Antes de qualquer abordagem, é importante esclarecer o que é a franquia e de que forma é que a mesma pode influenciar o preço do seguro automóvel. Para quem está a pensar em subscrever brevemente um seguro automóvel, é importante que analise o mercado e veja de que forma a franquia pode ser determinante no preço de um seguro.
Franquia: o que é?
A franquia pode ser um valor em percentagem ou um montante que é definido entre seguradora e segurado, permitindo a redução do preço do seguro.
A franquia afecta o preço do seguro?
Em caso de sinistro, a franquia irá corresponder, ao valor que fica a cargo do cliente. Assim sendo, as franquias acabam por poder aumentar o reduzir o valor dos seguros, mediante serem mais ou menos elevadas.
Quanto mais elevados foram os valores ou as percentagens das franquias, mais baixos serão os preços dos seguros.
Tenha em atenção:
- É importante ter em atenção que a franquia, quando existe, fica previamente definida nas condições da apólice do seguro, contratualizadas entre seguradora e segurado;
- As franquias dependem de seguro para seguro e as respectivas condições são definidas pelos segurados;
- Analise bem que tipo de franquia está definida nas condições particulares da apólice de seguro, uma vez que a franquia pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do capital seguro ou do dano causado.
Cobertura de danos próprios
Na cobertura de danos próprios, o valor da franquia é por norma deduzido à indemnização que a seguradora terá de dar ao segurado.
Cobertura obrigatória de responsabilidade civil
O segurador indemniza na totalidade os terceiros lesados pelos danos sofridos, sendo depois reembolsado pelo cliente do respectivo valor da franquia.
Saiba que:
A franquia representa, para as seguradoras, uma espécie de papel preventivo, uma vez que responsabiliza o cliente por determinados danos que possam ser causados. Esta responsabilidade pode trazer alguns cuidados redobrados.