Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
15 Nov, 2019 - 09:54

App de beleza avalia imperfeições através de Inteligência Artificial

Luísa Santos

O serviço da La Roche-Posay usa IA para identificar problemas de rosto e sugerir tratamentos adequados. É a nova app de beleza que tem de experimentar.

App de beleza avalia imperfeições através de Inteligência Artificial

A nova app de beleza desenvolvida pela conceituada La Roche-Posay consiste num serviço inovador que reconhece as imperfeições do rosto e guia o utilizador sobre os próximos passos a dar.

inteligência artificial chega às apps de beleza

aplicacao movel de beleza
Fonte da Imagem: La Roche-Posay/Divulgação

A Inteligência Artificial (AI) tem sido cada vez mais utilizada em todo o mundo, sobretudo quando falamos de gadgets e da suas funcionalidades. A verdade é que a tecnologia traz muitas vantagens e uma delas está associada à saúde.

Foi com base nessa perspetiva que a La Roche-Posay desenvolveu uma nova app de beleza que eleva as funcionalidades de um dispositivo móvel a outro patamar. A Effaclar Spotscan foi criada para ajudar as pessoas que sofrem de acne.

O que é a Effaclar Spotscan?

A Effaclar Spotscan é a aplicação de beleza que reconhece e distingue imperfeições (borbulhas, pontos negros, marcas de pigmentação) no rosto de uma pessoa recorrendo à Inteligência Artificial.

Uma vez identificadas, essas imperfeições são cuidadosamente (e instantaneamente) analisadas de forma a sugerir um tratamento adequado – que promete resultados reais.

Para fazer um diagnóstico preciso, a aplicação pede ao utilizador que tire 3 fotografias do rosto (perfil frontal, esquerdo e direito), de forma a conseguir analisar a pele a tratar no seu todo.

É só depois desse processo que a app de beleza delimita o nível de acne da pele analisada, sendo que, a partir do grau 2, a Effaclar Spotscan aconselha uma consulta presencial com um dermatologista.

As vantagens da aplicação

Esta aplicação permite fazer um preview do “antes” e “depois” de cada utilizador, algo particularmente útil para quem precisa de, efetivamente, encontrar uma solução para a acne.

É essa modalidade que, por sua vez, permite ao utilizador ter uma perceção real daquilo que poderá “alcançar” com o tratamento e produtos adequados. De acordo com a La Roche-Posay, essa perceção não acontece quando nos olhamos ao espelho todos os dias.

Por isso, a grande vantagem desta app de beleza é dar ao utilizador uma perceção clara de todas as etapas do tratamento, permitindo-lhe perceber a evolução que existe ao longo do tempo.

Como foi desenvolvida a aplicação?

Estamos a falar da saúde da pele, pelo que é importante dizer que esta app de beleza foi criada com base em aconselhamento e acompanhamento médico. Na verdade, foram vários os dermatologistas de todo o mundo que contribuíram para o desenvolvimento da app.

A esses profissionais foi pedido que analisassem mais de 6 mil fotografias de homens e mulheres com diferentes tipos de pele, de várias etnias e com níveis de acne de diferente gravidade.

É após uma análise cuidada que a aplicação acompanha o utilizador durante o processo de tratamento, que fundamentalmente passa pela limpeza diária e hidratação da pele do rosto.

A aplicação é gratuita para iOS (iPhone 5s e sucessores) e Android (5.0 e versões mais recentes).

Veja também