Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
06 Jun, 2018 - 15:02

8 apps lite que podem melhorar o desempenho do seu smartphone

Assunção Duarte

Sabia que as versões de apps lite poupam dados e bateria? Conheça escolhas mais leves das aplicações que usa diariamente no seu smartphone.

8 apps lite que podem melhorar o desempenho do seu smartphone

As apps lite foram inicialmente criadas para países em vias de desenvolvimento, com ligações à Internet mais lentas ou com acesso a dispositivos móveis menos potentes. São versões que economizam recursos físicos e oferecem menos características e funcionalidades que as versões originais das mesmas aplicações. Mas, se são versões “menores”, o que ganhamos com a sua utilização?

De certo, já reparou que quando está a utilizar o seu smartphone, algumas aplicações sugam – literalmente – a ligação à rede, tornando o funcionamento do telemóvel penoso e gastando rapidamente a bateria e o seu pacote de dados.

Não queremos que mude todas as suas aplicações para a versão lite, mas não perde nada em conhecê-las e ver se as diferenças de funcionamento não o incomodam. Só assim vai saber se vale a pena substituir a versão completa de algumas aplicações pela sua versão mais leve, em troca de uma utilização mais rápida e rentável do seu smartphone.

As apps lite funcionam maioritariamente em dispositivos com o sistema operativo Android. Se é um utilizador do iPhone e sente que o seu telemóvel se arrasta, pode optar por desinstalar algumas apps e utilizar as mais pesadas via website móvel, ou pesquisar as opções que vão aparecendo em apps como a Friendly.io, que também existem para iOS.

As 8 melhores apps lite para instalar já

apps lite

Facebook Lite

Esta rede social foi a primeira a lançar uma versão mais leve quando se apercebeu que era das apps que mais afetava o desempenho dos telemóveis ao consumir muitos dados. Os primeiros testes foram feitos na Índia e nas Filipinas, disponibilizando apenas as suas principais funcionalidades.

Consome quatro vezes menos dados que a versão original, utiliza menos RAM, menos energia e reduz o espaço que ocupa no telemóvel dos 50MB para uns surpreendentes 1.3MB. Tem ainda a vantagem de permitir a comunicação com outros utilizadores em mensagem privada sem ter de instalar o Facebook Messenger.

Pode não ser uma versão tão agradável à vista, mas é simples e serve perfeitamente para visualizar o feeds de notícias e comunicar via mensagens e fotos. Tem uma desvantagem: não permite compartilhar vídeos.

Ver app >>

Facebook Messenger Lite

O Facebook Messenger é uma das mais populares aplicações de mensagens móveis em todo o mundo. No início de 2018, tinha cerca de 1300 milhões de utilizadores, apenas suplantada pelos 1500 utilizadores do WhatsApp.

Se optar pela versão do Facebook Lite não precisará desta app, mas se quiser manter a versão completa do Facebook, pode escolher o Messenger Lite e poupar 10MB de espaço (a versão completa ocupa 28MB), sem comprometer as suas funcionalidades básicas.

Inicialmente testada no Quénia, Tunísia, Malásia, Sri Lanka e Venezuela, esta versão exige apenas que abdique dos efeitos nas fotos e dos chatbots, mas pode fazer tudo o resto, inclusive videochamadas, com a versão mais recente.

Ver app >>

Twitter Lite

A versão lite do Twitter tem uma aparência muito semelhante às primeira versões da aplicação completa. Testada inicialmente nas Filipinas, ela é especialmente indicada para regiões onde apenas exista rede móvel 2G e 3G e para países onde a Internet é ainda muito cara.

Apesar de não ser das aplicações que mais recursos consome na sua versão completa, ela pode baixar a performance do telemóvel quando carrega imagens, vídeos ou GIFs.

Nesta versão lite, com menos 3MB (ocupa apenas 1,7MB), tudo funciona de forma muito semelhante à versão completa, exceto o carregamento de dados multimedia que não é feito por defeito, mas por escolha do utilizador. Este pode sempre optar por não carregar os conteúdos mais pesados.

Ver app >>

apps lite

Skype Lite

A famosa aplicação da Microsoft para videoconferências também tem uma versão pensada para todos os dispositivos mais lentos e para países e regiões com fraca ligação à rede.

Criada especialmente para a Índia (suporta o sistema de identificação indiana Aadhaar), funciona bem em aparelhos com apenas 4GB ou 8GB de memória interna (a versão completa exige 512 MB de RAM). Garante boa performance em ligações móveis 2G e corre sem problemas nas versões Android mais antigas, ocupando apenas 13 MB de espaço.

Ver app >>

Apps Go

As apps Go, como o YouTube Go ou o Gmail Go, foram criadas pela Google para o Android Go, uma versão do sistema operativo otimizada para dispositivos de baixo custo e com pouca memória interna, mas podem vir a funcionar em todos os outros equipamentos Android (o YouTube Go já funciona).

A grande vantagem do Youtube Go é que, ao seleccionar um vídeo, o utilizador pode optar por gravá-lo no seu smartphone ou aceder apenas a um preview, não precisando de ficar ligado à rede para ver a versão integral.

Como desvantagens tem o facto de não se conseguir aceder aos canais favoritos e de muitos vídeos poderem estar indisponíveis para download. Essa indisponibilidade pode ser justificada por razões alheias à aplicação, como as questões de direitos de autor, as definições de privacidade associadas aos vídeos ou as restrições especificas que podem mudar de país para país.

Ver app >>

Já o Gmail Go é bem mais leve que o Gmail completo, ocupando apenas 9,5 MB face aos 20 MB da versão completa, mas garantindo as funcionalidades normais de gestão de conta e 15GB de espaço de armazenamento gratuito. A desvantagem? Apenas pode ser utilizado pelos dispositivos com o Android Go – pelo menos por agora.

Ver app >>

LinkedIn Lite

A versão leve desta aplicação que gere perfis profissionais online garante um funcionamento quase 80% mais rápido do que a versão completa, ocupa apenas 1 MB de espaço e mantém todas a funcionalidades básicas da versão original. Começou a sua disponibilização na Índia, mas as vantagens são notórias para todos os utilizadores de smartphones.

Ver app >>

Instagram Lite online

Esta app tem uma versão expandida do seu site móvel que funciona como versão lite, permitindo fazer quase tudo online sem ser necessário recorrer ao download propriamente dito da aplicação.

Usando o site, o utilizador pode publicar imagens, visualizar as publicações da sua rede de amigos, colocar comentários e a pesquisar a rede, sem acumular nenhum peso no seu telemóvel. Perde apenas a hipótese de enviar mensagens directas, colocar filtros nas fotos e publicar vídeos, mas continua a aceder a funções de edição como brilho, contrastes e cores.

Ver app >>

apps lite no smartphone

Como instalar as apps lite

A app Google Play já começou a disponibilizar as versões lite de algumas aplicações, avisando o utilizador sempre que este inicia o download das aplicações completas, caso uma versão mais leve exista.

Mas algumas podem não estar disponíveis na Google Play ou mesmo fora dos países para os quais foram inicialmente criadas. Nesse caso, pode ter de recorrer à instalação de arquivos APK que permitem ao utilizador experimentar apps novas ou versões beta mesmo de alguns jogos.

Claro que o deve fazer com cuidado e investigando bem a origem dos ficheiros para evitar fazer download de vírus ou malware. Procure alternativas e sites que ofereçam um repositório seguro de aplicações para Android recorrendo ao download via arquivo APK, como o APKMirror.

Veja também: