Inscription: ideal para a família

A plataforma sobre a qual foi concebida esta carrinha (a mesma que serve o XC60), permite-lhe oferecer um habitáculo de dimensões muito generosas e uma bagageira com capacidade para uns impressionantes 529 litros. É decididamente a carrinha ideal para toda a família, oferecendo condições ímpares para uma viagem amei ou menos prolongada.

A Volvo V60 T6 Inscription que testamos é um híbrido plug-in, com um motor de dois litros que proporciona performances assinaláveis nos diferentes modos de condução disponíveis. As baterias elétricas permitem rolar à volta de 50 quilómetros, antes de exigirem recarga. Já os consumos de combustível podem subir um pouco com uma condução mais agressiva, mas os valores que fizemos em estrada (à volta dos 7l/100km) estão perfeitamente dentro do expectável para um carro com mais de 300 cavalos de potência.

Uma das novidades, ainda que opcional, é o sistema Pilot Assist torna a condução ainda mais atrativa e segura (seja em auto-estrada, seja em circuito citadino), uma vez que permite manter uma distância constante em relação à viatura que rola à nossa frente, mantendo ainda o carro no centro da via.

Volvo V60 em Ponte de Lima

Equipamento à altura

Sendo um carro de excepção, muito mais se poderia dizer sobre este Volvo V60 T6 Inscription. Como o monitor de info-entertainment, um painel de 12,3 polegadas colocado na vertical na parte central do tablier e onde estão concentrados praticamente todos os comandos, a alavanca das mudanças em cristal, os estofos em couro (ajustáveis eletricamente e com memória), o portão da bagageira elétrico, os faróis LED, o ar condicionado automático, o cruise control, o sensor de chuva ou o espantoso sistema de som.

A verdade é que este Volvo apresenta apenas como nota menos positiva o espaço no banco traseiro, pouco confortável para três pessoas. A que for no meio terá alguns problemas na colocação das pernas e não terá uma viagem 100 por cento confortável. Coisa pouca para desmerecer uma viatura extraordinária.

O Volvo V60 T6 Inscription prova, se tal fosse necessário, que a histórica marca sueca continua a marcar o passo a que segue este segmento, numa competição feroz com as congéneres alemãs, mas, na minha opinião, a ganhar pontos sucessivos. Há quem diga que gostos não se discutem. Não é verdade, até porque não há nada mais para discutir. E na discussão sobre as carrinhas que juntam conforto, segurança e performance, continuo achar que a Volvo está bem à frente da concorrência. Det är en Volvo!

Veja também