Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Jan, 2020 - 10:50

Conhece a AIESEC? Saiba tudo sobre esta organização

Catarina Milheiro

A AIESEC proporciona todos os anos inúmeras experiências a jovens estudantes e recém graduados. Fique connosco e saiba tudo.

AIESEC

Já ouviu falar sobre a AIESEC, mas não sabe bem o que é e quais são os seus objetivos? Não se preocupe, preparamos um artigo com toda a informação que precisa de saber.

De um modo geral, a AIESEC é uma plataforma internacional direcionada para os jovens, com o intuito de explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança.

Sendo considerada como a maior organização estudantil do mundo inteiro, o seu principal objetivo é desenvolver estudantes a uma escala global para serem líderes responsáveis e empreendedores.

O QUE É A AIESEC E QUANDO SURGIU

reunião jovens estudantes

A AIESEC é uma organização não-governamental, sediada em Roterdão, que surgiu em 1948, quando vários estudantes de nove universidades de seis países se reuniram com o objetivo de criarem uma nova forma de cooperação entre eles.

Numa fase inicial, foi criada a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales, sendo que atualmente, o nome por extenso não é utilizado, passando assim a utilizar-se somente o acrónimo AIESEC.

Em Portugal, a AIESEC começou a sua atividade em 1959 no ISCEF, atual Instituto Superior De Economia e Gestão (ISEG), tendo sido membros da associação, por exemplo, o ex Presidente da República Aníbal Cavaco Silva e Murteira Nabo.

Para que consiga ter uma noção mais real da dimensão da AIESEC, em Portugal existem cerca de 10 escritórios nas seguintes localidades:

  • AIESEC no Minho;
  • AIESEC na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
  • AIESEC em Aveiro;
  • AIESEC em Coimbra NEFE;
  • AIESEC Lisboa ISCTE;
  • AIESEC Lisboa ISEG;
  • AIESEC Lisboa Católica;
  • AIESEC Lisboa Nova;
  • AISECinUBI na Covilhã.

Sabemos que a sociedade em que vivemos precisa de verdadeiros líderes que sejam geridos por valores e que tenham um mindset global.

Por isso mesmo, a AIESEC tem a capacidade de desenvolver, através das experiências internacionais, o potencial de liderança dos jovens em organizações com e sem fins lucrativos.

Atualmente, em Portugal a AIESEC é gerida por uma organização de estudantes com idades até aos 30 anos, que luta diariamente para melhorar tanto o nosso país, como o mundo em geral.

Além disso, é importante ainda salientar o facto de que esta organização está presente em 126 países e territórios e é estritamente gerida por estudantes e jovens recém-licenciados.

AIESEC: objetivos e o que desenvolve

Tendo em consideração que na AIESEC acreditam que a liderança sustentável, informada e global nos pode ajudar a resolver muitos dos desafios presentes no mundo, esta é uma organização global onde os jovens podem crescer.

O objetivo desta organização é fazer com que os jovens utilizem as capacidades e valores que receberam na AIESEC de forma a que consigam criar impacto positivo na sociedade e nas suas vidas.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre o que fazem afinal nesta organização, estamos corretos? Anualmente, a AIESEC proporciona dezenas de milhares de experiências a jovens estudantes e recém licenciados.

As experiências passam por estágios profissionais internacionais, experiências de voluntariado e ainda como membros de um escritório local da AIESEC.

De uma forma geral, oferecem aos jovens uma oportunidade para descobrirem todo o seu potencial de liderança, que, até à altura, poderia estar escondido ou por descobrir.

Através das parcerias que têm, que vão desde ONGs a empresas multinacionais, oferecem aos jovens uma forma destes desenvolverem skills valiosas, relações interpessoais e competências para um futuro de sucesso.

A AIESEC é, portanto, um movimento que promove o voluntariado, mas também o melhoramento de competências profissionais e o desenvolvimento do empreendedorismo entre jovens, através de experiências sem barreiras internacionais que os obrigam a sair da sua de zona de conforto.

O que se pretende é que os participantes encarem os desafios que lhes são propostos com a dose certa de ambição, capacidade de liderança, mas, sobretudo, humildade e compaixão.

alguns programas da aIEsec

Na sua plataforma, estão disponíveis todas as informações necessárias para aqueles que pretendam complementar a sua carreira universitária com trabalho de voluntariado. Alguns programas requerem um perfil específico, mas ter experiência não é um requisito obrigatório.

Global Volunteer

São inúmeras as experiências de voluntariado disponíveis no portal da AIESEC. Por isso mesmo, se está dentro dos requisitos que mencionamos anteriormente no artigo e se sente que esta é a sua missão, pesquise a oportunidade certa para si.

O voluntariado global permite que os jovens se desenvolvam pessoalmente e que, através da experiência inter-cultural, deixem um impacto no mundo.

Existem experiências para todos e dentro das mais diversas áreas de interesse e claro, com durações distintas.

Global Talent

Se o seu objetivo é diferenciar-se com um estágio internacional, então deve ficar a saber que a AIESEC tem também muitas oportunidades de estágios remunerados e não-remunerados.

Através de um estágio internacional, os jovens podem ganhar experiência em novos ambientes de trabalho, alcançar competências que são valorizadas multiculturalmente e levar uma nova perspectiva às empresas.

Global Entrepreneur

O Global Entrepreneur é uma experiência de estágio numa startup onde os jovens podem explorar, aprender e contribuir para o mundo empreendedor.

A verdade é que todos os empreendedores tem obrigatoriamente de começar por algum lugar. Através destas experiências, os jovens conseguem aprender o que é preciso para gerir um empreendimento através de uma experiência prática.

Além disso, os jovens estarão ainda a ganhar uma experiência internacional e a fazerem contactos que podem ser valiosos para o seu futuro.

Veja também