ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Constança Moreira
Constança Moreira
13 Jun, 2022 - 13:57

Albânia: um paraíso acessível que vai querer descobrir

Constança Moreira

A Albânia é, atualmente, um dos destinos europeus mais económicos para viajar. Confira as melhores praias, locais e hotéis do país.

Praia na Albânia

Durante décadas, a Albânia foi um dos países mais fechados do mundo. O regime que tomou conta do país após a Segunda Guerra Mundial, sob a mão de ferro do ditador Enver Hoxha, deixou marcas profundas, sendo que a abertura social e económica é relativamente recente.

O turismo é, obviamente, uma das apostas centrais, num país que se encontra na Península Balcânica, junto a Montenegro, Kosovo, Macedónia e Grécia. Pertence ao grupo de países localizados nos Mares Adriático e Jónico – parte do Mar Mediterrâneo – o que faz da Albânia, um país com um clima bastante atrativo na época alta. 

Com uma extensa costa de 476 quilómetros, repleta de praias realmente paradisíacas, é atualmente um dos destinos europeus mais económicos para viajar, com pernoitas que podem rondar os 50 euros/noite para 2 pessoas, em hotéis de 4 estrelas. 

Nos meses de junho e setembro, é possível desfrutar ainda mais do país, aproveitando a menor densidade turística. Mas o melhor é ficar a conhecer o que de melhor tem a Albânia para lhe oferecer. 

Albânia: à descoberta de um verdadeiro paraíso

Riviera Albanesa: as praias mais bonitas 

As praias da Albânia são ainda, muitas delas, um paraíso por descobrir. Destacamos a Riviera Albanesa pela sua beleza ímpar, água cristalina, areia fina e paisagem envolvente. Tem início na cidade de Vlorë e termina em Saranda – são cerca de 130 quilómetros, sempre junto à costa. 

Já pegou no papel e na caneta para começar a destinar as suas férias? Aponte as melhores praias para visitar na Albânia, de norte a sul: 

  • Dhërmi (Vlorë)
  • Palase (Himarë)
  • Gjipe (Himarë)
  • Jale (Himarë)
  • Livadhi (Himarë)
  • Borsh (Lukovë)
  • Lori (Ksamil)
  • Dhoma e Sorkadheve (Ksamil), a praia mais instagramável da Albânia. 

Dicas: Uma semana seria o ideal para desfrutar da Riviera Albanesa.
Para aceder à Praia Gjipe, em Himarë, terá de fazê-lo através de barco, jipe 4×4 ou a pé (percurso longo), devido ao seu difícil acesso de carro. 

Olho Azul
O famoso Olho Azul na Albânia

O paraíso do interior 

A paisagem da Albânia é repleta de montanhas e florestas, com imagens de cortar a respiração. Se gosta de viajar entre vales e montes, e de observar de perto diversas espécies de animais, tem à sua disposição safaris em locais do país a não perder. No caso de querer explorar o país sozinho, terá sempre a possibilidade de alugar um carro e partir à aventura. 

Ao visitar o interior da Albânia na época alta, mais concretamente no sul, um ponto de paragem obrigatório é o The Blue Eye (Olho Azul), localizado próximo de Muzinë. É um fenómeno provocado pela natureza, uma nascente de água com 50 metros de profundidade – e sim, é possível ver o fundo! Contudo, não é permitido mergulhar devido a ter sido recentemente classificado como Monumento Natural.

Tornou-se conhecido pela beleza da sua água com diferentes tonalidades de azul, e pelo seu contraste com a cor verde das árvores envolventes. Se estiver realmente um dia quente, poderá refrescar-se num lago alguns metros antes de chegar ao The Blue Eye, mas prepare-se para a temperatura da água na zona: abaixo de 10°! 

Dica: É aconselhável utilizar viatura própria para aceder até ao destino, mas atenção: A estrada é estreita e tem algumas subidas e descidas abruptas. Deverá também precaver-se e ir com roupa e calçado confortável, pois terá de estacionar o carro a aproximadamente 500 metros do local. 

Terra de lagos

Se houver um espacinho nas suas férias, não deixe de visitar os belíssimos lagos de Ocrida, Escútare e Buttini – os três maiores lagos da Península Balcânica, formados pelo movimento das placas tectónicas. 

Ainda no interior, na cidade de Tepelenë, sugerimos que reserve um ou dois dias da sua estadia para pernoitar na River Escape Villa – Private Beach, Scenic view & BBQ. Falamos de uma vila com capacidade para sete pessoas, com uma vista panorâmica lindíssima para as montanhas e uma piscina natural privada, com águas cristalinas e quentes.

As cidades da Albânia 

Em Tirana, a capital, poderá conhecer mais sobre a história do país no National History Museum e no Bunk’Art 1 e 2. Outros pontos turísticos são a Praça Skanderbeg – a principal praça da cidade, a Torre do Relógio e a Mesquita de Et’hem Bey. Ao final do dia, faça uma pausa no Grand Park e desfrute da paisagem. 

Berat e Gjirokaster, classificadas como Património Mundial pela UNESCO, são as duas cidades mais históricas do país. O que melhor carateriza Gjirokaster são as belíssimas casas de arquitetura Otomana. Um verdadeiro cartão-postal. 

Já quem visita Berat, a cidade das mil janelas, deve empreender a viagem a pé (cerca de 1000 metros) desde a baixa da cidade até ao castelo. A paisagem faz valer a pena! 

Dica: Um dia é suficiente para conhecer cada cidade. Por isso, aproveite ao máximo a sua estadia para um conhecimento mais abrangente da Albânia.

Cidade albanesa
Gjirokaster, no interior da Albânia

ONDE FICAR 

Opções não faltam para pernoitar neste país. Desde hotéis de luxo com vista para o mar, a apartamentos sobre as imponentes montanhas da Albânia. Selecionámos os melhores alojamentos para cada orçamento. 

Junto à costa: 

  • Vilas de luxo: PRIVÉ Luxury Villa, Pacific 2 Bedroom Villa Palase.
  • Hotéis 5 estrelas: Mille Amici Hotel, Palace Hotel & Spa, Regina Blu, Priam
    Hotel Luxury Resort.
  • Hotéis 4 estrelas: Hotel President, Hotel Roalb, Sole Luna Hotel, Hotel Relax
    Dhermi.
  • Hotéis 3 estrelas: Hotel Veliera, Rambuje Resort, Hotel Pelikan, Hotel
    Mariksel.
    No interior:
  • Vilas e apartamentos: River Escape Villa, Alpeta Agroturism & Winery, Bujtina Cakuli.
  • Hotéis 5 estrelas: Hotel Colombo, Hotel SH & SH, Hotel Hymeti’s Palace, Grand Hotel Pogradec.
  • Hotéis 4 estrelas: Natyral Razma Resort, Hotel Turizem Shkelzeni, DIM’s Hotel, Villa Permet.
  • Hotéis 3 estrelas: Hotel Internacional Gym & Spa Fushe-Arrez, Guesthouse Drinos Valbone, Chestnut Hill, Hotel Kristal.

Na capital: 

  • Vilas e apartamentos: PIN Apartments, City Centre Cute and Comfy Apartment – Ajia Apartmens, Luxurious Double Bedroom Suite, By Best Apartments.
  • Hotéis 5 estrelas: Mak Albania Hotel, Maritim Hotel Plaza Tirana, Rogner Hotel Tirana.
  • Hotéis 4 estrelas: Hotel Colosseo Tirana, Hotel Theatro – City Center, Diplomat Hotel & Spa, Hotel Restaurant Bujtina e Gjelit.
  • Hotéis 3 estrelas: Light Hotel, Hotel Europa, Hotel Lotus, Prime Hotel.

Como ir

Não há voos diretos entre Portugal e a Albânia, designadamente para a capital Tirana. Assim, se sair do Porto, há voos da companhia alemã Lufthansa (via Frankfurt), ou com a Swissair (via Zurique). Já se partir de Lisboa, tem voos da TAP (via Madrid), da Lufthansa (via Frankfurt), a Transavia (Via Paris, Orly) e a EasyJet (Via Londes, Gatwick). O preço médio de uma viagem de ida e volta até à Albânia fica por aproximadamente 500 euros.

Veja também