ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva
18 Dez, 2020 - 13:02

Aprendizagem digital em ambiente de trabalho

Inês Silva

Leia este artigo, conheça o conceito e fique a saber quais os benefícios da aprendizagem digital para colaboradores e empresas.

pessoa a pesquisar no telefone e computador

A aprendizagem digital é, tal como o teletrabalho, o caminho a seguir. A pandemia causada pela COVID-19 fez sobressair as diferentes oportunidades de trabalhar e aprender digitalmente.

O teletrabalho tornou-se numa realidade e o contacto com as tecnologias digitais fez muitas empresas reavaliar os métodos tradicionais de trabalho e formação.

A formação é um direito do trabalhador e, com a pandemia afetar alguns dos setores do mercado de trabalho, o desenvolvimento de novas competências e a aprendizagem contínua assumem papeis importantíssimos.

A lei prevê que, anualmente, o trabalhador tem direito a, no mínimo, 40 horas de formação contínua.

São objetivos da formação profissional qualificar jovens, qualificar ou reconverter trabalhadores em risco de desemprego, reabilitar profissionais com deficiência e promover a integração de trabalhadores provenientes de grupos com particulares dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Os empregadores devem, por isso, organizar a formação na empresa, estruturando planos de formação anuais ou plurianuais. No entanto, tal como no trabalho, a formação tradicional exige também alternativas para a sua realização.

O e-learning não é um conceito novo, mas sabe qual é a diferença entre este e a aprendizagem digital e quais as vantagens associadas a esta última? Continue a ler e conheça as respostas.

E-learning e aprendizagem digital: qual a diferença?

O termo e-learning refere-se, geralmente, a cursos realizados totalmente online cujas comunicações entre formadores e formandos são feitos via e-mail, fóruns, chat ou videoconferência.

O termo aprendizagem digital é mais amplo. Refere-se a qualquer tipo de aprendizagem que inclua o uso de tecnologia digital.

Isto inclui cursos online, claro, mas também inclui pesquisas na Internet, vídeos ou tutoriais online e o uso de ferramentas e plataformas digitais.

Aprendizagem digital em ambiente de trabalho: benefícios

Melhora a integração de novos profissionais

As empresas, ao terem um programa de formação digital, além de rapidamente integrar os novos profissionais nas dinâmicas da organização, faz com que estes se sintam mais confiantes e preparados para desempenhar as suas funções.

Minimiza as interrupções

Pode aprender-se digitalmente em qualquer lado, não há necessidade de deslocações ou estar um dia inteiro em formação.

Esta aprendizagem pode ser programada de acordo com a agenda de reuniões ou outros eventos profissionais importantes que não possam ser adiados.

Para além disso, se necessário, pode pausar-se a aprendizagem e voltar a pegar no computador, portátil ou outro dispositivo mais tarde.

Ajuda a reter talentos

É importante para as empresas manterem os seus melhores colaboradores, nada melhor que disponibilizar artigos, manuais de formação e outros recursos para ajudar os profissionais a crescer e, assim, manter uma equipa mais qualificada, competente e eficaz.

É eficaz e agradável

A tecnologia está em constante mudança e evolução. Isto obriga as empresas a adaptar-se e, como consequência, os seus colaboradores precisam de atualizar competências com frequência e rapidez.

A aprendizagem digital é a melhor maneira de o fazer rapidamente, pois permite aprender ‘on the go’, conciliando o trabalho e outros compromissos.

Os vídeos e os questionários são alguns dos recursos mais comuns. A interatividade aumenta a retenção da informação e torna a aprendizagem mais agradável.

pessoa a pesquisar estilos de liderança

Possibilita uma aprendizagem individualizada

Não aprendemos todos da mesma maneira, alguns aprendem mais rápido, outros têm mais facilidade em aprender de forma visual e outros preferem a prática.

No digital é possível combinar diferentes métodos de aprendizagem, recorrendo a sistemas de e-learning como Moodle, que combinam o ensino presencial tradicional com a aprendizagem online para criar materiais com uma variedade de opções de multimédia. Estas incluem vídeo, sessões em sala, métodos de gamificação, fóruns, entre outras.

É também ideal para quem precisa de um ritmo de aprendizagem mais lento, pois é possível pausar e visitar novamente as secções.

A formação é assíncrona

A aprendizagem pode ser assíncrona, ou seja, cada um pode aprender a mesma coisa em momentos e locais diferentes.

Não é preciso agendar datas ou alugar espaços onde caibam todos e, tendo em conta a prevenção do contágio pela COVID-19, em segurança.

A formação online oferece aos trabalhadores a liberdade de aprender quando e for mais conveniente para eles.

A aprendizagem digital promove a acessibilidade e é ecológica

É ecológica porque não há necessidade usar papel para os materiais de formação e não vão ser usados copos ou outros artigos descartáveis normalmente usados em sessões presenciais.

Ainda que seja necessário utilizar energia, não há necessidade de deslocações e nem há necessidade de aquecer ou refrescar grandes espaços.

Para além disso, promove a acessibilidade porque, por exemplo, um profissional que se movimente numa cadeira de rodas, não vai precisar de deslocar-se e debater-se com possíveis barreiras arquitetónicas.

Os métodos de ensino são também são adequados para pessoas com deficiência auditiva, através da legendagem dos conteúdos audiovisuais.

Resumindo, estas são as principais mais-valias, tanto para empresas como para profissionais:

  • Conveniente;
  • Económica;
  • Ecológica;
  • Eficaz.

Isi faz com que a aprendizagem digital seja uma boa opção para quem quer ver as suas competências atualizadas ou equipas de trabalho mais capacitadas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].